Brasileiro herdou a “indolência” do índio e a “malandragem” do negro, diz vice de Bolsonaro

 

Jornal GGN – O general Mourão começou a empreitada como pré-candidato a vice-presidente na chapa de Jair Bolsonaro (PSL) causando polêmica. Nesta segunda (6), o general da reserva Antonio Hamilton Mourão declarou que o brasileiro herdou a “indolência” do índio e a “malandragem” do negro. Procurado, ele negou que tenha sido racista.
“Essa herança do privilégio é uma herança ibérica. Temos uma certa herança da indolência, que vem da cultura indígena. Eu sou indígena. Meu pai é amazonense. E a malandragem, Edson Rosa [vereador negro presente na mesa], nada contra, mas a malandragem é oriunda do africano. Então, esse é o nosso caldinho cultural. Infelizmente gostamos de mártires, líderes populistas e dos macunaímas”, disse Mourão durante reunião na Câmara de Indústria e Comércio (CIC) de Caxias do Sul. O relato é da revista Veja.
Procurado por O Globo, ele disse que essa é “a realidade que a gente vê em alguns lugares. Isso faz parte do DNA do brasileiro. Nós não somos nenhuma raça pura. Somos uma amálgama dessas culturas.” Ele ainda acrescentou que “não há nenhum tipo de racismo na minha declaração. Como eu mesmo disse, eu também sou indígena.”
Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

View Comments

  • Segundo o general, o
    Segundo o general, o brasileiro herdou a “indolência” do índio e a “malandragem” do negro.

    Aplicando a mesma linha de raciocínio, afirmo que o bolsonaro herdou a "inteligência" de um jumento e a "sagacidade" de uma porta.

  • Mourão, generais e camarões

    Mourão, generais e camarões

    Chamavam-se os generais e outros milicos da ditadura de "camarões", pois só tinham merda na cabeça e, indolentes, viviam nas costas do Brasil, onde penduravam também, entre outras malandragens, filhas solteiras que casavam só "por fora", para receber ricas pensões dos malandrinos durante dezenas e dezenas de anos. O general Mourão pode não ser um exemplar perfeito dessa descrição preconceituosa, mas merda na cabeça não lhe falta, né não?

    • com certeza o general está

      com certeza o general está descrevendo as forças armadas que ele e o bosto.. tão bem conhecem

  • então?????

    Então o Antonio Ermínio de Moraes, o Roberto Marinho, o Camargo Correa, o Antonio Carlos Magalhães, o Fernando Henrique Cardoso, eu, e outros que tais,  somos  grandísssimos malandros e vagabundos? E como ficam os habitantes do sul do país? Então não é São Paulo que toca essa Bananalândia?, porque o que não falta aqui é nordestino!!!. Esses prédios e fábricas todas foram construídas por algum alemão, ou francês, ou espanhol? Tijolo por tijolo? Aproveito o ensejo para perguntar ao corajoso general, vice de um capitão, dizem, desertor: quanto tempo o país pode  ou poderia suportar o ataque de uma superpotência? Afinal o gal. está sendo pago para saber exatamente isso!!! Vamos - por exemplo-,lembrar que por diversos motivos, e em diversas oportunidades, os States- exatamente ele ameaçou invadir nossa pátria amada; idolatrada. Diante do discurso do gal. por que motivo afinal, então, temos tanto desprezo por nossa gente, principalmente os mais pobres? Então ainda, afinal, o que aprende um carinha que fica tirando onda de valente Às nossas custas,  durante 4 ou 5 anos, nas Agulhas Negras? Aprende que o brasileiro é burro, otário, vagabundo, salafrário, sem vergolha e o escambau mais?

  • dos abismos que mencionei anteriormente...

    à proporção que descem degrau por degrau, vamos descobrindo seus alvos principais

  • negociata

    será se já começou o festival de tiro no pé?

    me pareceu balão de ensaio prá entregar a parte dêle.

  • Esse não General comandante

    Esse não General comandante do Exército, ainda na ativa, o Vilas Boas? Está havendo confusão de generais nesse texto.

Recent Posts

Prorrogação da desoneração da folha de pagamento contraria interesse público

Estudo da Secretaria de Política Econômica aponta que medida é ineficaz, e seu custo afeta…

2 horas ago

Familiares de João Cândido nunca foram procurados pela Marinha

Único filho vivo do líder da Revolta da Chibata criticou posicionamento da Força, mas diz…

4 horas ago

Paulo Freire lança ‘Clarões da Madrugada’, parte do CD ‘A Mula’

O álbum A Mula é uma obra que mergulha nas tradições folclóricas brasileiras, com destaque para o…

4 horas ago

Brasil retoma produção de insulina após 23 anos

Nova fábrica em Minas Gerais terá capacidade para atender demanda nacional; 1,9 milhão de pacientes…

5 horas ago

Choques políticos em série refletem bagunça institucional, por Antonio Machado

O chamado ativismo judicial provoca rusgas institucionais desde o tempo do mensalão, antecedendo os ataques…

20 horas ago

Lei de Alienação Parental: revogar ou não revogar, eis a questão

Denúncias de alienação descredibilizam acusações de violência contra menores e podem expor a criança aos…

21 horas ago