DataSenado: maioria quer criminalização da homofobia

http://www.diap.org.br/index.php?option=com_content&view=article&id=1655:preconceito-datasenado-maioria-quer-criminalizacao-da-homofobia&catid=37&Itemid=204

Pesquisa realizada pelo DataSenado revelou que 70% dos brasileiros concordam com a aprovação do projeto de lei que torna crime a discriminação e o preconceito contra homossexuais (PLC 122/06). O maior índice de concordância com a proposta foi apresentado pelos entrevistados da Região Sul (73%), com nível superior (78%) e idade entre 16 e 29 anos (76%).

 

Já os menores índices de concordância, apurou a pesquisa, encontram-se entre os pesquisados na Região Centro-Oeste (55%), os que cursaram até a quarta série do ensino fundamental (55%) e pessoas com mais de 30 anos (67%).

 

No que se refere à religião, a criminalização de atos de preconceito contra homossexuais é defendida por 55% dos evangélicos, enquanto 39% deles querem a rejeição do projeto de lei. Entre os entrevistados de outras religiões, o que inclui a católica, mais de 70% defendem a aprovação da proposta. Ainda de acordo com a pesquisa, 79% dos brasileiros que se declaram ateus aprovam a criminalização da homofobia.

 

A proposta é de autoria da deputada Iara Bernardi e tem a senadora Fátima Cleide (PT-RO) como relatora tanto na Comissão de Assuntos Sociais (CAS), onde o projeto está tramitando, como na Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH).

 

O DataSenado realizou a investigação após aumento expressivo de telefonemas registrado pelo serviço de atendimento Alô Senado com comentários sobre o assunto – no último ano, o Alô Senado recebeu 140 mil manifestações, número recorde desde 2003.

 

A pesquisa foi realizada por meio de telefone entre os dias 6 e 16 deste mês, entrevistou 1.122 pessoas maiores de 16 anos, com acesso a telefone fixo e residentes em capitais brasileiras. A maioria dos entrevistados é do sexo feminino (54%), reside na Região Sudeste (48%), possui o nível médio (51%), está na faixa etária entre 20 e 29 anos (24%) e tem renda familiar entre dois e cinco salários mínimos. (Fonte: Agência Senado)


x-x-x-x-x-x-x-x-x


http://www.nossostons.com/2012/10/pesquisa-criminalizar-homofobia-datasenado.html


Pesquisa mostra que brasileiros são a favor da criminalização da homofobia

 

Uma pesquisa, realizada pelo DataSenado, indicou que 77% dos entrevistados concordam com a criminalização da homofobia, ou seja, que se uma pessoa agredir, impedir o acesso ou prejudicar alguém por conta de sua orientação sexual, deva ser punida.

O Senado Federal está discutindo a reforma do Código Penal Brasileiro (PLS 236/2012), e essas pesquisas estão sendo usadas para mostrar aos senadores como anda a opinião da sociedade em relação aos pontos mais importantes e, dessa forma, contribuir com a discussão.

Um dos tópicos da pesquisa tratou justamente da necessidade de se criminalizar atitudes e comportamentos discriminatórios com base na orientação sexual. A pesquisa foi realizada por telefone em âmbito nacional durante o mês de setembro, e teve a participação de 1.232 cidadãos de 119 municípios, incluindo todas as capitais. A margem de erro é de 3%.

A faixa etária que mais defende a criminalização da homofobia ficou entre os cidadãos com idade entre 30 e 39 anos. Destes, 83% é a favor da criminalização.

Sem dúvida esse é um grande avanço em se tratando de Brasil. Afinal de contas, contar com o aval da maioria da sociedade nesta questão chega a ser uma surpresa, pelo menos para mim. É muito bom saber que nem todos pensam como o pastor Silas Malafaia, por exemplo, que vive dizendo que gays estão buscando superproteção e privilégios com leis específicas para eles. 

Agora, só nos resta esperar que a reforma do código realmente aconteça e que toda essa discussão seja levada em consideração. 

Clique no quadro abaixo para analisar todos os dados:
Redação

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador