Clamoris tempus, por Fábio de Oliveira Ribeiro

 

Georg Wilhelm Friedrich Hegel (1770-1831) não produziu uma obra fácil de ser compreendida. De uma maneira muito singela, a filosofia de Hegel pode ser resumida da seguinte maneira: os homens não são sujeitos história e sim meros agentes do “espírito do tempo” (Zeitgeist), que é o verdadeiro motor da civilização humana. Tudo que os homens pensam e fazem só é possível em razão do Zeitgeist, do clima intelectual e cultural da época em que eles vivem ou viveram. À esquerda Hegel influenciou Karl Marx (1818-1883), que o virou de ponta cabeças para dar vida materialismo dialético e histórico. À direita, a filosofia de Hegel serviu de inspiração religiosa, historiográfica e política para Heinrich Leo (1799-1878).

Zeitgeist é uma palavra associada ao idealismo alemão. Pessoalmente prefiro a expressão latina “clamoris tempus”, que pode ser traduzida como “o clamor do tempo”. Ao contrário de Zeitgeist, “clamoris tempus” encerra a ideia de que o homem é tanto um agente do “espírito do tempo” quanto um protagonista da história.

Inventei esta expressão por causa do momento dramático em que vivemos. As eleições foram tranquilas e conduzidas por um órgão confiável, a candidata eleita pelo povo brasileiro foi diplomada e empossada. Mas a oposição não se conforma com a derrota. Tentou impedir Dilma Rousseff de tomar posse, ventilou a possibilidade de Impedimento e agora exige a renúncia dela. O autoritarismo da oposição é evidente. Aécio Neves, FHC, Aloysio Nunes e José Serra estão rasgando o tecido social e destruindo lentamente o sistema constitucional. Bestificadas, as autoridades Judiciárias se recusam a tomar uma medida profilática (como a revogação do registro eleitoral do PSDB, por exemplo) estimulando a bestialidade política nos corredores do Congresso e nas ruas de algumas cidades brasileiras.

A advocacia fez de mim um homem pacífico e racional. Todavia, a irracionalidade também faz parte de minha existência. Não escolhi ser quem sou. Nasci em 1964 filho de um comunista e em 1967 fui “mordido” pela Ditadura. Sempre que a situação política fica tensa o “clamoris tempus” se apossa de mim e começo a destilar ódio da forma irracional.

Que se danem as convenções sociais e os refinamentos culturais. A verdade é que a Ditadura fez de mim um monstro e o tempo presente, tumultuado pelos marginais da oposição e sacudido pelos dementes que saíram de seus esgotos fascistas para dominar as ruas, reclama minha atuação. É preciso ser extremamente malvado para ofender algo ou alguém de uma forma impensável. Creio que sou capaz de fazer isto. Portanto, escrevei uma série de Twitter que denominei “clamoris tempus”.

FHC da @Rede45 quer que @dilma renuncie. Melhor ele morrer e deixar o país em paz. Seja generoso FHC, morra com um tiro no cu e vire herói.

FHC da @Rede45 quer que @dilmabr renuncie. Aécio perdeu e não se conforma. Melhor ele se suicidar. Morra desgraçado e deixe o Brasil em paz!

História é poder. @joseserra_ tinha história e vendeu. FHC tinha história e ficou senil. Aloysio Nunes não perdeu sua história de ladrão.

VáderetroSatã. Montoro, Ruth Cardoso e Covas acionarão a @Rede45 no Tribunal da Vida Após a Morte. FHC e Serra foram abduzidos por nazistas.

Morte é benção. Felizes foram Montoro, Covas, Florestan Fernandes e Ruth Cardoso que morreram sem ver FHC @rede45 ser abduzido por nazistas!

FHC, da @Rede45, quer que @dilmabr renuncie porque moçoilas mostraram as tetas e meninos exibiram os anus na Av. Paulista. Velho safado!

Malditos @joseserra_ e FHC. Será preciso matar, matar, matar e matar até recuperar a sanidade que ambos roubaram do Brasil. Clamoris tempus!

Maldita @CIA, quer roubar o nosso petróleo. @joseserra_ correrá riscos para salvar gringos no Brasil depois do golpe? Clamoris tempus!

Maldito @TSEjusbr que não cassa o registro da @rede45. O partido que prega golpe deve ser morto antes da guerra civil. Clamoris tempos!

Maldita Democracia que não sangra @joseserra_ , FHC e Aloysio Nunes antes deles tirarem as vidas de milhões de brasileiros. Clamoris tempus!

Maldita Democracia fajuta que não trata FHC, Aloysio Nunes e @joseserra_ como terroristas, traidores e serviçais dos EUA. Clamoris tempus!

Maldita Democracia, viverá menos que FHC, @joseserra_ e Aloysio Nunes porque não prendeu estes 3 agentes dos EUA no Brasil. Clamoris tempus!

Maldita Democracia que será morta por @joseserra_, FHC e Aloysio Nunes antes que os três fujam ou morram durante o golpe. Clamoris tempus!

Maldita Democracia que alimentou FHC, @joseserra_ e Aloysio Nunes para que eles pudessem derrubar minha presidente. Clamoris tempus.

