Ato 1º de Junho: Por Todas Elas

                 

Por Almeida

Movimento nas redes sociais convocam diversos atos de repúdio à Cultura do Estupro, o mais compartilhado é o Por Todas Elas, marcado para o próximo dia primeiro, em diversas cidades, como São Paulo, Belo Horizonte, Porto Alegre e Rio de Janeiro. Informem-se pela rede dos locais que serão realizados em suas cidades.

Aprende a Respeitar, Jout-Jout convoca para a manifestação:

                             https://www.youtube.com/watch?v=4fLOz-qkjcs]

                  

Setores obscurantistas “cristãos”, os ultraconservadores, os reacionários de todo espectro ideológico, os misóginos e os fascistas pululam na rede, para negarem a existência, em nossa sociedade, de uma Cultura do Estupro. Combater uma cultura arraigada exige um debate persistente e franco, uma ação constante de natureza educacional, com início desde a fase escolar, para que de modo preventivo, não se cristalize os valores de uma sociedade falocêntrica e permissiva do constrangimento das mulheres.  Os ultraconservadores pretendem evitar, a todo custo, esse amplo debate e a negação da Cultura do Estupro lhes parece o caminho mais fácil, para abortar a discussão.

Procuram minimizar o hediondo episódio recente, onde a vítima foi exibida com um troféu de “glória” dos covardes estupradores. Chegam a criar uma “jóia” do duplipensar com o conceito, expresso em novilíngua, de “Estupro Consentido”. Apresentam vítima como “suspeita” e relativizam a culpa dos estupradores; a canalha direitista hipocritamente lança mão do relativismo moral, de que tanto acusam a esquerda de praticar:

                     

Davi Simões, o Primata Falante, explica um cadinho a existência na sociedade da Cultura do Estupro.

                            [video:https://www.youtube.com/watch?v=eMPwCQsWdE8

Redação

Redação

View Comments

  • PRUDÊNCIA E CONSCIENTIZAÇÃO

    As lutas democráticas em defesa da igualdade de direitos, do pleno respeito às mulheres e do rigoroso combate ao machismo e a todas as formas de violência e discriminação de gênero constituem bandeiras legítimas, cruciais para a construção da cidadania.

    Todavia, é indispensável manter extrema cautela em relação a formas de mobilização que podem servir a interesses diametralmente opostos às causas defendidas.

    Creio que é de fundamental importância promover formas de mobilização que tenham o poder de propiciar o diálogo com os diversos segmentos sociais, de forma a favorecer a evolução cultural e a conscientização coletiva.

    Neste sentido, é preciso que tais mobilizações ocorram sempre em paralelo a outras ações voltadas para a realização de debates públicos, inclusive com a participação de pessoas dedicadas ao estudo do assunto e à atuação institucional em defesa da causa.

    Vale lembrar aqui que a manipulação de mobilizações em torno da defesa de causas legítimas tEm sido observada em desastrosas experiências vivenciadas no Egito, na Líbia e na Ucrânia, entre outros países vitimados pelas ‘guerras assimétricas’.

    E urge recordar que alguns dos mais gritantes exemplos da relação entre a inescrupulosa manipulação de causas legítimas, a precipitação de instabilidade político-institucional, e a precipitação de conflitos fratricidas tem sido observados na Síria, onde diversas ONGs financiadas por países centrais têm papel de destaque na tragédia.

Recent Posts

Trump considera sanções contra países que deixem de usar dólar

Taxação cambial, tarifas e restrição a exportações estão entre punições avaliadas pela equipe do candidato…

8 horas ago

Governo federal confirma continuidade da homologação de terras indígenas

Força-tarefa composta por ministérios, Funai, AGU e Incra busca acelerar processo; quatro processos devem ser…

9 horas ago

A conexão Nuland–Budanov–Tadjique–Crocus, por Pepe Escobar

A população russa deu ao Kremlin carta branca total para exercer a punição máxima e…

9 horas ago

Elon Musk vira garoto propaganda de golpe que pagou por anúncio no X

Golpe inventa uma nova empresa de Elon Musk, a Immediate X1 Urex™, que pretende enriquecer…

9 horas ago

Governo Milei segue com intenção de lançar ações do Banco de La Nacion no mercado

Apesar da retirada da lista de privatização, governo Milei reforça intenção de fazer banco oficial…

9 horas ago

Prêmio Zayed de Sustentabilidade abre inscrições globais

Prêmio para soluções sustentáveis passa a aceitar inscrições em português; fundos de premiação chegam a…

10 horas ago