fbpx
quarta-feira, outubro 23, 2019
  • Carregando...
    Início Análise

    Análise

    Neoliberalismo dos pobres nasceu no Chile e lá morreu, por Andre Motta Araujo

    A SITUAÇÃO NO CHILE É MUITO PIOR DO QUE SE IMAGINAVA. As tarifas de SERVIÇOS PÚBLICOS PRIVATIZADOS subiram 400% enquanto o salário mínimo subiu 25%

    As eleições na Bolívia: um bom caso sobre jornalismo de baixa qualidade, por Sergio...

    A história que a imprensa está querendo contar, nos termos atuais, causa vergonha, seja pela falta de rigor técnico, seja pelo esforço paralelo de construção de uma narrativa tão frágil quanto ideologicamente orientada.

    O Chile não é essa coca-cola toda: o Mito do Sucesso Econômico Chileno, por...

    Os economistas liberais brasileiros não se cansam de cantar em prosa e verso as vantagens do modelo Chileno relativamente ao modelo “nacional-desenvolvimentista” adotado no Brasil.

    A foto da “arminha” de Bolsonaro contra Moro e os dois demônios, por Laurindo...

    Jornal "Estadão", que colocou Haddad e Bolsonaro como equivalentes durante as eleições de 2018, agora tenta se afastar do governo que ajudou a eleger. Assim como parte da mídia tradicional

    Roda Viva com Joice? Nem vi… por Letícia Sallorenzo

    Vestida de preto da cabeça aos pés com um pingente em formato de mapa do Brasil no colo - o discurso já começou por aí: ela está de luto pelo Brasil que carrega no peito.

    Mobilidade, direito universal, por Gilberto Maringoni

    A enorme série de quebra-quebras nos trens de subúrbio e ônibus das grandes cidades em várias décadas, provocados por preços considerados injustos ou pela má qualidade de serviços são marcas do que o bloqueio à mobilidade pode acarretar.

    Lula, Ciro & Marta, por Patrícia Valim

    Qualquer que seja o movimento político de Marta daqui pra frente e assim por diante, sua candidatura à prefeitura de SP ainda é uma virtualidade.

    Amigos da corte criticam senso comum e reafirmam papel contramajoritário do STF, por André Zanardo

    O primeiro dia de julgamento do Supremo à respeito da possibilidade de prisão em segunda instância traz uma boa percepção sobre como a corte deve estar preocupada com a sua aparência institucional.

    Chaui: a democracia como luta por direitos, por César Locatelli

    Desenhar uma breve história da democracia foi o penoso desafio que se colocou a filósofa e professora Marilena Chaui, em sua participação no evento “Democracia em Colapso?”, promovido pelo Sesc Pinheiros e pela Editora Boitempo.

    Filme “Coringa”: cultura cosplay e copycat gerou o Palhaço do Crime, por Wilson Ferreira

    O Coringa de Joaquim Phoenix reflete a atual onda de ódio e ressentimento articulados pela Deep Web, fóruns e chans na Internet e pelo populismo de direita.

    Teoria moderna da moeda é da hora, por Fernando Nogueira da Costa

    Na realidade, a moeda oficial sempre foi criada pelo Estado. A comunidade a aceita (ou não) como dinheiro

    O enfrentamento do fascismo cultural, por Ion de Andrade

    A extrema direita para combater as iniciativas democratizantes, humanizadoras e solidárias cunhou um termo fácil e um inimigo fantástico: o marxismo cultural

    “Miga, eu te avisei que ele só queria te comer…”, por Letícia Sallorenzo

    A invertida que o presidente levou do outro presidente permite um breve estudo sobre 'metáforas', pelas mãos da Madrasta do Texto Ruim

    Contradições, resistências e insurgências: perspectivas da democracia e do SUS, por Sonia Fleury

    Só a superação do autoritarismo e do centralismo permitiriam a organização social e a reforma do Estado, necessárias à construção de políticas públicas inclusivas e redistributivas.

    Metástase do envenenamento psíquico nacional: os efeitos midiáticos “Copycat” e “Heisenberg”, por Wilson Ferreira

    Efeitos midiáticos da saturação do discurso anticorrupção que, de tão ambíguo ou polissêmico, criou um perverso “acontecimento comunicacional”

    Juros Negativos, por Fernando Nogueira da Costa

    A curva de juros inverte graças ao comportamento distinto entre os vencimentos mais curtos, refletindo decisões de política monetária, os longos respondendo às alterações nas expectativas de inflação e no prêmio de risco, inclusive para o abandono da liquidez.

    As mortes políticas e o desmonte das universidades, por Luana Lima

    Psicóloga comenta as tentativas e suicídios recentes no ambiente acadêmico e a influência do cenário político e econômico do país.

    Utopia, distopia e realismo em Bacurau, por Guilherme Mello

    A batalha que se trava no filme é uma representação simbólica de um conflito real, atual e que se percebe em todo o mundo ocidental. Com a grande novidade de trazer o conflito para o campo da brasilidade

    Erro dos agentes da Lava Jato foi subestimar cacife político de Lula, por Cida...

    Autor de A Ousadia dos Canalhas: a Lava Jato que o Brasil não viu, Fernando Rosa acredita que o desgaste da operação vem de ações da luta por Lula livre

    Uma síntese das relações Brasil-Estados Unidos, por Angelo Raphael Mattos

    Nas últimas conversas sobre outras temáticas da agenda bilateral, o Brasil tem feito concessões aos EUA e, de modo geral, aguardam-se efeitos mais práticos e menos retóricos no momento atual dessa relação.

    Mais comentados

    Últimas notícias