23 de junho de 2026

Repasses do governo federal para Pernambuco devem chegar a R$ 33 bi em 2014

Sugerido por Assis Ribeiro
 
Do Terra Magazine
 
 
Por Rodrigo Rodrigues
 
Instigada por Terra Magazine, a Secretaria de Planejamento de Pernambuco (Seplan) informou que os repasses totais do governo Dilma para Eduardo Campos devem somar R$33,2 bilhões ao final de 2014, caso o governo estadual consiga executar todos os planos que constam na Lei de Orçamentária Anual (LOA) deste ano. 
 
O valor é quase R$ 6 bilhões a mais que a soma dos R$27,3 bilhões em repasses dos últimos quatro anos do governo do ex-presidente Luís Inácio Lula da Silva.
 
A LOA foi elaborada pela própria Secretaria de Planejamento de Campos, e aprovada pela Assembleia Legislativa de Pernambuco no último mês de dezembro. 
 
Segundo a Seplan, entre 2011 e 2013 o governo de Dilma Rousseff repassou a Pernambuco cerca de R$24,3 bilhões em valores fechados. 
 
Para 2014 a previsão é que outros R$8,9 bilhões saiam dos cofres da União em direção à Pernambuco, somando R$33,2 bilhões ao final do último dia deste primeiro mandato de Dilma. 

Siga o Jornal GGN no Google e receba as principais notícias do Brasil e do Mundo

Seguir no Google

 
Somados os quatro anos do segundo governo Lula com os quatro anos que Dilma completará em 2014, os repasses do governos do PT para Eduardo Campos totalizarão R$60,5 bilhão em oito anos. 
 
Histórico
A informação foi fornecida pela Seplan em virtude de uma reportagem publicada pelo próprio Terra Magazine no dia 24 de dezembro, que informava que no último ano de governo Dilma os repasses para Eduardo Campos seriam 44% maiores que a comparação com o último ano do governo do ex-presidente Lula. 
 
Os números usados pela reportagem saíram da própria LOA, que numa tabela das páginas 33 e 34, informava que em 2010 os repasses de Lula a Campos somaram R$5,91 bilhões, enquanto que a previsão orçamentária considerava R$8,9 bilhões para 2014. 
 
Os novos dados da Secretaria de Planejamento de Pernambuco mostram, porém, que no último ano do governo de Lula os repasses da União para os pernambucanos totalizaram R$7,18 bilhões. 
 
Neste caso, os repasses entre 2010 e 2014 devem crescer R$1,08 bilhão, que significa alta de 19,2%.
 
Mesmo com a diferença, os números mostram que, ano a ano, os repasses entre Dilma e Campos, prováveis adversários nas eleições presidências de outubro, só cresceram na comparação com o governo de Lula.
 
Justificativa
Na tentativa de minimizar o crescimento dos números, a Seplan informou por meio da nota que esses mesmos dados são referentes a “transferências obrigatórias da União, em especial aquelas de partilha da arrecadação federal, como o FDE (Fundo de Participação dos Estados” e, portanto, não são favorecimento entre governantes, já que Dilma, Lula e Campos eram parte da mesma base de apoio mútua. 
 
A Seplan destaca também que, apesar da previsão de repasses de R$8,9 bilhões em 2014, a União enviou ao Estado apenas R$7,97 bilhões em 2013, valor R$ 50 milhões menor que em 2012. 
 
“A LOA 2014 estima um crescimento de 10%, de aproximadamente 8 bilhões em 2013 para 8,8 bilhões neste ano”, informa a nota, que compara 2013 com 2014 para obter o crescimento. O cálculo é diferente do da reportagem, que usa os finais de cada mandato presidencial para obter as respostas.  
 
Em 24 de dezembro Terra Magazine procurou a secretaria de Planejamento antes de publicar a reportagem, mas não obteve resposta por conta dos feriados de final de ano. Passado o recesso público, a Seplan prontamente nos forneceu os dados. 
 

