A campanha “Lula Livre” e o impasse das forças progressistas contra esse governo, por Álvaro Miranda

A campanha “Lula Livre” e o impasse das forças progressistas contra esse governo

por Álvaro Miranda

Evidente que a condenação precisa ser anulada e Lula ser solto imediatamente, depois de tudo que veio à tona pelo The Intercept nesse episódio da Vaza-Jato que considero como o principal acontecimento político do ano até agora. Evidente também que isso não significa anular todos os processos envolvendo outras pessoas, presas ou não, uma vez que cada caso é um caso. Existem processos, flagrantes, provas e contraprovas, além de investigações em curso. Existem confissões, evidências, certezas, lacunas, excessos, erros e vícios. Tudo isso em relação a uns e outros. O mantra da generalização é golpismo. 

[O GGN prepara uma série no YouTube que vai mostrar a interferência dos EUA na Lava Jato. Quer apoiar o projeto pelo interesse público? Clique aqui]

Evidente também que defender esse ponto de vista não é querer acabar com o combate à corrupção, muito menos defender a corrução em geral ou os corruptos. Só boçais ou manipuladores poderiam falar isso para continuar a defender o indefensável. Só ingênuos se orientam por imagens de tubulações de óleo jorrando cédulas de dinheiro em imagem de fundo do Jornal Nacional para aceitar a privatização da Petrobras e o desmonte do Estado brasileiro. Só ignorantes acreditam que a Petrobras está quebrada – e os manipuladores golpistas sabem que se trata de uma das maiores e mais sólidas empresas do mundo.

Entretanto, ainda não está evidente como a campanha “Lula Livre” pode galvanizar as diversas forças do campo progressista para formar uma ampla frente contra o atual governo e os movimentos que o apoiam. A conjuntura é de impasse! O lado talvez bom desse impasse é que estamos no início, mesmo considerando que campanha política para manutenção ou mudança das coisas, culminando no momento eleitoral, começa desde o início do governo – para não dizer desde a proclamação da vitória nas urnas, como foi a urdidura do golpe que derrubou Dilma Rousseff em 2016.

Que os estrategistas nos falem aí se estamos patinando e demorando para articular um novo caminho ou se ainda não é o momento. Fato é que as pesquisas e o (des)andar da carruagem do atual governo mostram que Jair Bolsonaro não tem maioria absoluta e folgada, mas também não tem rejeição total da sociedade. E esta, por sua vez, continua dividida no campo que podemos chamar de forças “democráticas”, incluindo partidos considerados de esquerda, outros liberais e outros mais ao centro, ainda que muitos, principalmente neoliberais, se apresentem escamoteando suas tendências aveludadas de neofascismo.

Faço especulações tateando dúvidas, receios e minha própria ignorância ou miopia diante do até agora incompreensível aos meus olhos. Mas também penso serem necessárias indagações, como, por exemplo: Lula livre, para entrar na disputa futura como o líder possível para aglutinar todas as forças do campo progressista (ou democrático), que incluiria Ciro Gomes? Ou isso não é possível? Lula Livre, para ajudar a articular uma reação efetiva e firme com a liderança de Ciro Gomes, ou isso não é possível? 

Lula Livre como ícone de candidatura já certa para 2022 ou Lula Livre, mesmo não sendo candidato, como reação de movimentos, partidos, empresas num verdadeiro levante nacional para o restabelecimento do estado democrático de direito? E o “nebuloso” mercado, como tenderia a se comportar com a liderança de um ou de outro? Tirando Ciro e um eventual candidato do PT, algum outro teria essa potencialidade de reunir forças democráticas e progressistas, incluindo, obviamente, a esquerda? E que, evidentemente, não viesse com marolas hipócritas de “nova política” oportunista e golpista, daqueles que têm a força da fama e da celebridade? 

Já se disse que não se pode deixar avançar o absurdo, o arbítrio, a boçalidade, o obscurantismo, o desmonte do Estado, que, aliás, está de vento em popa, espalhando perplexidade. Costumo dizer que morto é aquele que fica paralisado no meio do caminho. Afinal, seremos doravante os sonâmbulos do clássico romance de Hermann Broch? Ontem, enquanto corria na esteira, ouvi um jovem rapaz fazer o seguinte comentário no intervalo do seu exercício de pular cordas. Mais ou menos assim: “disciplina só com paíxão”. Ou só a partir de uma paixão. Só com paixão podemos mudar a realidade e perseverar num projeto. Só com paixão podemos treinar nossa musculatura e nosso fôlego.

