Juiz Federal da Bahia impede entrega de título a Lula

Jornal GGN – Por decisão do juiz Evandro Reimão dos Reis, da 10ª Vara Federal Cível de Salvador deferiu liminar para cancelar a entrega do título de Doutor Honoris Causa ao ex-presidente Lula, na Universidade Federal do Recôncavo Baiano (UFRB). O recurso foi do vereador Alexandre Aleluia (DEM).

Lula receberia o título neste dia 18, sexta, dentro da programação da caravana ‘Lula pelo Brasil’, que inicia hoje e percorre nove estados nordestinos. E o juiz determinou, além do cancelamento, que a Polícia Federal assegure que o evento não aconteça. A PF deverá estar de prontidão no dia e local anunciados pela Universidade, e “adote as medidas cabíveis” em caso de descumprimento.

Segundo o Justificando, a decisão causou espanto. O colunista do site e pesquisador na Universidade Estadual de Feira de Santana (BA), Felipe Freitas, afirmou que a decisão “viola o princípio da autonomia universitária; desrespeita a noção de causa interna corporis e interfere na liberdade de cátedra dos conselheiros”, e vai mais longe, diz que “o precedente é perigoso e nos remete a lamentáveis momentos históricos nos quais pesquisadores, professores e cientistas não gozam de qualquer espaço de auto-organização e livre pensamento”.

O vereador responsável pela ação, Aleluia, disse em entrevista que “Lula merecia uma sentença e não uma homenagem”. Isso para a rádio local. Ato contínuo entra o Procurador de Justiça da Bahia, Rômulo Andrade Moreira, também articulista do Justificando, perguntando se o vereador, seu aluno, não havia prestado atenção nas aulas: “Pergunte a ele se na faculdade ele não aprendeu o que é princípio da inocência? Ele foi meu aluno na Unifacs. Eu ensinei isso a ele. Lula não foi definitivamente condenado, Lula já foi homenageado por várias universidades no mundo”, disse o procurador.

O vereador Alexandre Aleluia, do DEM, teve um outro episódio digno de nota. Durante uma sessão na Câmara ele manifestou repúdio sobre proposta de sessão solene para celebrar os 50 anos da morte de Che Guevara. O político afirmou que se tratava de “homenagem a um assassino e psicopata, que admitiu em famoso discurso na ONU que fuzilava e continuaria fuzilando seus adversários”. Contra o vereador Hilton Coelho (PSOL) que propôs a homenagem, Aleluia afirmou ser um “claro exemplo do duplipensar da esquerda”. E finaliza ao explicar seu ato: “O que gerou a chamada revolução cubana senão uma ditadura sanguinária, perseguidora das oposições?”

Com Justificando e site Medida Provisória

Lourdes Nassif

Redatora-chefe no GGN

Lourdes Nassif

Redatora-chefe no GGN

View Comments

  • Se o ridículo matasse, o que sobraria do

    judiciário brasileiro, incluindo o MP.?

    Acho que vou rezar toda noite para Deus incluir isto na lista oficial de "causa mortis"

  • É claro que é ridiculo, mas

    É claro que é ridiculo, mas acho que tem que fazer o ato na marra. Está na hora da desobediencia civil. Durante a ditadura, milhares de atos de desobediéncia cicil foram feitos, inclusive passeatas.

    • Com toda a truculência dos militares
      Na ditadura as pessoas eram mais corajosas do que hoje em dia.
      Hoje ninguém quer sair da sua zona de conforto.

  • Esses nababos (pagos com
    Esses nababos (pagos com nosso dinheiro) não têm nada de útil para fazer não?

  • LULA, desiste dessa campanha

    LULA, desiste dessa campanha a presidente d"ESSA PORRA". Isso aqui é terra de bandido, e bandido perigoso. Aproveita tua velhice e sai pelo mundo afora fazendo palestras para os povos civilizados. Lembra que os que votarem em ti em 2018, no outro dia te cobrarão milagres econômicos, sociais, políticos, que tu não poderás realizar pois a mundiça, na hora de votar para deputado e senador, capricha em escolher os mais ordinários.

