Tem sentido salvar o capitalismo brasileiro?, por Rogério Maestri

por Rogério Maestri

Os países dependentes, e principalmente o Brasil, tem uma característica que o diferem do capitalismo dos países centrais, temos um capitalismo sem ter capitalistas.

Durante séculos fomos um país de oligarquias rurais, e com a Proclamação da República estas oligarquias assumiram o papel do poder central, o poder inclusive o militar estava nas mãos destas oligarquias, não através do exército brasileiro, mas através das milícias estaduais que juntas ultrapassavam em muito o poderio bélico do próprio governo central.

Este poder destas oligarquias mais vinculadas ao campo do que a cidade distorceu em muito o crescimento da indústria. Somente durante a segunda guerra que se inaugurou uma industrialização pesada baseada no Estado do que na capitalização das indústrias por meio de bolsas ou mesmo por capital próprio dos seus proprietários.

A industrialização de Juscelino Kubitschek foi baseada no capital internacional, e tirando empresas de economia mista somente poucas empresas com capital nacional que vingaram, importamos sucata que alguns chamavam de indústria automobilística, e na sombra desta surgiram grandes fabricantes de autopeças que baseados numa lei de proteção a indústria nacional também produziam sucatas.

Com os ventos precoces da globalização trazidas por Collor a indústria nacional se abriu ao mercado externo, e como era de se esperar, não resistiram na sua maior parte à modernidade que jamais tiveram, como resultado disto, as poucas indústrias nacionais que ainda tinham alguma capacidade tecnológica foram vendidas aos grandes capitais internacionais.

A única coisa que sobrou em termos de produção de tecnologia nacional foi nas empresas estatais, que algumas delas foram devidamente vendidas e como empresas privadas optaram por continuar nas exportações de commodities, pois para isto não é necessário nada de tecnologia inovadora.

Parte dos antigos donos das empresas nacionais optou para reforçar o sistema financeiro ou simplesmente viverem do rentismo ou da especulação imobiliária ou em outro setor devidamente atrasado, que é o setor da construção.

Com os governos do Partido dos Trabalhadores, na época em que havia alguma condição de criar um capitalismo brasileiro foram realizadas algumas tentativas quase que burlescas como alavancar alguns industriais ao mesmo nível de “players internacionais”. Porém como qualquer idiota sabe, para uma indústria se lançar no mercado internacional como um “player internacional” ela precisa antes que qualquer coisa ter um nível tecnológico que a habilite a isto, porém como grande parte dos responsáveis pela economia em todo este período eram mais “operadores do sistema financeiro” ou mesmo pessoas que falsamente tinham algum conhecimento de que é uma indústria (vide Palocci e Meirelles), tentaram começar pelo fim e não pelo começo. Como o Partido dos Trabalhadores era composto por sindicalistas, políticos tradicionais e mais uma plêiade de pessoas que não entendiam nada de tecnologia, sempre a visão do que é uma industrialização de um país, tentaram continuar com as mesmas ferramentas que Getúlio Vargas e Juscelino Kubitschek, baseando-se numa indústria internacional através das inúmeras renúncias fiscais as montadoras, sem a mínima contrapartida, ou turbinando a Petrobrás sem ter o cuidado de montar uma cadeia lógica de desenvolvimento tecnológico que se espraiasse ao resto da sociedade. Era deixado aos seus diretores, que conforme foi visto estavam mais preocupados em encher os seus bolsos e dos partidos que montar uma rede efetiva de industrialização.

Também como Juscelino Kubitschek uma série de empresas de construção civil, baseadas mais no esquema de propinas do que na evolução tecnológica, floresceram mais como flores carnívoras que são belas, porém extremamente mal cheirosas do que lírios do campo. Quando aberto a caixa de Pandora é o que está se vendo.

Do lado de quem deveria estar promovendo o desenvolvimento tecnológico é outro desastre, temos sociedades de Engenharia que estão mais interessadas em promover campeonatos de futebol sete do que a tecnologia. Temos agencias de fomento tecnológico que na imensa maioria dos seus gastos são empregados para professores e pesquisadores passear no primeiro mundo para contribuir com o desenvolvimento tecnológico daqueles países do que gerar tecnologia de ponta autóctone.