 

Redação

Curadoria de notícias, reportagens, artigos de opinião, entrevistas e conteúdos colaborativos da equipe de Redação do Jornal GGN

Assine a nossa Newsletter e fique atualizado!

Assine a nossa Newsletter e fique atualizado!

Mais lidas

As mais comentadas

Colunistas

Ana Gabriela Sales

Repórter do GGN há 9 anos. Especializada em produção de conteúdo para as redes sociais.

Camila Bezerra

Graduada em Comunicação Social – Habilitação em Jornalismo pela Universidade. com passagem pelo Jornal da Tarde e veículos regionais. É...

Carla Castanho

Carla Castanho é repórter no Jornal GGN e produtora no canal TVGGN

16 Comentários
...

Faça login para comentar ou registre-se.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Assis Ribeiro

    13 de janeiro de 2014 11:35 am

    E pensar na reação do PSB e

    E pensar na reação do PSB e Campos sobre um comentário apócrifo no site do PT.

    Em tempos nem tão distantes quem não apoiava o governo federal não tinha dinheiro.

    E é o PT antidemocrático, perseguidor….

    Que mundo

    Vixe, Maria!

  2. José Nivaldo

    13 de janeiro de 2014 11:52 am

    Quem tem projeto tem que

    Quem tem projeto tem que receber recurso mesmo. O Brasil que trabalha é assim.

  3. drigoeira

    13 de janeiro de 2014 12:08 pm

    Mudou!!!

    Isto não será notícia no JN.

    O PT continua dando aula de democracia aos outros partidos.

  4. vera lucia venturini

    13 de janeiro de 2014 12:35 pm

    E o Haddad as minguas em São

    E o Haddad as minguas em São Paulo.

    E para a Globo, que vai encabeçar a campanha da oposição, quanto a Dilma paz e amor vai repassar? Para a Abril já foi repassado um dinheiro extra. Deve ser para bancar outros arapongas tipo Dadá.

  5. Zanchetta

    13 de janeiro de 2014 12:45 pm

    Repasse? Tá fazendo um favor?

    Repasse? Tá fazendo um favor? E o que é tirado de cada Estado? É uma confusão entre Governo e Estado entre esses petistas que dá nojo!

    1. Filipe Rodrigues

      13 de janeiro de 2014 3:24 pm

      Se a gente fosse seguir o

      Se a gente fosse seguir o federalismo na íntegra, estariamos aumentando as disparidades regionais (e sociais) e as grandes migrações internas como no passado

  6. james

    13 de janeiro de 2014 1:17 pm

    E o neto de arraes quer pegar carona…

    O governo federal fez muitas obras em Pernambuco e o filhote da ministra do tcu pegou carona nelas, como se tivesse algum mérito. O único mérito dele, se é que existe algum, é não ter impedido as obras. Vai te juntar com teu amigo xerador que vocês se merecem.

  7. james

    13 de janeiro de 2014 1:17 pm

    E o neto de arraes quer pegar carona…

    O governo federal fez muitas obras em Pernambuco e o filhote da ministra do tcu pegou carona nelas, como se tivesse algum mérito. O único mérito dele, se é que existe algum, é não ter impedido as obras. Vai te juntar com teu amigo xerador que vocês se merecem.

  8. LC

    13 de janeiro de 2014 1:50 pm

    Visão política da Idade Média

    Alguns comentários me lembraram de um programa “trash” da antiga Manchete ou da Band em que o Aguinaldo Timóteo dava razão ao Collor por vetar alguém na antiga TV Educativa do Rio. “Ora, se vc vem na minha casa, e me critica, então eu posso te proibir de entrar”. É total falta de profissionalismo e uma visão política que beira a Idade Média. Os recursos não são da Dilma, são do governo federal, e não são do Campos, são do governo de Pernambuco. Se o governo federal liberou esses recursos p/Pernambuco com base em critérios técnicos, então a Dilma está de parabéns. Se ela liberar ou deixar de liberar algo apenas porque o governador é situação ou oposição então ela estaria errada e medíocre. Simples assim.

