4 de junho de 2026

Na estreia da nova carteira, Ibovespa fecha em queda de 0,01%

Jornal GGN – A melhora do desempenho das ações da Vale e da Petrobras ajudou a bolsa brasileira a reduzir as perdas nesta segunda-feira (6), levando o Ibovespa (índice da Bolsa de Valores, Mercadorias e Futuros de São Paulo) a um fechamento praticamente estável.

Siga o Jornal GGN no Google e receba as principais notícias do Brasil e do Mundo

Seguir no Google

O índice oficial do mercado brasileiro encerrou as operações do dia com queda de 0,01%, chegando a 50.973 pontos e um volume negociado de R$ 5,932 bilhões. A variação no mês aponta uma desvalorização de 1,04%. As maiores altas foram as ações da Eletropaulo (ELPL4), Gafisa (GFSA3) e JBS (JBSS3). Já as maiores baixas ficaram por conta dos papéis das empresas Prumo Logística Global (LLXL3), Sabesp (SBSP3) e Cia Hering (HGTX3).

“O Ibovespa terminou o primeiro pregão da semana com leve baixa, seguindo as principais bolsas norte-americanas, que caem no momento, após divulgação de dados mistos da maior economia mundial e com os investidores aguardando importantes indicadores mundiais a serem divulgados ao longo da semana”, explica o analista Nataniel Cezimbra, da BB Investimentos, em relatório.

As negociações começaram com sinal negativo, se ajustando ao forte aumento registrado na última sexta-feira (3) por conta do ajuste da carteira do índice, que passa a vigorar a partir desta segunda. A carteira registra a entrada de BB Seguridade ON (BBSE3), Ecorodovias ON (ECOR3), Estácio Part ON (ESTC3), Even ON (EVEN3), Qualicorp ON (QUAL3) e Tractebel ON (TBLE3), totalizando 72 ativos de 68 empresas. Segundo a BM&F Bovespa, os cinco ativos que apresentaram o maior peso na composição do índice foram Petrobras PN (PETR4, com 8,119%), Vale PNA (VALE5, com 7,995%),Itauunibanco PN (ITUB4, com 6,544%), Bradesco PN (BBDC4, com 5,325%), e Petrobras ON (PETR3, com 3,960%).

Os números do Boletim Focus também foram alvo de acompanhamento, uma vez que os agentes consultados estimam um PIB (Produto Interno Bruto) abaixo dos 2% em 2014, ficando em torno de 1,95%, ante uma estimativa de 2,28% para 2013.

Os agentes ainda repercutem o pronunciamento feito pelo ministro da Fazenda, Guido Mantega, durante a última semana, quando a divulgação do resultado primário do Governo Central em 2013 foi antecipada para “baixar a ansiedade” do mercado por conta das especulações envolvendo a redução do rating do país. Quando questionado sobre a meta de superávit para o ano de 2014, Mantega disse que o objetivo será maior do que o estimado em 2013, o que gerou algum desconforto.

Indicadores

No câmbio, a cotação do dólar à vista encerrou a sessão estável, a R$ 2,3770. segundo informações do serviço Broadcast, da Agência Estado, a cotação não apresentou um direcionamento mais claro diante de uma agenda doméstica sem grandes informações, aliada à divulgação de indicadores econômicos nos Estados Unidos, dando a entender que o Federal Reserve (Banco Central norte-americano) pode adotar um posicionamento mais cauteloso quanto à redução dos estímulos monetários.

Entre os indicadores divulgados, está o índice de atividade dos gerentes de compra (ou PMI, na sigla em inglês) do setor de serviços norte-americano, que caiu para 53 pontos no mês de dezembro, segundo o Instituto para Gestão de Oferta, enquanto as encomendas à indústria subiram 1,8%, ante os 1,5% estimados. Hoje à noite, o Senado norte-americano deverá confirmar a nomeação de Janet Yellen para a presidência do Federal Reserve. O mandato de Ben Bernanke, o atual chairman da instituição, termina no final deste mês.

Na agenda macroeconômica de terça-feira (7), os agentes vão acompanhar a divulgação do índice de preços ao produtor e produção e venda de veículos da Anfavea (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores), além da balança comercial norte-americana, da confiança do consumidor na França e das vendas no varejo da Alemanha.

Tatiane Correia

Jornalista, MBA em Derivativos e Informações Econômico-Financeiras pela Fundação Instituto de Administração (FIA). Com passagens pela revista Executivos Financeiros e Agência Dinheiro Vivo. Repórter do GGN desde 2019.

Assine a nossa Newsletter e fique atualizado!

Assine a nossa Newsletter e fique atualizado!

Mais lidas

As mais comentadas

Colunistas

Ana Gabriela Sales

Repórter do GGN há 9 anos. Especializada em produção de conteúdo para as redes sociais.

Camila Bezerra

Graduada em Comunicação Social – Habilitação em Jornalismo pela Universidade. com passagem pelo Jornal da Tarde e veículos regionais. É...

Carla Castanho

Carla Castanho é repórter no Jornal GGN e produtora no canal TVGGN

...

Faça login para comentar ou registre-se.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendados para você

Recomendados