Ou seja, somos um imenso país em que há um capitalismo sem capitalistas no senso mais amplo do termo, temos outra imensa indústria que é capitaneada por empresas internacionais, temos empresas de capital misto que fazem o seu serviço pela metade, e junto com isto tudo temos um sistema político que é um reflexo das condições econômicas que vigoram no país.

Agora vem a pergunta: Tem sentido salvar o capitalismo brasileiro?

A primeira pergunta que pode ser uma resposta a esta é, qual capitalismo que devemos salvar?

A segunda e mais importante, se não for salvo este “capitalismo brasileiro” tem sentido abrir ainda mais este capitalismo ao imperialismo internacional, que não tem o mínimo interesse em dar benesses ao país e desenvolver tecnologias que seriam concorrentes às tecnologias da matriz?

Mais uma pergunta: Tem sentido voltar as políticas pseudo desenvolvimentistas que subsidiam com dinheiro público a riqueza de poucos?

Parte do sistema político de oposição acha que a reeleição de Lula pode resolver algo. Porém esquecem que o mesmo Lula e o governo do Partido dos Trabalhadores foram os que exatamente não inovaram nada e seguiram políticas que talvez para 1945 e 1956 fossem corretas.

Se não temos capitalistas, se não temos um desenvolvimento estabelecido não seria a hora de quem paga tudo, tomar as mãos desta tentativa de desenvolvimento que todos desejamos. Se isto não for feito teremos de novo outra casta de pseudo capitalistas que simplesmente utilizarão as benesses do Estado em se enriquecer mais.

Temos que elogiar as excelentes intensões dos governos do Partido dos Trabalhadores, porém devemos ter em mente que apesar de grandes conquistas sociais que a população conseguiu neste período o passado não deve voltar.

Temos milhares de pessoas que foram treinadas para desenvolver coisas úteis e inovadoras, é hora de cobrar destes o retorno a nação de todos os privilégios que gozaram nas últimas décadas, eu digo claramente, cobrar e não pedir. E para isto seria necessário na realidade que o Partido dos Trabalhadores se torne na realidade um partido dos trabalhadores, e não um em que estes são convocados para uma nova inauguração de uma escola, de um conjunto habitacional, pois estes não deviam ter nem festa nem inauguração, pois são uma obrigação e não um grande feito.

Redação

Redação

View Comments

    • Querias o que? Que eu desse a solução para este impasse?

      Querias o que? Que eu desse a solução para este impasse? Sou uma pessoa que reconheço as minhas capacidades e não as acho poucas, porém não sou idiota ao ponto de achar que tenho as soluções.

      Este espaço é para a discussão, não para a doutrinação!

      • Pô, mais calma aí, né?

        Meio a meio, né? Vários posts conytém propostas & soluções. Podemos discordar delas e discuti-las. Podemos aceitá-las em parte. Podemos rejeitá-las no todo. Mas tudo bem: a questão é que muitos de nós já sabemos quais são os problemas, e que não bastará para resolvê-los voltar às soluções propostas por Lula e Dilma - temos que fazer diferente. E dá para arriscar algumas propostas nesse sentido. Não arriscar nenhuma é ficar, também, no ponto em que estamos, penso eu, com as escusas de praxe.

  • O Inverso da PEC 55 já!

    Que acadêmicos, que economistas façam um projeto de transição do nosso "sistema financeiro" onde se poderá ter uma economia forte, que gere empregos e que dê resultados para todos!

    O que vemos hoje são receitas que são geradas quase que na boca do caixa do tesouro, poupança, tesouro direto e outros papeis que se o governo baixar os juros a ZERO quebram ou passam a bater panela!

    O Japão está ou esteve com juros zero!

    Ao invês de uma transição de aposentadoria draconiana, 20 anos de baixo investimento em educação e saúde, que faça isso: Adequar nosso sistema financeiro a realidade do mundo, onde se necessa´rio for baixar os juros a zero, a economia anda!

