Os diálogos da Vazajato e o país dos pusilânimes, por Luis Nassif

A última reportagem da Folha-The Intercept revela dois pontos:

  1. Em que pese seus erros, no caso JBS, o procurador Marcelo Miller era a voz de bom senso no grupo, ao chamar a atenção para as críticas que a operação sofreria, se levasse à inviabilização da Odebrecht.
  2. Os diálogos mostram que conseguiu convencer o grupo, até o irascível Carlos Fernando dos Santos Lima, da importância de preservar empregos, apontando para o desgaste dos colegas americanos com a quebra da Enron. Mas comprova também a absoluta incompetência dos escalões superiores para encontrar uma saída que preservasse empresa e empregos.

Se até os cabeças-duras paranaenses entenderam a importância de separar empresa de controladores, porque nenhuma medida racional foi para frente?

E aí, o jogo salta para o Procurador Geral da República Rodrigo Janot e o Ministro da Justiça José Eduardo Cardozo.

O caminho razoável seria impor uma multa enorme aos controladores, obrigando-os a se desfazer da empresa para poder quitar a multa. Mudaria o controle do grupo, mas a empresa não seria inviabilizada, nem os empregos perdidos, nem a economia brasileira destruída.

Quando se começou a trabalhar nesse caminho, uma capa da IstoÉ, e uma entrevista de Carlos Fernando, inspiradas no movimento punitivista em marcha, fez com que Janot recuasse, cada qual tratasse de preservar a própria pele eximindo-se de suas responsabilidade.

Confirma apenas que o maior pecado da Lava Jato não estava em meia dúzia de procuradores provincianos, deslumbrados pelo próprio poder, mas na falta total de diretrizes dos escalões superiores. Deixaram os rapazes montar a lambança com medo de serem apanhados pela onda punitivista irracional que tomou conta do país.

É um país de pusilânimes. Com medo de irem contra a onda, que eles mesmo criaram, permitiram que milhares de empregos fossem destruidos.

O GGN prepara uma série inédita de vídeos sobre a interferência dos Estados Unidos na Lava Jato e a indústria do compliance. Quer apoiar o projeto? Saiba como em www.catarse.me/LavaJatoLadoB

Luis Nassif

Luis Nassif

View Comments

  • A destruição da Odebrecht pode não ter sido apenas o resultado da incúria e açodamento de gente incompetente e covarde, mas o resultado de um esforço deliberado, capitaneado por quem tinha interesse em que isto ocorresse. Não é necessário ser um Sherlock Holmes para inferir que a cooperação do Departamento de Justiça americano poderia ser tudo, menos desinteressada. No Grande País do Norte a traição aos interesses nacionais, real ou imaginária, como ficou demonstrado, por exemplo, na execução do casal Rosenberg, é punida exemplarmente. O vira-latismo e o entreguismo são apenas formas edulcoradas de traição à pátria...

  • A lava jato pode ser vista como a tropa de choque de uma luta intra burguesa, em que o capital produtivo e tecnológico foi o alvo... há um panorama maior nisso tudo d Não por acaso na sequência os EUA levaram a Embraer embora.
    No futuro muito provavelmente essas estratégias envolvendo interesses geopolíticos e a estreiteza ou alinhamento de visão de parte do sistema de justiça brasileiro serão conhecidos.

Recent Posts

Deputadas de direita querem impedir fiscalização da Lei da Igualdade Salarial

Filiadas ao PL, União Brasil, Cidadania e ao Novo apresentaram proposta na Câmara Federal

8 horas ago

CNU: tire suas dúvidas sobre o adiamento do concurso

Fortes chuvas no sul levaram governo a adiar aplicação das provas em todo país

9 horas ago

Cozinhas solidárias distribuem marmitas aos atingidos pelas enchentes no RS; veja como colaborar

Distribuição começou nesta sexta-feira (3) e deve seguir durante o final de semana; movimentos pedem…

10 horas ago

Hamas chega ao Egito e acordo de cessar-fogo pode ser divulgado em breve, diz mídia árabe

Jornais árabes afirmaram o Hamas teria aprovado a implementação da primeira fase do acordo, que…

10 horas ago

SP: agora, até as águas correm para trás, por Rita Casaro

Empresa-símbolo da engenharia brasileira está à beira de privatização predatória e ilegal, que afetará serviços…

11 horas ago

Em apenas 24 horas, Brasil registra mais 35 mil casos prováveis de dengue

O número de mortes confirmadas pela doença nos primeiros meses deste ano chegou a 2.197

11 horas ago