Fala “quilombolas não servem nem pra procriar” leva Bolsonaro à condenação

Foto: Fábio Rodrigues Pozzebom/ Agência Brasil
Jornal GGN – Após afirmar que os quilombolas “nem para procriar servem”, o deputado Jair Bolsonaro (PSC-RJ) foi condenado por danos morais, em ação civil pública movida pelo Ministério Público Federal do Rio de Janeiro.
Durante uma palestra no Clube Hebraica, no Rio, no dia 3 de abril deste ano, Bolsonaro “ofendeu e depreciou a população negra e os indivíduos pertencentes às comunidades quilombolas, bem como incitou a discriminação contra esses povos”, informaram os procuradores da República Ana Padilha e Renato Machado.
Em sua defesa, o deputado defendeu que estava ali para “expor as suas ideologias para o público em geral” e que foi convidado pela Hebraica para isso. Ainda, sustentou que ele “goza de imunidade parlamentar, sendo inviolável, civil e penalmente, por qualquer de suas opiniões palavras e votos”. A Justiça Federal mostrou que não.
No evento, o deputado contou que visitou uma comunidade quilombola. “O afrodescendente mais leve lá pesava sete arrobas”, disse à plateia. “[Quilombolas] não fazem nada, eu acho que nem pra procriador servem mais”, ofendeu, ainda, o parlamentar.
Para os procuradores, Jair Bolsonaro usou expressões injuriosas, preconceituosas e discriminatórias com o objetivo de ofender, ridicularizar, maltratar e desumanizar as comunidades e a população negra.
Por isso, defenderam a necessidade da condenação com uma multa de R$ 300 mil por danos morais. Apesar de acatar à ação civil pública, considerando que Bolsonaro cometeu danos morais, a juíza federa Frana Elizabeth Mendes rebaixou a multa para R$ 50 mil. Bolsonaro disse que vai recorrer da condenação.
Leia, abaixo, a íntegra da decisão da juíza:
Patricia Faermann

Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.

Patricia Faermann

Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.

View Comments

  • Ele deveria responder pelo crime de racismo no âmbito criminal

    Ele deveria responder pelo crime de racismo no âmbito criminal, e não na esfera cível com um valor tão baixo. O Ministério Público tinha que oferecer uma denúncia com base no art. 20 da Lei 7.718/89, que trata dos crimes de racismo:

    " Art. 20. Praticar, induzir ou incitar a discriminação ou preconceito de raça, cor, etnia, religião ou procedência nacional.

    Pena: reclusão de um a três anos e multa."

     

  • Palmas para ele

    Bolsonaro quer atrair o voto dos racistas e está conseguindo através desse tipo de estripulia. Ele sabe que dos progressistas não consegue nenhum voto, então ele luta com as ferramentas que tem em mão, e disso ele entende muito: disseminar o ódio.

  • Bolsonazi

    A verve nazista desse animal só o coloca em fria.

    Falador, se diz orgulhoso de ter sido militar, mas do que os militares mais prezam ele não aprendeu nada: Honradez e disciplina.

    Não passa de um falastrão estúpido.

  • A missão do racista é uma

    A missão do racista é uma missão suicida, principalmente disfarçado de ''opinião''. Expondo a verdadeira face da direita, expondo covardes da esquerda que não enfrentam, racismo só causa tumultos e agita todos os lados pra quem estiver acordado. Coisinhas como Danilo Gentili por exemplo precisou dar passo pra trás pois quase perdeu o emprego. Só lamento quem estiver dormindo. É desse que eu tenho medo.

Recent Posts

Mauro Cid pode ter negociado perdão judicial em troca da delação premiada, diz jornalista

Acordo poderia ajudar o tenente-coronel a pelo menos manter o cargo e não perder totalmente…

14 minutos ago

Desoneração traz risco de nova reforma da Previdência, diz Haddad

Apesar da advertência, o ministro se disse confiante em um acordo para resolver o impasse…

35 minutos ago

Brasil soma mais de 4 milhões de casos de dengue em 2024

Nove estados e o Distrito Federal já decretaram emergência em decorrência da dengue. Minas Gerais…

41 minutos ago

Parece que uma anistia está sendo urdida, por Fernando Castilho

Muita gente já esqueceu as centenas de milhares de mortes pela Covid-19, a tentativa de…

45 minutos ago

A Lei de Alienação Parental no Brasil, por Salvio Kotter

Entre a Tutela da Justiça e a Proteção da Infância, nem manter nem revogar, reformar…

1 hora ago

O Direito de Julgar no vale tudo do mundo, por Marcelo Henrique

Com que “direito” têm estas inúmeras e incontáveis, pessoas, iguais a nós, de declararem suas…

1 hora ago