Luciano Hortencio
Música e literatura fazem parte do meu dia a dia.
[email protected]

Gilberto Milfont, firme e forte aos 91 anos

“Nossos idolos ainda são os mesmos”, porém deles não temos notícia alguma. Olvidados pela grande mídia, deles só temos notícia quando partem. Pequeninas notas dão conta dos falecimentos.

Semana passada acordei com uma música na cabeça: ” Você falou demais para o seu castigo, o marido dela quer falar consigo”. Sei cantar a marchinha de cor e salteado, porém não achava seu intérprete nem o título da mesma. Recorri imediatamente ao Grupo Facebook  Arquivo confraria do Chiado e, através dos amigos Sensa Rizzo, Milton Baungartner e Adilson Santos, tomei conhecimento de que é uma composição  de Paquito e Romeu Gentil, na célebre interpretação de gilberto Milfont. O pesquisador Nirez enviou-me o arquivo de áudio e aqui está o vídeo.

https://www.youtube.com/watch?v=7IMrRYgppig]

Ao relembrar Gilberto Milfont, fiquei na dúvida se estava ainda entre nós ou se já partira, em brancas nuvens. Encabulado por não saber disso, mandei mensagem para Dona Sensa Rizzo, que me respondeu enviando um vídeo doméstico onde Gilberto Milfont interpreta uma música para sua esposa (A foto acima foi dele retirada). Só que o vídeo já tinha quase 10 anos … Como não sou de desistir facilmente, recorri ao conterrâneo Jairo Severiano, que gentilmente afirmou-me estar vivo Gilberto Milfont, morando em Copacabana e, que maravilha, forneceu-me o telefone de sua residência.

Tive, sexta feira à noitinha,  o imenso prazer de conversar por telefone com Dona Iraci, esposa do cantor e compositor cearense Gilberto Milfont, bem como com o próprio. Durante a conversa com ele, coloquei várias músicas em volume bastante alto e cantamos juntos. Foi muito prazeroso. Não sei qual dos dois estava mais feliz, se eu ou ele. Dona Iraci comprometeu-se de mandar, através do filho, fotos e dados artísticos colhidos através das anotações do próprio Gilberto Milfont.

Estou torcendo para que possamos fazer ao grande intérprete cearense uma homenagem bem bacana no dia 7 de novembro, quando completará noventa e dois anos. Gilberto Milfont tem toda uma vida dedicada à música, tanto como cantor, quanto como compositor.

Termino esse feliz relato enviando a todos o vídeo da raríssima gravação de FRAMBOEZA (sic), choro interpretado por Gilberto Milfont, agradecendo ao pesquisador e colecionador Miguel Bragioni o envio do arquivo de áudio e foto do selo do disco.

Bom domingo pra todo mundo.

[video:https://www.youtube.com/watch?v=RrQrj-eWNtc
 

Luciano Hortencio

Música e literatura fazem parte do meu dia a dia.

26 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Big Parça da NSA


    “Quem canta, os males espanta”

    Tens todo meu apoio para integrar os quadros de buscas da Inteligência Tupiniquim operando a partir da divisão Nossos Saudosos Amigos – NSA.

    Flower Delivery ExpressFlower Delivery ExpressFlower Delivery Express

     

    Você pode operar no Departamento dos Arteiros Sumidos e enviar drones carregados com buquês de flores para todos eles.

    Os UAVs podem, na volta para Fortaleza, trazer registros antigos, imagens e testemunhos sonoros ou impressos destas pessoas maravilhosa que continuarão, pela eternidade, ensinando que “quem canta, os males espanta”.

    Flower Delivery Express Flower Delivery Express Flower Delivery Express

    Flower Delivery Express Flower Delivery Express Flower Delivery Express

    Pra inaugurar o serviço, envie os três agrados abaixo, por minha conta: o primeiro é prá Maria Luisa e outros sãos pro Milfont.

    Flower Delivery ExpressFlower Delivery ExpressFlower Delivery Express

    Podemos ser sócios, meio a meio, nesse projeto florístico-musicado: você vai entrar com o ‘troco’ – após receber aquela indenização da Varig – e eu vou participar apenas com uma grande boa vontade.

