As críticas mal colocadas contra a defesa de Lula, por Luis Nassif

Esta semana publicamos uma analise criticando a forma como foi encaminhada a defesa de Lula na Lava Jato.

Segundo o autor, a lógica da defesa deveria ser:

  1. Admitir todos os favores recebidos.
  2. Demonstrar que, em todos os países, essas gentilezas fazem parte das relações entre os campeões de cada política econômica e os respectivos presidentes.
  3. Demonstrar que o apoio ao Instituto Lula era parte do marketing político da Odebrecht.
  4. Logo, se todas as gentilezas fazem parte do cardápio político universal – de Fernando Henrique Cardoso a Barack Obama – não havia contrapartidas negociadas, ponto central das acusações da Lava Jato.

Onde está o erro do raciocínio? Ele vale apenas para julgamentos legais, aqueles em que juiz e promotoria atuam profissionalmente, dentro da legalidade. Jamais foi o caso da Lava Jato, umas operação que, em todos os momentos, recorreu à má fé e ao direito penal do inimigo.

A defesa sempre bateu na tecla da falta de relações de causalidade, no caso do sítio de Atibaia, e na falta de comprovação de compra, no caso do triplex de Guarujá. E, em todos os casos, bateu-se exaustivamente na ausência total de provas para sustentar a tese da relação direta entre as gentilezas e os benefícios. Inclusive apontando pirações cronológicas entre favores e as supostas contrapartidas.

Ou seja, todos os pressupostos apontados pelo artigo estavam presentes nos argumentos levados aos juizes e procuradores.

Mas de nada adiantaria. Durante o linchamento infame, buscou-se criminalizar até presentes recebidos pelo presidente nas viagens diplomáticas. Ou se esqueceram do tal crucifixo que teria sido “roubado” por Lula dos arquivos do Palácio.

Decididamente, nem se Evandro Lins e Silva, Nelson Hungria levantassem do túmulo, haveria defesa para Lula. Quando o juiz é processualmente desonesto, não há argumento que salve o réu.

Leia o artigo em questão aqui.

Luis Nassif

Luis Nassif

View Comments

  • Queriam que o Lula e os advogados dele teimassem com a mesma ingenuidade do mensalão ou da bobagem do Jose Dirceu em acreditar que "discutir o merito" daria resultado. Na segunda pagina ficou claro que a lava jato era uma peça de propaganda de guerra politica. É impressionante que ainda haja nos meios progressistas alguém que ignore isso. Até uma boa parte da direita ja sabe! Só a fascistada mesmo que nao está "nem ai", nao quer saber de nada e tem muita raiva de quem sabe. Pior ainda se o sujeito acredita em uma suposta prevalência da "técnica" jurídica... Aí, nao tem jeito...

  • Acho que o comentário de Luis Nassif em cima do artigo proposto, sintetiza em poucas palavras tudo que já sabíamos e que só os retardados ainda não perceberam. Lula já entrou em todos os processos condenado. Só faltava reunir algumas "provas" para fazer jus à condenação!!

  • O processo de Lula seguiu o modelo do processo que enfrentou Joseph K. A diferença é que até agora não teve o mesmo final do personagem criado por Kafka - mas não descartem isso nesse mar de trevas em que vivemos.

    • Vixe,esse negócio de Nassif sem tirar nem por,foi mal interpretado.Resultado,ejataram minha colunata,o que leva a crer que eu devia nem tirar nem por.Que horror.

  • "Quando o juiz é processualmente desonesto, não há argumento que salve o réu."
    Muito bem posto, mas o ocorrido foi muito mais intenso e vulcânico do que a desonestidade de algum juiz. Na verdade, o poder da erupção da má fé e da arrogância surgia, a todo instante, graças ao bom entrosamento corporativista. Quando craques atuam muitas vezes juntos, a qualidade tática do entrosamento torna tudo mais fácilde se realizar, e mesmo quando afirmam que pau é pedra, até os que não são caras de pau concordam, para que a realidade não desmascare a mentira e o abusivo deboche.

    • Lembro-me que em 2014, o presidente do Tribunal de Justiça do Paraná esteve num evento em minha cidade do interior do estado, exaltou Sérgio Moro, exaltou a Lava Jato, dizendo que muita corrupção ainda haveria de revelar, principalmente relacionado ao BNDS. Foi logo aplaudido pela maioria dos presentes.
      Agora temos o resultado, porque a Lava Jato somente conseguiu fazer o que fez, prender um ex-presidente, com total apoio da corporação e marketing pesado da grande mídia, principalmente da Globo.

  • SOLTANDO O BRAÇO. 27/09/2020 às 15 hs.

    O anão de jardim nunca me enganou,mas essa alcunha de alcagute infiltrado dentro do Palácio do Planalto,nem o SNI da ditadura militar chegou tão longe.A constatar que desse espaço sou o Maestro da Política Brasileira,segundo Sr.Clever Mendes de Oliveira,vos digo: Jair não manda em porra nenhuma.Os milicos tem ele na corda curta.Um dog amestrado.

    A antecipação da aposentadoria do Ministro Celso de Mello está a indicar que ele vai tirar o corpo fora no julgamento da suspeição de Moro.Em verdade,ainda que se pese seu notório saber jurídico,nunca entrou em bola dividida e,por muito menos o jurisconsulto Saulo Ramos taxou-o de juiz de merda.

    Se a maior democracia do Planeta não quer respeitar os resultados das urnas,no Solo Consolidado Pátrio não deveria nem se perder tempo e dinheiro com eleições.

    Atenção senhores e senhoras candidatos à eleição da Prefeitura da Cidade de São Paulo:Está comprovado até cientificamente que o candidato Ceslo Russomano é cavalo paraguaio,quanto mais agora que a filha e o genro do picareta,estão metidos até o talo numa Pirâmide inspirada na Fogueira Santa de Israel.

    O Posto Ipiranga do Governo de Jair está a cada dia numa situação tão deplorável,que,quando ejetado do Governo sairá tão desmoralizado que voltará a ministrar aulas no curso primário das Instituições de Ensino da família.

    Uma Capital,outrora Cidade Maravilhosa,que tem um Prefeito da mediocridade,salafrarice e vagabundagem como o Bispo Crivella,merecia um ataque diário das saudosas abelhas africanas.

    Estamos conversando.

Recent Posts

Cozinhas solidárias distribuem marmitas aos atingidos pelas enchentes no RS; veja como colaborar

Distribuição começou nesta sexta-feira (3) e deve seguir durante o final de semana; movimentos pedem…

7 minutos ago

Hamas chega ao Egito e acordo de cessar-fogo pode ser divulgado em breve, diz mídia árabe

Jornais árabes afirmaram o Hamas teria aprovado a implementação da primeira fase do acordo, que…

23 minutos ago

SP: agora, até as águas correm para trás, por Rita Casaro

Empresa-símbolo da engenharia brasileira está à beira de privatização predatória e ilegal, que afetará serviços…

58 minutos ago

Em apenas 24 horas, Brasil registra mais 35 mil casos prováveis de dengue

O número de mortes confirmadas pela doença nos primeiros meses deste ano chegou a 2.197

1 hora ago

TSE rejeita recurso e mantém Bolsonaro e Braga Netto inelegíveis

Além da inelegibilidade, os ministros do TSE mantiveram a aplicação de multas contra os políticos…

3 horas ago

Dengue e escassez de rémedios deixa o Governo Milei à deriva

Relatório expõe crise de saúde na Argentina, enquanto país enfrenta a pior epidemia de dengue…

5 horas ago