Talvez esteja passando da hora de as verdadeiras forças democráticas deste país se empenharem com disciplina para a formação de uma ampla frente nacional. Uma ampla frente que expresse a paixão pelo Brasil, um Brasil acima das diferenças e divergências (que existem, sim, e são legítimas), acima das vaidades e acima de messianismos (que existem também no campo da esquerda). 

Não estaria na hora de misturarmos as cores vermelhas, azul e amarela, não com sentido de contemporização (isso é impossível), mas no da sedução e esclarecimento dos incautos e desinformados? Estou rindo aqui enquanto escrevo, imaginando se essa mistura de cores não iria acabar confundindo bolsonaristas fanáticos. Nada contra a bela cor que simboliza o PT, mas confesso sentir certa indignação com o fato de a direita ter roubado as cores da bandeira brasileira. Esta e o hino nacional que sempre me emocionaram na escola e ainda emocionam antes das partidas de futebol na Copa do Mundo. 

Não é a campanha “Lula livre” que está colocando forças democráticas e progressistas num impasse, mas a própria dinâmica das contradições do processo político e econômico – sobretudo, agora, com o desmascaramento da Lava Jato no processo que o impediu de concorrer nas últimas eleições e permitir a eleição de Jair Bolsonaro.

Álvaro Miranda – Jornalista, mestre e doutor em Ciências, Políticas Públicas, Estratégias e Desenvolvimento pela UFRJ, por onde tem especialização em Análise de Políticas Públicas, além de MBA em Marketing pela Fundação Getúlio Vargas.

Redação

Redação

View Comments

  • "Não estaria na hora de misturarmos as cores vermelhas, azul e amarela, não com sentido de contemporização (isso é impossível), mas no da sedução e esclarecimento dos incautos e desinformados?"

    Tanto no interior de São Paulo quanto em Goias, MT e Para eu ouvi pessoas muito desinformadas. E, com espanto, ouvi ainda apoio a Bolsonaro e rangeres de dentes para o PT. Esse impasse se da porque a narrativa de que o PT destruiu o Brasil e de que Lula esta preso por corrupção é ainda a que prevalece nos meios de Comunicação. Até quando?

  • Ciro Gomes? O que lavou as mãos, fez beicinho e foi passear em Paris no segundo turno? Esse estrupicio serve pra que? Quando a coisa estava preta abandonou tudo. É um moleque da elite cearense e nada mais. E o resto dos "democratas" incluem golpistas, vendilhões da pátria e quem acaba com direitos trabalhistas? Não, obrigado.

  • Disciplina, só com paixão.
    Estava precisando ouvir isso.
    Quanto a nossa bandeira, ele é a nossa cara: muita esperança ( no verde que ora se queima)
    muita riqueza, (separada num espaço reservado para o globo estrelado( o mundo ) e uma faixa de miss a quem levar.
    Falta-nos a paixão e a realeza própria que em breve momento o vermelho 13 pode representar.

Recent Posts

Familiares de João Cândido nunca foram procurados pela Marinha

Único filho vivo do líder da Revolta da Chibata criticou posicionamento da Força, mas diz…

49 minutos ago

Paulo Freire lança ‘Clarões da Madrugada’, parte do CD ‘A Mula’

O álbum A Mula é uma obra que mergulha nas tradições folclóricas brasileiras, com destaque para o…

1 hora ago

Brasil retoma produção de insulina após 23 anos

Nova fábrica em Minas Gerais terá capacidade para atender demanda nacional; 1,9 milhão de pacientes…

2 horas ago

Choques políticos em série refletem bagunça institucional, por Antonio Machado

O chamado ativismo judicial provoca rusgas institucionais desde o tempo do mensalão, antecedendo os ataques…

18 horas ago

Lei de Alienação Parental: revogar ou não revogar, eis a questão

Denúncias de alienação descredibilizam acusações de violência contra menores e podem expor a criança aos…

18 horas ago

Papa Francisco recebe Dilma Rousseff no Vaticano

Os dois conversaram sobre o combate à desigualdade e à fome. Para Dilma, o papa…

21 horas ago