“Devemos criar uma lei de união civil para homossexuais”, diz Papa Francisco

Jornal GGN – O papa Francisco reconheceu a união civil entre pessoas do mesmo sexo. Em declaração ao documentário “Francesco”, exibido nesta quarta (21), o pontífice apoiou a criação de leis que garantam o casamento civil de casais homossexuais.

“As pessoas homossexuais têm direito de estar em uma família. Elas são filhas de Deus e têm direito a uma família. Ninguém deve ser expulso ou ser infeliz por causa disso”, disse o papa, no filme, em trecho no qual reflete católicos que se identificam como LGBT+.

Depois dessas observações, outras opiniões de católicos geraram controversa frente à postura do papa Francisco, quando ele decidiu frisar, ainda mais, a sua opinião sobre uniões civis de casais do mesmo sexo: “Devemos criar é uma lei de união civil. Dessa forma, eles são legalmente cobertos”, assinalou. “Eu defendo isso”, completou o papa Francisco.

A produção cinematográfica sobre a vida do pontífice estreou nesta quarta, como parte do Festival de Cinema de Roma. O filme narra a abordagem do papa Francisco sobre questões sociais urgentes e aqueles que, segundo suas próprias palavras, vivem “nas periferias existenciais”.

Além da disposição do papa Francisco em apoiar a união de pessoas do mesmo sexto, o documentário traz a atuação do pontífice por migrantes e refugiados, pobres, as mulheres na sociedade e a questão do abuso sexual dentro da Igreja.

Em outro trecho do filme, segundo a agência de notícias católicas CNA (Catholic News Agency), o pontífice aparece encorajando dois homens em um relacionamento do mesmo sexo a criar seus filhos junto à igreja.

“Ele não mencionou qual era a sua opinião sobre a minha família. Provavelmente ele está seguindo a doutrina neste ponto”, disse o homem, após elogiar o papa Francisco por sua disposição.

Em entrevista à agência CNA, o documentarista Evgeny Afineevsky, que vem acompanhando o Papa Francisco desde 2018, com acesso sem precedentes ao cotidiano do líder católico, admitiu que o papa fez o apelo por uniões civis durante uma entrevista para o filme. Em outra ocasião, o cineasta havia afirmado que o documentário pode não agradar a todos os católicos.

“Não olhei para ele como o papa, estou olhando para ele como um ser humano humilde, um grande modelo para a geração mais jovem, um líder para a geração mais velha, para muitas pessoas que não estão no mesmo sentido da Igreja Católica, mas no sentido de liderança pura, no terreno, nas ruas”, disse Afineevsky.

 

Redação

Redação

View Comments

  • Comprovada a existência de união afetiva entre pessoas do mesmo sexo, deve-se reconhecer o direito do companheiro sobrevivente de receber benefícios decorrentes do plano de previdência privada, com os idênticos efeitos operados pela união estável. A decisão inédita — até então tal benefício só era concedido dentro do Regime Geral da Previdência Social — é da 3ª Turma do Superior Tribunal de Justiça, em processo relatado pela ministra Nancy Andrighi.

    https://www.conjur.com.br/2010-fev-09/parceiro-mesmo-sexo-direito-receber-previdencia-privada

    A união entre as pessoas deveria ser por questão de amor, não por questão de sobrevivência

  • A Igreja Católica ainda vai ter muito o que fazer para continuar sendo ouvida neste mundo. Precisa, por exemplo, acabar com a bobagem do celibato de padres e freiras.

Recent Posts

Restrição das exportações de GNL estadunidense é moderada e provisória

Em meio à corrida eleitoral, a decisão de Biden é questionada pela indústria de energia…

47 minutos ago

“Infelizmente, este será o maior desastre que nosso estado já enfrentou”, diz governador do RS

Sobe para 13 número de vítimas fatais por causa dos temporais. Além disso, outras 21…

59 minutos ago

O 1º de Maio foi um fiasco! Viva o 1º de Maio!, por Gilberto Maringoni

Fiascos são pacientemente planejados e construídos. Logo, o fiasco na comemoração do Principal ato de…

1 hora ago

Repetindo Bolsonaro e Trump, Milei desmantela a imprensa argentina

Ataques e ameaças do presidente da Argentina, Javier Milei, a jornalistas, buscam acabar com a…

1 hora ago

Os primeiros resultados do afastamento do promotor de São João da Boa Vista

Confirmando sua remoção haverá possibilidade de levantar o que foram esses anos em que uma…

2 horas ago

Invasão da Embaixada do México em Quito viola o Direito Internacional

Condenado por corrupção, Glas alega perseguição e, segundo sua defesa, a acusação seria uma forma…

3 horas ago