  • A multiplicação dos chefetes

    Em breve teremos em cada comarca do país  um juiz dizendo o que se pode ou não fazer. Em cada comarca do país haverá  um juiz condenando pelas suas proprias regras morais. Em cada comarca do país haverá   um juiz dizendo o que se deve ou não estudar na escola ou a quem pertence ou não a universidade. Em cada comarca do país haverá  um juiz dizendo que alguém não pode doar a alguém que ele não aprova. Em cada comarca do país existirá  um juiz   se guiando  pela literatura  e desmerecendo a prova e ou a presunção da inocência. Em cada comarca do país a  convicção do juiz valerá mais do que qualquer fato. E ai teremos uma republica de Aiatolás, a quem precisaremos pedir permissão até para se vestir ou saber o que podemos dançar  ou ouvir quiça comer.

    •  O Judi$$iário brasileiro,

       O Judi$$iário brasileiro, além de corrupto e incompetente, se tornou fundamentalista. Perfeita a definição: república dos Aiatolás.

  • Se ridicularizando
    O judiciario brasileiro passou do limite de envergonhar-se ao de ridicularizar-se.Nada mais da para comentar,é tão surreal que parece que qualquer hora acordamos deste pesade-lo.

  • Nassif se tornando

    Nassif se tornando "pitoniso"? Tem exemplo maior para o post da perca (é assim que se expressa uma "intelectual" minha conhecida) do medo do ridículo e da miséria da intelectualidade ? Por favor, caro "Turco", escreva logo algo tipo Restauração Democrática, Retorno à Normalidade, Fora Temer, Volta Dilma.

  • Apêndice da Casa Grande

    A cada dia, mais e mais, o Judiciário brasileiro escancara a sua natureza de apêndice da Casa Grande.

  • Este título de Doutor Honoris

    Este título de Doutor Honoris Causa, mais um, já é de Lula, queiram ou não Aleluia e seu jagunço justiceiro de plantão e independentemente de que a Cerimônia de entrega ocorra ou não.

    O Judiciário, ou boa parte deste, é saudoso da Ditadura Militar, só que agora vivem como verdadeiros marajás e com salários astronômicos. Assim sendo, é lógico esperar que ajam para impedir que o povo tenha sua representação genuína e que venha ameaçar suas vidas de nababos, parasitasitando a sociedade.

    Salve Lula, o terror das elites e dos coronéis!

  • IGNOREM a decisão do juíz

    IGNOREM a decisão do juíz Evandro.

    Decisões de juíz criminoso não devem ser cumpridas.

    • Exatamente

      O que este juiz evandro reimão dos reis faz é uma violência total contra a autonomia universitária e contra a liberdade acadêmica. Espero que a comunidade acadêmica ignore a ofensa e conceda o título a Lula, com a devida cerimônia.

Recent Posts

Trump considera sanções contra países que deixem de usar dólar

Taxação cambial, tarifas e restrição a exportações estão entre punições avaliadas pela equipe do candidato…

9 horas ago

Governo federal confirma continuidade da homologação de terras indígenas

Força-tarefa composta por ministérios, Funai, AGU e Incra busca acelerar processo; quatro processos devem ser…

10 horas ago

A conexão Nuland–Budanov–Tadjique–Crocus, por Pepe Escobar

A população russa deu ao Kremlin carta branca total para exercer a punição máxima e…

11 horas ago

Elon Musk vira garoto propaganda de golpe que pagou por anúncio no X

Golpe inventa uma nova empresa de Elon Musk, a Immediate X1 Urex™, que pretende enriquecer…

11 horas ago

Governo Milei segue com intenção de lançar ações do Banco de La Nacion no mercado

Apesar da retirada da lista de privatização, governo Milei reforça intenção de fazer banco oficial…

11 horas ago

Prêmio Zayed de Sustentabilidade abre inscrições globais

Prêmio para soluções sustentáveis passa a aceitar inscrições em português; fundos de premiação chegam a…

11 horas ago