    Lembre-se que a nobilíssima Maria Luisa pode ser contratada para a consultoria freelancer da empresa.

    Abs!

    1. “com amigos por perto”

       

      Um Tratado de Alquimia Musical

      A música é sagrada para o universo e a razão, segundo os mais brilhantes filósofos, é que a sua origem vem das almas, que vivem desde a criação do universo, muito antes dos homens.

      “Os verdadeiros anjos estão cantando (conforme as Sagradas Escrituras); os céus estão cantando, como Pitágoras confirma; e eles procuram a glória de Deus, como reporta o salmista, as musas e Apolo estão cantando; os pássaros, os carneiros e os gansos estão cantando em seus instrumentos musicais do mesmo modo que nós, também, cantamos e tocamos música, e não fazemos sem razão” – Michael Majer.

      Ao falar, os homens nada mais fazem do que continuar a viagem do pensamento, que é externo, para fora do corpo novamente.

      Quando cantam, apenas ordenam o pensamento como uma orquestra, uma banda, o que faz com que as almas desordenadas, que brincam como crianças num parque de diversão, passem a esquecer as brincadeiras e se ordenem seguindo a música, assim como garotos que seguem uma banda militar, marchando ao seu lado, tentando acompanhar a ordem.

      Para entendermos o que acontece, basta imaginar que, quando cantamos, somos como uma banda e que as almas passam a seguir o nosso canto, marchando rumo a sua direção para o infinito, deixando que nossos pensamentos cheguem até nós sem interferências exteriores.

      Gilmour é o autor da letra de “High Hopes” junto com a sua esposa, Polly Samson. Na essência, a canção aborda as dificuldades de Gilmour deixar a sua terra natal, das perdas e ganhos na vida e de renovar a esperança. Além disso, denuncia o egoísmo, o arrependimento e as mazelas oriundas da divisão e do individualismo dos dias de hoje.

      [video:http://youtu.be/Jzc2VywyrWg width:600 heigth:450]

      Apesar de ser uma composição cheia de palavras difíceis e frases extremamente subjetivas, “High Hopes” é direta, simples e linda ao valorizar os sentimentos fraternais quando diz:

      “A grama era mais verde, as luzes eram mais brilhantes, o gosto era melhor, as noites eram maravilhosas, com amigos por perto”.

      [video:http://youtu.be/i1GmxMTwUgs width:600 heigth:450]

      “Nos braços de um anjo, voe para longe daqui, deste escuro e frio quarto de hotel e da infinitude que você teme”

          1. zóiudo

             

            – Hoje passou um cara perto da gente e eu falei: “Olhaí, mamãe, esse Careca tá olhando prá você!”

            – Pelo amor de Deus, eu já falei que você não pode ficar agindo assim; o Careca poderia ter ouvido…

            – E o que você pensa Jejê?

            – Tio, eu falei prá ela: “Você acha que eu tô falando prá ele não ouvir? É prá ele ouvir mesmo, uai?”

  2. O Periodista Gabo

     

    “O jornalismo é uma paixão insaciável.

    Un tal Gabo: La vida de García Márquez antes de Cien años de soledad 

    Quem não sofreu essa servidão que se alimenta dos imprevistos da vida não pode imaginá-la.

     

    Quem não viveu a palpitação sobrenatural da notícia, o orgasmo do furo, a demolição moral do fracasso não pode sequer conceber o que são.

    Ninguém que não tenha nascido para isso e esteja disposto a viver só para isso poderia persistir numa profissão tão incompreensível e voraz.”

    Gabriel García Márquez (Q.E.P.D)

    A citação é de Gabriel José García Márquez em “A Melhor Profissão do Mundo”

     

      1. Leve-me até a Lua

         

        A canção é linda e Tonny Benet é Fera!

        Você perdeu o troco que investiu prá subornar os jurados do Miss Brasil 2014.

        A gata cearense Melissa Gurgel é muito bonita e, naturalmente, iria ganhar o concurso sem a sua ‘ajudinha’.

        Melissa Gurgel, Miss Ceará, 1º lugar/Foto de Lucas Melissa/Divulgação

        “Me leve para a lua e me deixe brincar entre as estrelas / Me deixe ver como é a primavera em Júpiter e Marte”

        Que Deus a conserve assim.

