O carnaval do não preconceito, por Matê da Luz

Por Matê da Luz

Palo que tenho acompanhado nas mídias (sociais, especialmente), este carnaval teve seu grito um tanto quanto pautado pela abertura ao diálogo sobre preconceito. Ilusão minha desconsiderar o clima de folia e as energias eufóricas do período, mas sinto que alguma coisa foi plantada e, enfim, merece o comentário. 

Não vou falar do pai branco e seu filho negro, contrariando algumas expectativas inflamadas. 

Escolhi falar de Umbanda, Candomblé, das religiosidades “soturnas e obscuras” que brilharam sob a luz dos maiores holfotes do mundo e fizeram com que a atenção e algum conhecimento fosse espalhado pro mundo ver – e sentir. 

Porque, meu caro, se você não se arrepiou com o Exu abrindo a avenida na Sapucaí e com as saias das pombas-giras que rodavam sozinhas, há de consultar um bom médico. Se não se emocionou com Maria Bethânia saudando, desmascarada, sua preciosa Oyá (Iansã, para o público geral), não sentenciou que Viviane Araújo pode ser o que quiser e você pode achar o que quiser dela, mas que as sete saias lhe caíram como uma luva – e um tiquinho que decepção foi compartilhado porque ela não estava de Padilha na avenida, afinal – minha sugestão é que pegue uma pedrinha de gelo e passe no braço, pra testar a sensibilidade. 

Sim, sim, sim: sem exagero algum, os orixás e seus encantos dominaram o carnaval 2016. Em São Paulo, não foram poucas as pessoas que acompanharam a deslumbrante saída do bloco Ilu Obá de Mim, grupo que desfila com pernas de pau gigantes e que faz magias com fogo nas alturas, além da condução musicada de pontos e batucadas típicas dos terreiros. Foi lindo de ver e presenciar um pouco do que tantos de nós presenciamos, durante o ano todo, nas energias de nossos espaços espiritualistas – de branco, sem medo de ser feliz.

Isso tudo importa tanto porque ainda neste século a perseguição religiosa se faz presente na rotina, e pode ser violenta e assustadora – vide meninas apanhando porque usam guias e centros de culto afro sendo incendiados. Acordem, não estamos na inquisição (que, na minha opinião, foi um enorme equívoco, fique claro). 

O site de educação sobre umabanda, o Umbanda, eu curto!, publicou esta matéria aqui, com algumas coisas que valem ser sabidas. 

Enquanto isso, na Bahia, a coisa fui como sempre: linda, a festa após a celebração de Iemanjá continua sendo envolta em fuzuê e energias misturadas, e tudo bem. Meu desejo é que essa coisa de todos os santos resolva baixar de vez aqui embaixo do mapa e fique, porque energia assim é bom demais sentir. 

Axé! 

Mariana A. Nassif

Mariana A. Nassif

View Comments

  • "Porque, meu caro, se você

    "Porque, meu caro, se você não se arrepiou com o Exu abrindo a avenida na Sapucaí e com as saias das pombas-giras que rodavam sozinhas, há de consultar um bom médico. Se não se emocionou com Maria Bethânia saudando, desmascarada, sua preciosa Oyá (Iansã, para o público geral), não sentenciou que Viviane Araújo pode ser o que quiser e você pode achar o que quiser dela, mas que as sete saias lhe caíram como uma luva - e um tiquinho que decepção foi compartilhado porque ela não estava de Padilha na avenida, afinal - minha sugestão é que pegue uma pedrinha de gelo e passe no braço, pra testar a sensibilidade. "

    95% da população vai ter de consultar um bom médico e passar pedrinhas de gelo no braço. 

Recent Posts

Mandato de Sergio Moro no Senado nas mãos do TSE

Relator libera processo para julgamento de recursos movidos por PT e PL em plenário; cabe…

2 horas ago

Uma “Escola para Anormais” no Recife, em Água Fria, por Urariano Mota

Diante disso, quando respiramos fundo, notamos que a escola seria uma inovação. Diria, quase até…

3 horas ago

Praticante da cartilha bolsonarista, Pablo Marçal mente sobre proibição de pouso de avião com doações

Coach precisava ter passado informações básicas à base com 3h de antecedência; base militar tem…

3 horas ago

Enchentes comprometem produção de arroz orgânico do MST no RS

Prognósticos mostram que perda pode chegar a 10 mil toneladas; cheia começa a se deslocar…

4 horas ago

Nova Economia debate o poder da indústria alimentícia

Com o cofundador do site O Joio e o Trigo, João Peres; a pesquisadora da…

4 horas ago

Processos da Operação Calvário seguem para Justiça Eleitoral

Decisão do Superior Tribunal de Justiça segue STF e beneficia ex-governador Ricardo Coutinho, entre outros…

4 horas ago