Somos poeira de estrelas! por Alexandre Sartori Barbosa

Somos poeira de estrelas!

por Alexandre Sartori Barbosa

Salve terráqueos de 2020! Eu reconheço que prometi falar sobre os Kilopowers, mas como o contínuo espaço tempo é relativo não faz a menor diferença. Vocês provavelmente já o leram em um breve futuro, ou mesmo no passado de outras dimensões paralelas, em diversas versões.

O que ocorre é que viver confinado em uma base marciana me trazem períodos de reflexões existenciais. Comecei o dia refletindo sobre a origem e o destino dos pensamentos. Os pensamentos são seus mesmo ou vieram de inúmeros antepassados?

É muito louco pensar que, desde os homens das cavernas, pensamentos e idéias foram passados adiante, por gerações e gerações até chegarem a você. Dominamos o fogo, a roda, os instrumentos, as diversas etapas da evolução tecnológica até chegarmos nesta configuração atual como, por exemplo edifícios, saneamento, eletricidade, microondas , carros elétricos, aviões, satélites, drones autônomos e inteligência artificial.

Assim como nossos gadgets preferidos, recebemos de herança, através dos tempos, orientações comportamentais de cortesia, gentileza, educação, agressividade, passividade, ímpeto, medo, sabedoria, etc. Cada indivíduo se tornou reflexo da experiência de todos os seus antepassados. Nossa carga genética foi extremamente selecionada e somos sobreviventes de infinitas intempéries enfrentadas pelos nossos ancestrais.

Tudo o que foi pensado foi sendo passado em uma grande brincadeira de telefone sem fio e os pensamentos de gerações continuam vivos nas nossas tomadas de decisões individuais. Da mesma forma, cada átomo de nosso corpo provém de uma história de bilhões de anos. Os cálcios de seus ossos foram formados nos núcleos de diversas estrelas e espalhados pelo cosmos após explosões colossais.

O mesmo ocorre com os demais átomos como o sódio, potássio, magnésio, carbono, oxigênio, hidrogênio, iodo e muitos outros. Antes de se combinarem e nos pertencerem, todos esses átomos passaram por peripécias cósmicas inimagináveis, submetidos a colisões e explosões absurdas, espirrados por bilhões de anos até chegarem ao nosso humilde planeta.

Após esta jornada, ainda passaram por vários processos geológicos, possivelmente foram parte de vários tipos de organismos vivos, inclusive de outros humanos, até chegarem ao nosso corpo. Independente da nossa existência, a matéria e os pensamentos que nos constituem, e que foram herdados de nossos antepassados, continuarão fluindo por toda a eternidade.

 

*Dedicado (in memoriam) a Helena Russo.

Redação

Redação

Recent Posts

Só deu tempo de salvar meu filho e pegar uma mochila, conta morador de Eldorado do Sul ao GGN

Em Eldorado do Sul, a sociedade civil por responsável por realocar 80% das famílias, mas…

28 minutos ago

Xadrez do segundo tempo de 8 de janeiro e o New Deal de Lula, por Luís Nassif

Para o bem ou para o mal - espera-se que para o bem - o…

40 minutos ago

Dois meses após transplante, morre o primeiro paciente a receber rim de porco

Procedimento representou marco na medicina e foi comandado por brasileiro; em 2021, transplante foi testado…

2 horas ago

Das 441 cidades em calamidade no RS, só 69 pediram recursos federais

Para municípios de até R$ 50 mil habitantes, o governo adianta R$ 200 mil em…

2 horas ago

Rio Grande do Sul tem previsão de mais chuva forte no domingo

Avanço intenso de massa polar vai provocar queda nas temperaturas, que pode chegar a 0°C…

2 horas ago

Morre Amália barros, deputada federal do PL, aos 39 anos

Vice-presidente do PL Mulher, Amália era próxima de Michelle Bolsonaro e foi eleita pelo MT…

3 horas ago