    1. Assis Ribeiro

      13 de janeiro de 2014 2:51 pm

      Exato LC

      Essa é a diferença do PT no governo.

      Ele repassa verbas, independentemente de cor partdária.

      Democracia e preocupação com o país,

      coisas que não vimos em outro tempos.

  9. aliancaliberal

    13 de janeiro de 2014 2:23 pm

    TRANSFERÊNCIA DE RECURSOS POR

    TRANSFERÊNCIA DE RECURSOS POR ESTADO/MUNICÍPIO

    UF: PERNAMBUCO   EXERCÍCIO: 2012

    Total destinado ao Estado:

    R$

    15.832.831.798,34

    Total destinado ao Governo do Estado:

    R$

    5.302.524.266,87

    Total destinado aos municípios do Estado:

    R$

    10.530.307.531,47

    http://www.portaldatransparencia.gov.br/PortalTransparenciaListaCidades.asp?Exercicio=2012&SelecaoUF=1&SiglaUF=PE&NomeUf=PERNAMBUCO

     

    TRANSFERÊNCIA DE RECURSOS POR ESTADO/MUNICÍPIO

    UF: PERNAMBUCO   EXERCÍCIO: 2013

    Total destinado ao Estado:

    R$

    12.623.114.474,20

    Total destinado ao Governo do Estado:

    R$

    4.232.303.977,10

    Total destinado aos municípios do Estado:

    R$

    8.390.810.497,10

    http://www.portaldatransparencia.gov.br/PortalTransparenciaListaCidades.asp?Exercicio=2013&SelecaoUF=1&SiglaUF=PE&NomeUf=PERNAMBUCO

    1. Assis Ribeiro

      13 de janeiro de 2014 2:54 pm

      É isso aí AL

      Mesmo Campos rompendo com o governo federal, as verbas serão ainda maiores,

      e bem maiores.

      Isso se chama política do PT.

       

      1. aliancaliberal

        13 de janeiro de 2014 3:06 pm

        Assis, todos os estados

        Assis, todos os estados tiveram uma redução de repasses entre 2012 e 2013. Estou  esperando a arrecadação 2013 para ver o pq. 

    2. aliancaliberal

      13 de janeiro de 2014 3:08 pm

      Total destinado aos Estados,

      Total destinado aos Estados, Distrito Federal e Municípios em 2013:      R$237.838.717.882,78

      Total destinado aos Estados, Distrito Federal e Municípios em 2012       R$299.878.708.104,98

      Arrrecadação 2012  726.670.220.543,00 r$

      Arrecadação 2013 não esta disponivel.

       

  10. Filipe Rodrigues

    13 de janeiro de 2014 3:12 pm

    Com a concentração de

    Com a concentração de recursos na União é obrigação o Governo Federal repassar aos demais entes federativos. Não se muda essa situação (desconcentração) da noite para o dia, seria como parar imediatamente um trem bala.

    Lembrando que muitos estados não recebem tanto dinheiro por quê:

    – Não apresentam projetos para viabilizar o $$$;

    – Briga ideológica (Governadores do PSDB X Presidente do PT);

    – Não tem políticas econômicas anti-ciclícas como o governo federal, o que aumenta a arrecadação de impostos, por outro lado preferem o conto do vigário dos empresários (Impostômetro);

    – Natural que estados nordestinos recebam mais recursos, lá é que estão a maioria das crianças fora da escola, carências sociais e de desenvolvimento;

  11. Maria Luisa

    13 de janeiro de 2014 6:27 pm

    Todo esse dindim para a cobra

    Todo esse dindim para a cobra coral de Pernambuco ainda sair por ai, dizendo que o governo federal é ruim ?! Pede tudo de volta, Dilma!!! 

    Falando sério, esse é um governo sério. Se fosse o contrario, acho pouco provavel que Dudu Campos continuasse investindo em estados de seus opositores. Alias, como fazia o PSDB nos “bons tempos” de dom Fernando. 

Recomendados para você

Recomendados