O mundo animal da iniciativa privada, por Francisco Celso Calmon

O mundo animal da iniciativa privada

por Francisco Celso Calmon

“Eu sou um animal da iniciativa privada. Não me adaptarei à lentidão, à burocracia. Eu prefiro sair do governo do que me adaptar à essa lentidão do Estado”, disse o bilionário e demissionário da secretária de privatização, Salim Mattar.

E informou que vai “alavancar” institutos que propaguem ideias liberais no Brasil”.

Afirmou ainda que “Bolsonaro teve um gesto de grandeza ao aderir ao movimento privatista, citando como exemplo contrário a persistência do ex-governador do Rio de Janeiro, Leonel Brizola, de manter as ideias nacionalistas de manutenção das estatais”.

O substantivo utilizado pelo bilionário Mattar, teria sido um ato falho, um reconhecimento que o mercado privado é composto por animais, no qual os predadores se dão bem e vão eliminando os mais fracos? Ou foi como adjetivo, caracterizando a iniciativa privada como animalesca?

Nessa selva vale ser águia, leão, hiena, cobra, na ação privada da competição para a maximização dos lucros sem limites.

Os animais predadores são os que se alimentam de outros animais. Eles ocupam o topo da cadeia alimentar e por isso são encontrados em menor quantidade.

No Brasil eles representam apenas 1% da população e detêm mais de 30% de toda a riqueza nacional, sendo que apenas cinco deles, Jorge Paulo Lemman, Joseph Safra, Marcel Herrmann Telles, Carlos Alberto Sicupira e Eduardo Saverin, têm o equivalente a metade dessa riqueza.

O mundo da iniciativa privada é o mundo da corrupção consentida. Fui empresário por 10 anos. Minha empresa, CONSEMSO – Consultoria, Serviços, Métodos, Sistemas e Organização Ltda, prestou serviços para empresas públicas, estatais e privadas. Se na área pública AS REGRAS, chamadas pelo Mattar de burocracia, dificultam a corrupção, na arena privada é natural, seja como os 10% por fora, como o overprice ou sobrepreço, seja burlando a quantidade ou qualidade, sejam por via de licitações de cartas marcadas. Os departamentos de compras/material das empresas e as intendências das FAs são corrompidas. E o são porque há corruptores com estoque volumoso de recursos financeiros (jabá, propina).

Sobreviver nessa selva por muito tempo é asfixiante, mais cedo ou mais tarde ou adere ou sai, pois empresas concorrentes e empresas contratantes fazem de tudo para expulsar do mercado da ilusória livre concorrência aqueles que se comportam com ética e honestidade.

Nessa seara os “animais” do mercado são predadores do homem e da natureza. É a necropolítica do darwinismo social.

Na cadeia alimentar do mundo animal do capitalismo, Paulo Guedes, charlatão, embusteiro, ilusionista, entreguista e especulador, age como a hiena-malhada, a mais predadora e mais perigosa, uma caçadora eficiente, oportunista e extremamente agressiva, na destruição dos direitos sociais, trabalhistas e do patrimônio nacional.

A pressa do animal demissionário é para durante a pandemia privatizar a Caixa Econômica e o Banco Do Brasil.

É imperativo organizar a resistência já.

Francisco Celso Calmon é Administrador, Advogado; membro do canal Resistência Carbonária; Coordenador do Fórum Memória, Verdade e Justiça do ES; ex-coordenador nacional da RBMVJ.

Francisco Celso Calmon

Francisco Celso Calmon, analista de TI, administrador, advogado, autor dos livros Sequestro Moral - E o PT com isso?; Combates Pela Democracia; coautor em Resistência ao Golpe de 2016 e em Uma Sentença Anunciada – o Processo Lula.

Francisco Celso Calmon

Francisco Celso Calmon, analista de TI, administrador, advogado, autor dos livros Sequestro Moral - E o PT com isso?; Combates Pela Democracia; coautor em Resistência ao Golpe de 2016 e em Uma Sentença Anunciada – o Processo Lula.

Recent Posts

Trump considera sanções contra países que deixem de usar dólar

Taxação cambial, tarifas e restrição a exportações estão entre punições avaliadas pela equipe do candidato…

2 horas ago

Governo federal confirma continuidade da homologação de terras indígenas

Força-tarefa composta por ministérios, Funai, AGU e Incra busca acelerar processo; quatro processos devem ser…

3 horas ago

A conexão Nuland–Budanov–Tadjique–Crocus, por Pepe Escobar

A população russa deu ao Kremlin carta branca total para exercer a punição máxima e…

3 horas ago

Elon Musk vira garoto propaganda de golpe que pagou por anúncio no X

Golpe inventa uma nova empresa de Elon Musk, a Immediate X1 Urex™, que pretende enriquecer…

4 horas ago

Governo Milei segue com intenção de lançar ações do Banco de La Nacion no mercado

Apesar da retirada da lista de privatização, governo Milei reforça intenção de fazer banco oficial…

4 horas ago

Prêmio Zayed de Sustentabilidade abre inscrições globais

Prêmio para soluções sustentáveis passa a aceitar inscrições em português; fundos de premiação chegam a…

4 horas ago