Maldita Democracia que protegeu as vidas de FHC, @joseserra_ e Aloysio Nunes para que eles começassem uma guerra. Clamoris tempus!

Maldita Ditadura, findou antes de eliminar as vidas e os corpos dos 3 Patetas do PSDB: @joseserra_ , FHC e Aloysio Nunes. Clamoris tempus!

Maldita Ditadura, não jogou as carcaças de @joseserra_, FHC e Aloysio Nunes no oceano evitando esta disputa pelo Pré-sal. Clamoris tempus!

Maldito Partidão, melhor teria sido meu pai perseguido ter ajudado os militares a matar FHC, Aloysio Nunes e @joseserra_. Clamoris tempus!

Maldito @ptbrasil que prefere ser vítima a ser verdugo de FHC, Aloysio Nunes e @joseserra_. Comecem logo a porra da guerra. Clamoris tempus!

Maldito catolicismo que nos ensina a perdoar FHC, @joseserra_ e Aloysio Nunes. Se fossemos islâmicos eles seriam mortos. Clamoris tempus!

Maldita “Terra brasilis” em que nasci, cá até a Ditadura foi incompetente e deixou FHC, Aloysio Nunes e @joseserra_ vivos. Clamoris Tempus!

Maldita Ditadura, matou todos os amigos de meu pai. E não foi capaz de matar FHC, Aloysio Nunes e @joseserra_ . Clamoris tempus!

Maldita Ditadura, preservou as vidas de FHC, Aloysio Nunes e @joseserra_ e agora eles provocam uma guerra antes de morrer. Clamoris tempus!

Maldita Ditadura, teria evitado a nova guerra se tivesse metido FHC, @joseserra_ e Aloysio Nunes numa vala comum em Perus. Clamoris tempus!

Nunca pensei que lamentaria o fato da Ditadura não ter afogado @joseserra_ crivado FHC de balas e empalado Aloysio Nunes. Clamoris tempus!

Nunca pensei que lamentaria o fato da Ditadura não ter afogado FHC, empalado @joseserra_ e crivado Aloysio Nunes de balas. Clamoris tempus!

Nunca pensei que lamentaria o fato da Ditadura não ter afogado FHC, empalado Aloysio Nunes e crivado @joseserra_ de balas. Clamoris tempus!

Nunca pensei que lamentaria o fato da Ditadura não ter empalado FHC, afogado Aloysio Nunes e crivado @joseserra_ de balas. Clamoris tempus!

Extra extra…a @FSBHQ hackeou o celular de Aécio Neves @rede45 e vazou que ele está usando o livro The Wizard of Oz para derrubar @dilmabr.

A maldição (“maledictum”, em latim) era uma prática muito comum em todo o Império Romano https://en.wikipedia.org/wiki/Curse_tablet. O costume dos romanos de amaldiçoar os inimigos foi sendo introduzido na Lusitânia quando aquele território foi parcialmente invadido por Cipião durante a II Guerra Púnica (218 aC – 201 aC) e finalmente anexado por Roma em 29 aC. Lá o “maledictum” provavelmente se misturou com práticas semelhantes difundidas entre os lusitanos, sobrevivendo à introdução do catolicismo entre os portugueses por causa do “execratione maledicta congessit” existente na Bíblia.

Um eco tardio do “maledictum” romano pode ser encontrado nas “cantigas de maldizer” portuguesas da Idade Média (século XII) e certamente chegaram ao Brasil, pois Gregório de Matos Guerra (1636-1696) praticou este gênero literário. As maldições que lancei em razão do “clamoris tempus” podem portanto ser interpretadas de duas maneiras. Uma delas é literária. A outra fica por conta da imaginação do leitor.

 

Fábio de Oliveira Ribeiro

Fábio de Oliveira Ribeiro

View Comments

  • A verdade é que:

    "Bestificadas, as autoridades Judiciárias se recusam a tomar uma medida profilática (como a revogação do registro eleitoral do PSDB, por exemplo) estimulando a bestialidade política nos corredores do Congresso e nas ruas de algumas cidades brasileiras."

  • Hegel era muitissimo

    Hegel era muitissimo primitivo, credo!!!  Em caso ninguem saiba ainda, ele escreveu a Teoria da Gigolagem INTEIRINHA sem o notar.

    https://en.wikipedia.org/wiki/Master%E2%80%93slave_dialectic

    So que eu a vi em acao em toda sua "gloria" -eh quando uma putada estatal imunda trava uma guerra sem fim contra voce na esperanca que voce vai seconformar em ser escravo deles.  Poderiamos ate a chamar de "Teoria da Panela de Pressao" pra brasileiros se reconhecerem melhor, alias.

    Oh, putada filha da puta, escuta aqui uma coisa:  o DUALISMO do qual Hegel filosoficava so tem um probleminha.  Eh que a nenhuma consciencia eh possivel levar seu dono ao erro, eh FISICAMENTE IMPOSSIVEL.  Sabem porque?  Eh porque eh uma relacao de duas partes.  Uma cooperacao de verdade, sem intencao de maximizar prejuizos igual voces fizeram comigo.

