Um brinquedo perigoso, por Fábio de Oliveira Ribeiro

Há algum tempo um analista russo fez uma afirmação surpreendente que provou irritação nos meios militares brasileiros. Disse ele:

“O Brasil não corre ameaça nenhuma de fora, a sério. Lá, o exército é uma espécie de brinquedo. Às vezes é caro, às vezes não. Olhe para o mapa — parece uma ilha. Quem vai ameaçar eles, Uruguai ou Paraguai? Tem selva em todo o redor.”
https://br.sputniknews.com/economia/2018052611316046-spief-russia-exercito-brasil-armas-comercio/

O isolamento geográfico do Brasil é inquestionável, mas isso não impediu a invasão parcial da colônia pelos holandeses no século XVII https://pt.wikipedia.org/wiki/Invas%C3%B5es_holandesas_no_Brasil. Antes do Brasil entrar na guerra ao lado dos Aliados os EUA planejavam desembarcar tropas no nordeste https://istoe.com.br/40070_INVASAO+PELO+NORDESTE/.

Em razão das tensões diplomáticas provocadas pelo acordo nuclear entre o Brasil e a Alemanha, o presidente Ernesto Geisel

“…denunciou o Acordo Militar com os Estados Unidos, firmado em 15 de março de 1952 e que estava a completar, em 1977, 25 anos de vigência. Posteriormente, como desdobramento daquela atitude, extinguiu também a Comissão Militar Mista, a Missão Naval, cujas atividades reais, no Amazonas, o governo brasileiro ignorava e o Acordo Cartográfico.” (Brasil-Estados Unidos: a rivalidade emergente [1950-1988], Luiz Alberto Moniz Bandeira, editora Civilização Brasileira, Rio de Janeiro, 2011, p. 200/201)

No auge das tensões, se não estou enganado, Ernesto Geisel mandou os militares realizarem estudos sobre nossa capacidade para resistir a agressão oriunda de uma potência do Norte. Numa entrevista dada em 1995, o general-presidente negou que o Brasil pretendesse construir bombas atômicas https://www1.folha.uol.com.br/fsp/1995/5/14/brasil/25.html. Mas quem jogou uma pá de cal nesse projeto brasileiro foi Fernando Collor ao mandar aterrar o poço de teste da bomba atômica brasileira que havia sido perfurado na Serra do Cachimbo https://www.ipen.br/portal_por/portal/interna.php?secao_id=40&campo=9705.

O Brasil subscreveu o Tratado de Não Proliferação de Armas Nucleares. Entretanto, nosso país adquiriu capacidade tecnológica para construir bombas atômicas https://www1.folha.uol.com.br/folha/brasil/ult96u65048.shtml. Se for ameaçado por uma potência naval, o Brasil pode e deve adquirir os meios dissuasórios que forem necessários. Nesse aspecto, não podemos deixar de dar razão para o analista russo. Apesar dele ter sido grosseiro, o Brasil realmente não tem inimigos.

De fato, isso ficou bem claro no dia de 08/04/2019 https://www.revistaforum.com.br/militares-do-exercito-que-fuzilaram-carro-de-familia-com-80-tiros-no-rj-teriam-se-enganado-diz-delegado/. A cobertura jornalística do episódio resultou em ameaças para o jornalista https://odia.ig.com.br/rio-de-janeiro/2019/04/5632655-jornalista-carlos-de-lannoy-e-ameacado-por-cobertura-de-carro-fuzilado-pelo-exercito.html#foto=1.

O Exército brasileiro não é um brinquedo. Mas ele tem sido usado como se fosse um por políticos de direita que preferem provocar uma guerra interna a minimizar os problemas sociais e econômicos que fomentam a violência urbana. Se continuarem sendo usados para realizar atividades policiais, os soldados brasileiros certamente matarão muitas pessoas inocentes. Isso transformará o Exército num inimigo do povo brasileiro, numa tropa de ocupação territorial. A quem ela prestará contas?

Fábio de Oliveira Ribeiro

Fábio de Oliveira Ribeiro

Recent Posts

Prorrogação da desoneração da folha de pagamento contraria interesse público

Estudo da Secretaria de Política Econômica aponta que medida é ineficaz, e seu custo afeta…

2 horas ago

Familiares de João Cândido nunca foram procurados pela Marinha

Único filho vivo do líder da Revolta da Chibata criticou posicionamento da Força, mas diz…

4 horas ago

Paulo Freire lança ‘Clarões da Madrugada’, parte do CD ‘A Mula’

O álbum A Mula é uma obra que mergulha nas tradições folclóricas brasileiras, com destaque para o…

4 horas ago

Brasil retoma produção de insulina após 23 anos

Nova fábrica em Minas Gerais terá capacidade para atender demanda nacional; 1,9 milhão de pacientes…

5 horas ago

Choques políticos em série refletem bagunça institucional, por Antonio Machado

O chamado ativismo judicial provoca rusgas institucionais desde o tempo do mensalão, antecedendo os ataques…

20 horas ago

Lei de Alienação Parental: revogar ou não revogar, eis a questão

Denúncias de alienação descredibilizam acusações de violência contra menores e podem expor a criança aos…

21 horas ago