    Tem países com défict publico acima de 100% e nem por isso sua população está morrendo antes de aposentar!

    Que se estude uma transformação em sistema financeiro que baixa os juros -  sem perdas para os investimentos!

    Que os bancos trabalhem mais, como fazem os outros paises fortes!

  • Não se trata de salvar o

    Não se trata de salvar o capitalismo, trata-se de salvar o país. Sua análise peca por rever o passado sem entender quais são e foram os nossos reais entraves para o desenvolvimento. Coréia e China já importaram sucata, fizeram coisa parecida com o que fizemos mas agora estão ai. Obviamente que eles prestaram atenção em pontos importantes que nós ou negligenciamos ou adiamos por falta de coesão nacional.

    • Então, meu caro, responda as perguntas.

      Este artigo não é para levantar soluções é para levantar corretamente o problema, pois um problema mal posto dá soluções erradas.

  • Não precisa remover a merda, basta substituir as moscas

    Bem antes, achavam que o problema era o João Goulart, e não o capitalismo, e que a solução não eram as reformas de base, mas o golpe militar. E fizeram o golpe, com menos pessoas comendo e mais pessoas fazendo fome, o bolo cresceu, mas não foi dividido. Mais recentemente, acharam que o problema eram os Milicos Golpistas Torturadores, e não o capitalismo. A solução seria a velha raposa Tancredo Neves. O Velho bateu as botas, mas não sem antes fazer um aeroporto em sua propriedade particular com o dinheiro da viúva. Sarney tomou seu posto. Depois acharam que o problema era o Sarney, e não o capitalismo, e que a solução era o Caçador de Marajá Collor de Mello. Depois viram que Collor de Mello era a doença, não a cura, pois a cura eram os Neoliberais Tucanos. Veio Itamar Franco e FHC em dose dupla. Nada obstante a alternência das moscas, a merda continuava (e continua intacta). Veio o Lula, o qual foi sucedido pela Dilma. E a merda intacta. Acharam que o problema era o Lulopetismo, e não a bosta capitalista. A solução era botar o Temer. Botaram o bode na sala. A sala tá toda cagada. Agora acham que a solução não é remover a merda, mas substituir o bode Temer por um bode mais cagão do que ele. E o FHC está sendo forjado a ser a próxima mosca na sopa dos brasileiros que conseguirem um emprego antes de morrer sem se aposentar.

  • Concordo ate a parte de que o

    Concordo ate a parte de que o articulista comeca a dizer que os academicos e pesquisadores trabalham para desenvolver tecnologias para os paises desenvolvidos. Ja é a centésima vez que um pseudointelectual pseudoesquerdista vem com esta conversa mal informada. Ao contrario, se os academicos e pesquisadores nao fazem mais é justamente porque os capitalistas brasileiros tem horror a inovacao e ao risco. Quando encontram empresas dispostas a inovar o sucesso é enorme. Vide o caso da Embrapa, vide o caso da Petrobras, vide o caso da Embraer 

    • Todas elas são empresas que

      Todas elas são empresas que tem pesquisadores próprios e que tiveram suas respectivas culturas de pesquisa criadas enquanto empresas públicas; 

      no brasil, nós não podemos contar nem com os empresários para investir e se arriscar e nem com as universidades pra fazer pesquisa voltada pra indústria - agente precisa criar algo novo, com presença forte do Estado no desenvolvimento tecnológico, mas indo atrás das potencialidades locais, do que já está pronto para ser arregimentado, sem tentar impor tudo através de planificação econômica. Os colégios tecnológicos goianos podem ser um embrião para isto: 

      "Para o Cotec de Itaguaru foram adquiridas 34 máquinas de costura e uma máquina Audaces de corte automatizado. O equipamento permite um corte de alta qualidade e precisão em larga escala sem o desperdício de tecido"

      "Por meio de chamadas públicas e agendamentos, as empresas locais poderão utilizar as máquinas de corte e costura do Cotec de Itaguaru."

      http://www.goiasagora.go.gov.br/governo-investe-r-15-milhao-em-colegio-tecnologico-de-itaguaru/

    • Caro Antonio, escrevi toda uma resposta sobre o que escreves....

