A epidemia de cólera no Haiti

Do Brasilianas.org

Haiti contabiliza 4 mil mortos por surto de cólera

Por Lilian Milena
Da Agência Dinheiro Vivo

Dados do Ministério de Saúde haitiano (MSPP) apontam que a epidemia de cólera já matou 4 mil pessoas e deixou pelo menos 217 mil doentes em toda a extensão geográfica do país, até fevereiro deste ano.

O surto da doença começou em outubro de 2010, e segundo estudos de epidemiologistas internacionais, está longe de ser controlado dada a falta de infra-estrutura sanitária na região. Há mais de um século não havia registros epidêmicos de cólera no Haiti.

Pesquisas recentes apontam que doença se alastrou a partir de um campo nepalês da Missão das Nações Unidas para estabilização do Haiti (Minustah), ao centro do país. Últimos levantamentos registraram que a doença está se espalhando pela América Central, tendo alcançado o país vizinho, República Dominicana.

AutoAutores do artigo publicado no The New England Journal of Medicine, de 6 de Janeiro de 2011, sobre a origem da epidemia, afirmam, a partir de estudos de duas espécies de cólera isoladas do Haiti e de três de outras regiões do mundo, que o grupo que contaminou os haitianos é de uma variedade que predomina no Sul da Ásia, incluindo Bangladesh. 

“Nossos dados distinguem as estirpes [de cepas epidêmicas de cólera] do Haiti daquelas que circulam na América Latina e nos Estados Unidos (…) portanto, é improvável que os eventos climáticos levaram a epidemia para o Haiti”, completam.

Um artigo mais recente publicado por cientistas no Annals of Internal Medicine, este mês, aponta que a epidemia está longe de ser controlada, apesar dos esforços de vacinação em massa e fornecimento de água potável à população, entre outros fatores, porque os indivíduos que tem acesso à água limpa podem ainda assim serem contaminados por outras vias, como contato direto com outra pessoa já contaminada.

Os autores recomendam um conjunto de ações para combater a cólera, já bastante conhecidas, como vacinação, saneamento básico e educação preventiva. “Um esquema de vacinação para 500 mil pessoas é capaz de reduzir em três por cento o risco de contaminação – cerca de duas vezes mais que o impacto do acesso à água limpa sobre a redução de riscos”, explicam.

Mas são cético quanto à rápida aplicação dessas ações, tendo em vista as condições político-sociais do país. A taxa de letalidade da população contaminada, tanto em ambientes comunitários quanto hospitalares, é de 2%.

Para acessar artigo da The New England Journal of Medicine, clique aqui.
Para acessar artigo do Annals of Internal Medicine, clique aqui.

Luis Nassif

Luis Nassif

Recent Posts

Choques políticos em série refletem bagunça institucional, por Antonio Machado

O chamado ativismo judicial provoca rusgas institucionais desde o tempo do mensalão, antecedendo os ataques…

12 horas ago

Lei de Alienação Parental: revogar ou não revogar, eis a questão

Denúncias de alienação descredibilizam acusações de violência contra menores e podem expor a criança aos…

12 horas ago

Papa Francisco recebe Dilma Rousseff no Vaticano

Os dois conversaram sobre o combate à desigualdade e à fome. Para Dilma, o papa…

15 horas ago

Exposição à poluição aumenta o risco de doenças cardíacas em moradores de São Paulo

Os pesquisadores constataram que pessoas que sofrem de hipertensão sofrem ainda mais riscos, especialmente as…

16 horas ago

Vídeo mostra a ação da polícia durante abordagem de Tiago Batan

Caso ganhou repercussão no interior de SP; jovem faleceu após ser baleado na região do…

16 horas ago

Roberto Campos Neto e o terrorismo monetário

É papel do Banco Central administrar as expectativas de mercado, mas o que o presidente…

17 horas ago