A Classe de Davos e como vencê-la

Por Susan George

Tradução de Simone Paz 

Ilustração de Benedetto Cristofani

Em Outras Palavras

Tudo para nós e nada para os outros parece ter sido, em toda a nossa história, a máxima vil dos senhores da humanidade”, escreveu Adam Smith em 1776, em A Riqueza das Nações — obra que é considerada, universalmente, a primeira pesquisa abrangente sobre a natureza e a prática do capitalismo.

O senhores da humanidade ainda estão entre nós: eu os chamo de a “Classe Davos” porque, do mesmo jeito que as pessoas se encontram todo ano nos resorts de esqui na Suíça, eles são nômades, poderosos e permutáveis. Alguns têm poder econômico e uma fortuna pessoal considerável. Outros possuem poder político e de administração, principalmente exercido em nome daqueles com poder econômico, que os recompensam à sua maneira. Podem até existir contradições entre seus membros — o CEO de uma empresa industrial nem sempre tem os mesmos interesses que seus banqueiros — mas, de um modo geral, quando se trata de escolhas sociais, eles terão a mesma opinião.

Não estou questionando a moralidade individual de ninguém aqui. Com certeza, existem muitos banqueiros de bom coração, traders generosos e CEOs responsáveis socialmente. Só estou dizendo que, como classe, podemos esperar que eles se comportem de maneiras específicas, porque eles servem a um sistema em particular. A Classe Davos, apesar das boas maneiras e das roupas perfeitas de seus membros, é predatória. Não se pode esperar que essas pessoas ajam logicamente, porque eles não estão pensando em interesses de longo prazo, mas em comer agora.

Você pode encontrar a Classe Davos em qualquer país — seus membros não fazem parte de nenhuma conspiração e seu modus operandi pode ser facilmente observado e identificado. Então, por que se preocupar com teorias da conspiração quando só estudar o poder e os interesses já resolve o problema? A Classe Davos é sempre extremamente pequena em relação à sociedade; e seus membros, naturalmente, têm dinheiro — às vezes herdado, às vezes conquistado por si sós. Mais importante ainda: eles possuem suas próprias instituições sociais — clubes, as melhores escolas para seus filhos, bairros, conselhos corporativos e de caridade, destinos de férias, organizações societárias, eventos exclusivos, e por aí vai — tudo isso ajuda a reforçar a coesão social e o poder coletivo. Eles mandam nas nossas maiores instituições, que incluem as mídias, sabem exatamente o que querem e são muito mais unidos e melhor organizados do que nós.

Mas esta classe dominante também tem suas fraquezas: uma delas é que eles têm uma ideologia, mas não possuem ideias, nem imaginação. O programa deles, desde os anos 70, comumente chamado de “neoliberalismo”, baseia-se na liberdade da inovação financeira nas privatizações, na desregulamentação e no crescimento ilimitado, sem importar aonde ela possa levar; num mercado supostamente livre e auto-regulável e no livre comércio que deu origem à “economia de cassino”. Esta economia fracassou gravemente e perdeu sua credibilidade, pelo menos no imaginário coletivo.

A maior parte das pessoas sequer pede mais provas; eles podem ver que o sistema não funciona nem para eles, nem para suas famílias e amigos, nem para seu país. Muitos também reconhecem que ele é ruim para a grande maioria e para o planeta. A única resposta da Classe Davos é manter a antiga ordem mundial mais um pouco, com um “passe livre” para todas as instituições que criaram a crise. Não vai funcionar, nem mesmo dentro de seus próprios termos.

Eu acredito que “nós” — as pessoas decentes, honestas e comuns que eu constantemente conheço ou encontro — têm os números e votos do nosso lado. Nós temos a imaginação, as ideias e as propostas racionais, bem como as habilidades e o conhecimento; ou seja, sabemos o que precisa ser feito e como fazê-lo. Pertencemos a uma grande variedade de organizações formais e informais, na luta pelas mudanças em certas instituições ou territórios. Coletivamente, temos até o dinheiro. O que não temos é a união ou a organização de nosso adversário e, muitas vezes, nos falta a consciência de nosso próprio poder potencial.

O movimento Occupy Wall Street nos Estados Unidos, junto com o Indignados e outros na Europa, identificaram as enormes desigualdades que prevalecem em nossas sociedades com o “1%” e o “99%” — números que coincidem, respectivamente, com a Classe Davos e o resto de nós, embora a Classe Davos esteja mais próxima de um 0,1%.

Em outras palavras, eles identificaram o adversário: a classe que mantém esse status quo podre. Nossa missão agora é construir uma ampla coalizão entre todos aqueles que concordam com esse diagnóstico, todos aqueles que querem lutar por seu futuro e também por uma sociedade mais justa, por um mundo melhor e um planeta mais saudável. Tais alianças, que devem se tornar ao mesmo tempo locais, nacionais e mundiais, não vão surgir por um passe de mágica: são necessárias conversas, debates e o reconhecimento real de que, apesar de nossas pequenas diferenças de opinião e ênfase, estamos todos do mesmo lado.

Se não nós, quem? Se não agora, quando?

 

Redação

Redação

Recent Posts

Trump considera sanções contra países que deixem de usar dólar

Taxação cambial, tarifas e restrição a exportações estão entre punições avaliadas pela equipe do candidato…

3 horas ago

Governo federal confirma continuidade da homologação de terras indígenas

Força-tarefa composta por ministérios, Funai, AGU e Incra busca acelerar processo; quatro processos devem ser…

4 horas ago

A conexão Nuland–Budanov–Tadjique–Crocus, por Pepe Escobar

A população russa deu ao Kremlin carta branca total para exercer a punição máxima e…

4 horas ago

Elon Musk vira garoto propaganda de golpe que pagou por anúncio no X

Golpe inventa uma nova empresa de Elon Musk, a Immediate X1 Urex™, que pretende enriquecer…

4 horas ago

Governo Milei segue com intenção de lançar ações do Banco de La Nacion no mercado

Apesar da retirada da lista de privatização, governo Milei reforça intenção de fazer banco oficial…

5 horas ago

Prêmio Zayed de Sustentabilidade abre inscrições globais

Prêmio para soluções sustentáveis passa a aceitar inscrições em português; fundos de premiação chegam a…

5 horas ago