      Caro Antonio, escrevi toda uma resposta sobre o que escreves, mas para não desprestigiar a academia que anda tão por baixo, resolvi guarda-la, porém posso dizer que és um verdadeiro idiota, pois nem sabes com quem está falando e colocas agressões estúpidas como a de me chamar de pseudointelectual pseudoesquerdista , se tiveste o mínimo trabalho em olhar o meu curricula lattes que está graças ao bom deus completamente desatualizado, verias que teces loas aos pesquisadores que trabalham com a Petrobras, pois estás falando com alguém que foi durante 15 anos não só pesquisador mas o responsável por um dos laboratórios que foram construídos a apartir do nada para a indústria de Petróleo e Gás que é utilizada não só pela petrobras mas como pela Shell, a Exxon Mobil e outras, isto tudo trazendo recursos para o ensino de graduação e pós-graduação como para a universidade em geral.

      Antes de ficar bostejando, procure saber quem é o teu interloctor, pois quem aqui fala sabe exatamente das entranhas da P&D no Brasil.

      Vá te catar. 

      • Blz, tudo muito lindo mas

        Blz, tudo muito lindo mas quanto custa a gasolina mesmo?

        Quanto é vendido o barril de petróleo  dentro do Brasil, 120 dólares(porque este é o preço que paga o consumidor)?

        Um monopólio estatal que necessira de inovação para competir com a sua sombra.

        A principal inovação é o enriquecimento ilicito.

         

        • Aliança, vai procurar a tua turma.

          Estamos fazendo uma discussão séria, não aquela que nos "Fóruns da Liberdade" patrocinados por empresário monopolistas que não conseguem nem desenvolver nada mais inteligente do que coisas que já haviam há 50 anos (e não estou colocando este número por nada, mas se tivesse vontade poderia provar sobre o fantástico capitalismo de compadrio que se garante através de normas e outros ardis, poderia provar) e quando se veem na frente de algo mais novo do que isto nem conseguem produzir.

          Vai lá, tu o Cata Guri (isto para mim é nome de pedófilo) que os imbecis vão bater bastante palmas, vai.

  • Finalmente alguém fez as

    Finalmente alguém fez as perguntas certas!

    Leiam o que eu vou escrever com atenção e entendam que o que eu vou dizer é um resumo, uma versão bastante simplificada e grosseira do problema geral mas que deve ser o bastante pelo menos para um ponto de partida

    Primeiro, vocês estão sendo ativamente sabotados pelos cabeças brancas e pelos garotos de Wall Street, que usam a sua "elite" preguiçosa e estúpida como testas-de-ferro para impedir qualquer avanço do país. No mínimo prendam todos estes traidores, a China não chegou aonde chegou sendo "boazinha" com traidores e agentes de desestabilização e bem que os cabeças brancas tentam.E acabem com a rede Globo, ela consegue ser mais venenosa para o país do que várias Fox News juntas.

    Segundo, cresçam. Ergam as cabeças, parem de se acovardar toda vez que vocês precisam tomar uma decisão séria, aceitem que o mundo é um mundo cão aonde ninguém ajuda ninguém de graça e ninguém é "bonzinho", eu mesmo estou tentando dar conselhos porque eu só tenho a ganhar se o Brasil acordar e se tornar um grande e importante parceiro comercial ao invés da republiqueta de terceiro mundo que vocês são hoje.

    Terceiro, vocês precisam de um plano. Ninguém chega em lugar algum seguindo as ridículas "receitas dos cabeças de planilha" como Nassif chama os seus economistas, vocês precisam de algo como o que Lula estava tramando e em escala ainda maior se for possível. Vocês precisam de indústrias, vocês precisam aprender a fazer navios, a fazer plataformas, a fazer carros sem depender completamente de alguma empresa estrangeira. Vocês precisam de parcerias como a SAAB (a fabricante do Gripen) ao invés de serem meros compradores de produtos finais e exportadores de matéria-prima bruta e de baixo valor agregado.