    Tem que ter beneficio pra ambos os lados, filhos da puta.

    Ah, e em caso ninguem desconfiou ainda, continuo sendo monitorado ate pra me mover, parar, sentar no quintal, escrever, dirigir meu carro:  tou vendo a teoria da gigolagem inteirinha em acao, 24 horas por dia ao vivo em real time.  E em 8 anos, 5 de espionagem ao vivo, essa putada nao me ofereceu sequer um credito, uma porta aberta, um "muito obrigado", um centavo, uma oportunidade, uma chance, uma escolha que fosse.  NADA.

    Fabio, pode encher seus escritos de palavroes sim, adorei, gostaria de escrever portugues aa sua altura.  Se quizer mandar Hegel aa puta que o pariu, melhor ainda.  Vai ser primitivo assim nos QUINTOS DOS INFERNOS.  Deve ser o filosofo favorito dos americanos...

  • Clamor temporis

    O quase nada de latim que conheço sugere que 'clamoris' é genitivo, 'tempus' é nominativo, logo 'clamoris tempus' é tempo de clamor. Clamor do tempo seria 'clamor temporis'.

    O que absolutamente não altera o produto.

  • Prezado sr. Fábio, com o

    Prezado sr. Fábio, com o intuito de agregar valor ou seu "maledetus", segue parte de um poema do velho Boca do Inferno que era sábio como o diabo:

     

    Se fosse El-Rei informado,de quem o Tucano era,nunca à Bahia vieragovernar um povo honrado:mas foi El-Rei enganado,e eu com o povo o paguei,que é já costume, e já leidos reinos sem intervalo,que pague o triste vassaloos desacertos de um Rei.

  • Clamor dos tempos, tomara não fique mesmo no faz de conta...

    Um manifesto foi lançado, nesta quarta-feira (19), em Brasília, pela Ordem dos Advogados do Brasil, pela Confederação Nacional da Indústria, Confederação Nacional do Transporte e pela Confederação Nacional da Saúde. Os presidentes das quatro entidades divulgaram uma carta à nação e dizem que a iniciativa é apartidária.

    Eles anunciaram a criação de um fórum para debater de uma forma mais profunda soluções mais definitivas para as crises política, econômica e ética que, de acordo com a OAB e as Confederações, são graves.

    O presidente da OAB, Marcos Vinicius Coelho, disse que objetivo desse fórum é evitar que o país chegue ao caos. Ele disse que o movimento não é contra nem a favor do governo, mas sim a favor do país e da geração de empregos.

    Na carta, as entidades afirmam que posições partidárias não podem parar o país nem o setor produtivo e que é preciso que as forças políticas trabalhem para a correção de rumos da nação. A carta afirma que mudanças são necessárias, respeitando a Constituição, e que é preciso fortalecer os órgãos de investigação do poder judiciário para que, nos casos de corrupção, inocentes sejam absolvidos e os culpados condenados. A carta também diz que a corrupção não pode ser empecilho para o desenvolvimento do país.

    Deve-se ainda, segundo o manifesto, reduzir imediatamente o tamanho do estado e espera-se uma sensibilidade dos políticos para uma agenda que abra caminhos para a superação das crises e da recuperação da confiança dos brasileiros.

    “Como entidades que somos apartidárias, que não somos governo nem oposição, entidade que têm um só compromisso de retomar o desenvolvimento econômico do Brasil e de superar a crise ética e política. Queremos diálogo em que as ideias sejam ouvidas e sejam levadas em conta e não um diálogo de faz de conta”, afirma o presidente da OAB.

    http://g1.globo.com/jornal-hoje/noticia/2015/08/entidades-lancam-manifesto-para-debater-solucoes-para-crise-do-pais.html 

    fruto da justiça será a paz. De fato, o trabalho da justiça resultará em tranqüilidade e segurança permanentes.

     (Isaias 32,17)     -- Fruto da Justiça, não da lava-jato.

Recent Posts

Governo federal organiza força-tarefa para trabalho no RS

Escritório de monitoramento em Porto Alegre vai concentrar dados sobre ações a serem tomadas por…

8 horas ago

Justiça anula votação e interrompe venda da Sabesp

Decisão afirma que Câmara dos Vereadores de São Paulo aprovou texto sem realizar audiência pública…

10 horas ago

União e Espírito Santo rejeitam proposta da Vale/Samarco

Oferta de compensação apresentada pelas mineradoras “não representa avanço em relação à proposta anterior (...)”

11 horas ago

Concurso Nacional Unificado é adiado por estado de calamidade do RS

"O nosso objetivo, desde o início, é garantir o acesso de todos os candidatos", disse…

12 horas ago

Ministro Alexandre de Moraes determina soltura de Mauro Cid

Ex-ajudante de ordens de Jair Bolsonaro assinou acordo de colaboração premiada; militar estava preso desde…

12 horas ago

A pequena recuperação da indústria, por Luís Nassif

Em 12 meses, a indústria geral cresceu 2,27%. E, em relação ao mesmo período de…

12 horas ago