Atirador de Orlando tinha histórico de violência doméstica

Jornal GGN – Olhar para a história pessoal do atirador de Orlando – que já agrediu a esposa e trabalhava em uma firma de segurança presente em conflitos armados no Oriente Médio – é mais relevante para entender o massacre que ele promoveu do que tentar dissecar os livros e jornais que ele lê. Essa é a opinião do professor de Relações Internacionais da PUC, Reginaldo Nasser.

“O assassino nesse caso era violento com a mulher. Batia na mulher e chegou até a fazê-la de refém. Há um histórico de violência”, disse em entrevista para a Rede Brasil Atual. “Há uma cultura bélica nos Estados Unidos, alimentada por um imaginário, de ir ao mundo, atacar o mal, e você pega o histórico de envolvimento dos Estados Unidos nas guerras do mundo isso fica evidente. Tudo isso é muito ventilado na sociedade, como se fosse resolver o mal. É uma coisa meio missionária”.

Da Rede Brasil Atual

Histórico de violência doméstica é fator comum em chacinas nos EUA

Por Helder Lima

Para professor de Relações Internacionais da PUC-SP, ataque à boate Pulse, em Orlando, resulta da radicalização do ódio em um país que abriga grupos violentos de direita há mais de um século

São Paulo – A violência doméstica é um dos fatores que está por trás das chacinas praticadas nos Estados Unidos, como a da madrugada de domingo (12), em Orlando, que deixou 49 mortos e 53 feridos da comunidade LGBT na boate Pulse. “O assassino nesse caso era violento com a mulher. Batia na mulher e chegou até a fazê-la de refém. Há um histórico de violência”, diz o professor de Relações Internacionais da Pontifícia Universidade Católica (PUC-SP) Reginaldo Nasser sobre o autor do crime, Omar Mateen, 29. Mateen trabalhava para a empresa de segurança GS4. Essa empresa atua não só com segurança privada, mas também em conflitos armados como no Afeganistão e Iraque.

Nasser diz que os Estados Unidos passam por um processo de radicalização de grupos de direita “cuja extremidade lógica é matar alguém”. O pesquisador também refuta a tese de que a pessoa se torne violenta por conta apenas de ideias. “As crenças e as ideologias articuladas por um grupo podem canalizar a violência, mas elas não criam a violência no sentido de instaurá-la”, afirma. Ele considera também que no caso dos Estados Unidos há uma estrutura social que induz à violência: “Você tem crimes de ódio, homofobia, racismo e centenas de grupos que propagam sistematicamente essa visão de mundo. Isso inclusive proliferou depois da eleição do Obama, como se sua eleição estivesse perturbando a sociedade norte-americana”.

Para o professor, é um erro que a discussão se dê em torno das possíveis motivações. “E em vez de as pessoas ficarem buscando o que a pessoa lê, o que é doutrinado, conta mais a história de vida da pessoa”, defende Nasser. “Neste caso, é uma ação isolada, mas na medida que outros praticam essa ação isolada há uma regularidade. Portanto, é um fato social.” O professor lembra que o país tem um histórico de grupos radicais de direita e cita a Ku Klux Klan, que surgiu em 1865 como uma fraternidade de armas voltada a aterrorizar os negros. “Nos Estados Unidos, historicamente você vai achar grupos de ódio, de extermínio, é um negócio impressionante, isso sempre tem”, diz Nasser.

“Há uma cultura bélica nos Estados Unidos, alimentada por um imaginário, de ir ao mundo, atacar o mal, e você pega o histórico de envolvimento dos Estados Unidos nas guerras do mundo isso fica evidente. Tudo isso é muito ventilado na sociedade, como se fosse resolver o mal. É uma coisa meio missionária”, afirma o professor. Ele também diz que a pessoa que faz esses ataques assume uma posição de representar para si mesma e para a sociedade “o princípio moral absoluto”.

Um pesquisador norueguês chamado Johan Galtung estudou os conflitos sociais e concluiu que sob a violência visível, como a dos fatos criminosos por motivações de ódio, há uma violência invisível que pressiona a pessoa a tomar tais atitudes. “Nós só tomamos contato com a visível, mas a invisível tem duas variáveis, a estrutural e a cultural – essas são as que massacram a pessoa no dia a dia. E algumas pessoas diante disso reagem com violência física. É uma reação inadequada, claro, mas a pessoa está reagindo”, observa Nasser.

Redação

Redação

View Comments

  • Muçulmano? Homossexual?

    Muçulmano? Homossexual? Homofóbico? Vítima de enormes confliitos de consciência?

    Tanto faz, não foi o primeiro nem será o último estadunidense a promover chacina como franco atirador. Cidadão de país em que vira herói quem resolve tudo na bala.

Recent Posts

Brasil retoma produção de insulina após 23 anos

Nova fábrica em Minas Gerais terá capacidade para atender demanda nacional; 1,9 milhão de pacientes…

59 minutos ago

Choques políticos em série refletem bagunça institucional, por Antonio Machado

O chamado ativismo judicial provoca rusgas institucionais desde o tempo do mensalão, antecedendo os ataques…

16 horas ago

Lei de Alienação Parental: revogar ou não revogar, eis a questão

Denúncias de alienação descredibilizam acusações de violência contra menores e podem expor a criança aos…

17 horas ago

Papa Francisco recebe Dilma Rousseff no Vaticano

Os dois conversaram sobre o combate à desigualdade e à fome. Para Dilma, o papa…

20 horas ago

Exposição à poluição aumenta o risco de doenças cardíacas em moradores de São Paulo

Os pesquisadores constataram que pessoas que sofrem de hipertensão sofrem ainda mais riscos, especialmente as…

20 horas ago

Vídeo mostra a ação da polícia durante abordagem de Tiago Batan

Caso ganhou repercussão no interior de SP; jovem faleceu após ser baleado na região do…

21 horas ago