    São três pontos portanto: Soberania nacional (vocês não têm faz tempo), Aprender a jogar o Jogo Global (vocês mostram não ter espinha para isso) e Plano de país (vocês quase conseguiram um com Lula).  Vocês têm potencial, precisam agora erguer a cabeça, respirar fundo e ir atrás sabendo que não vai ser fácil e que precisam tentar mesmo assim.

  • DESENVOLVIMENTO

    Excelente reflexão reproduzida por Rogério Maestri. Como profissional da engenharia, me formei e trabalhei no ABC vendo de perto como atuam as multinacionais, sobremaneira as alemãs e norte americanas, sempre me perguntei por que o Brasil não possui a exemplo da China e Coréia, estratégias de desenvolvimento econômico próprio, com forte ênfase em desenvolvimento de uma indústria de ponta altamente competitiva, aliada na formação de recursos humanos que lhes dê sustentação e massa crítica para criação de valores econômicos e sobretudo de conhecimento e domínios tecnológicos. Infelizmente, após décadas perdidas defronte a um desenvolvimento exponencial no mundo inteiro, não está mais nas mãos do Brasil conhecimento e empoderamento sequer para tocar a incipiente indústria que nos resta se é que um dia tivemos uma “indústria brasileira”. Em meio a discussões superficiais e rasteiras, quando não suicidas como a do congelamento dos investimentos em educação, o que o Brasil quer ser perante o mundo daqui a 5 ou 10 anos? Pelo andar da carruagem, mero exportador de bananas. Resta-nos formar profissionais (as próximas gerações) para carregar os caixotes até os navios dos gringos. A gorjeta não é tão ruim assim!

  • me lembra uma velha...

    aula. Mais ou menos assim:   licões para o milenio-

    - Se teu negocio der um retorno de 20%, tu es medalha de bronze. Não fez mais nada que a obrigação pois qualquer banco vai te pagar 20% ao ano sem voce fazer esforço nenhum!

    - Se teu negócio der um retorno de 30%, tu es medalha de prata. Tem feito com afinco o trabalho mas tem que melhorar pois um banco em investimento de risco pode remunerar mais que isso.

    - Se voce tiver um retorno de 40% ou mais, voce é ouro!  Voce inovou, otimizou o maximo a logistica, esta com excelentes contratos. Voce irá receber o bonus anual.

     

    Pois bem, Nassif, isto foi no meado dos anos 90 e até hoje é cristalino, os numeros ainda continuam estes com apenas um porem: Toda a gordura que a revol~ução da internet promoveu já foi embora e as inovações que pedem desesperadamente não existem. Então rentabilidade de 20% está EXCELENTE, ninguem mais consegue muito mais que isso sem se arriscar.

    O que existe é sim um grande colapso economico e ambiental que, ai sim, com muita ciencia e seriedade, e apenas assim, poderemos superar esta fase e passarmos para a "terceira idade" da humanidade.

Recent Posts

Prorrogação da desoneração da folha de pagamento contraria interesse público

Estudo da Secretaria de Política Econômica aponta que medida é ineficaz, e seu custo afeta…

33 minutos ago

Familiares de João Cândido nunca foram procurados pela Marinha

Único filho vivo do líder da Revolta da Chibata criticou posicionamento da Força, mas diz…

2 horas ago

Paulo Freire lança ‘Clarões da Madrugada’, parte do CD ‘A Mula’

O álbum A Mula é uma obra que mergulha nas tradições folclóricas brasileiras, com destaque para o…

2 horas ago

Brasil retoma produção de insulina após 23 anos

Nova fábrica em Minas Gerais terá capacidade para atender demanda nacional; 1,9 milhão de pacientes…

3 horas ago

Choques políticos em série refletem bagunça institucional, por Antonio Machado

O chamado ativismo judicial provoca rusgas institucionais desde o tempo do mensalão, antecedendo os ataques…

19 horas ago

Lei de Alienação Parental: revogar ou não revogar, eis a questão

Denúncias de alienação descredibilizam acusações de violência contra menores e podem expor a criança aos…

19 horas ago