  3. cantores da velha guarda

    A propósito ontem completou 62 anos da trágica morte do eterno rei da voz  Francisco de Moraes Alves ou simplesmente Chico Viola. Pode ter tido alguma lembrança em lugar da mídia, mas nada eu encontrei. Algum tempns meses atrraz fui a um mdico em Botafogo e como sempre faço quando posso, vou ao São João Barista fazer uma visita ao túmulo  do Chico enotei queestava  largado, paguei à uma pessoa que se aproximou de mim para fazer uma limpeza. O descaso com a nossa história é  muito grande .  Em Paris o cemitêrio e ponto turistico , o da Ricolleta  em BuenosAAires p também. Por falar na cidade portenha, por lá Gardel continua vivíssimo.

  4. OLHARES

     

    Por quem os sinos dobram no Maranhão?

    “Talvez aquele para quem estes sinos dobram esteja tão mal que ele sequer sabe que dobram por ele. E talvez eu possa me achar muito melhor do que sou, como fazem aqueles que me rodeiam, e ao ver o meu estado podem tê-lo feito dobrar por mim, e eu nem saiba disso” – John Donne

    [video:http://youtu.be/27WHNX_kBXU width:600 height:450]

      1. muita calma

         

        É NESTA HORA QUE A MARIA FILÓ PISA NA FULÔ!

        [video:http://youtu.be/29EFUxrujto width:600 heigth:450]

        [video:http://youtu.be/X3KYXq9-LK8 width:600 heigth:45]

        Em terra minha e na sua redondeza distante daqui, uso esta expressão prá alertar cearense desavisado, evitando que, mais tarde, ele possa dizer que cansou de ser enganado.

        Um salve pro engenheiro metalurgista e catedrático Raimundo Nonato, meu chegado de São Luiz, que vivia repetindo esta frase infame.

          1. Não é bem assim

             

            Vous êtes une superbe Jane

            Você esqueceu que ‘Tarzan do Manguezal’ foi o nome com o qual rebatizei, recentemente, o bravo Tenor do Ceará?

            Explique, agora, como é possível para o birrento ‘Tarzan do Cocó’ correr atrás da macacada no meio daquela ‘cipuada’ formada pela característica vegetação do mangue?

            Imagino que isso seja possível somente para um ‘Tarzan Lagartixa’ ou ‘Tenor Iguana’ – vá saber…

            [video:http://youtu.be/bQ2X-_4Gd90 width:600 height:450]

            “C’est parce que je m’ennuie / Je m’appelle Jane et je t’emmerde / Toi tu ne t’appelles pas Tarzan”

            [video:http://youtu.be/NEdrixcljxE width:600 height:450]

  5. Choro de Fêmea

     

    Até o cheiro da lágrima afugentaria.

    Um estudo científico afirma que o homem rejeita sexualmente a mulher que chora.

    Pois eu discordo. A ciência, neste caso, está inteiramente errada.

    A chorosa fascina porque é mulher na essência. Vulnerável, desprotegida, pronta a ser socorrida – e depois se Deus ajudar penetrada – pelo seu salvador.

    Quanto ao chorão, ele sim é repulsivo. Fica desfigurado, revela sua fraqueza patética e mostra à mulher que ela não pode contar com ele nos apuros.

    Lembro sempre de uma frase de Sêneca: “As lágrimas dos fracos secam as minhas”.

    FABIO HERNANDEZ

  6. Prezado LUCIANO HORTENCIO – estou plenamente agradecido por sua amizade pelo TIO GILBERTO MILFONT.. inclusive quando verifiquei seus comentários, resolvi manter também amizade com v. excelência – WÁGNER MILFONT DE ALMEIDA – filho de IRIS MILFONT DE ALMEIDA- irmã de Gilberto Milfont, sendo a mais nova do Clã MILFONT -falecida; – endereços para contato – residência à rua – Cel. Raimundo Augusto – 199. casa. centro. Lavras da Mangabeira – Ce, ou Rua José Carlos Muniz – 176 A, bairro sossego – Crato – CE; CEP..63.107.060 – fone – ( 88 ) 9.9805 9311…estarei a disposição para maiores contatos….

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador