Campanha quer informar população sobre licitações de ônibus em São Paulo

Idec lança campanha para auxiliar população na licitação de ônibus de São Paulo

O Idec lançou nesta segunda-feira (05) uma campanha para ajudar a população da cidade de São Paulo e Região Metropolitana a entender os principais pontos em discussão no processo de licitação dos ônibus da capital. Além de informativo, o material convoca a população a sugerir melhorias que serão fundamentais para o cotidiano da cidade nos próximos quinze anos.

Na página da campanha “Ônibus na Linha”, há uma introdução para explicar a importância do processo de licitação e como ela afeta a vida de cada cidadão. O material reúne, em linguagem simples e direta, os principais pontos levantados pelo Idec e suas sugestões de melhorias, visando um processo mais democrático e com mais benefícios para os usuários do transporte público na cidade.

​“A consulta pública está sendo feita sem que a população seja estimulada a participar. É um material muito extenso e disponibilizado de forma técnica. O que queremos é chamar a sociedade para o debate e mostrar o que está sendo discutido. O que está em jogo nesta licitação vai mudar a vida do cidadão que mora ou frequenta a capital paulista”, afirma o pesquisador em Mobilidade Urbana do Idec, Rafael Calabria.

Para estimular a participação popular, o site da campanha oferece duas formas de contribuição: apoiar as sugestões que o Idec enviou para as autoridades responsáveis pelo processo de licitação; ou preencher e enviar um formulário para a prefeitura com as propostas do instituto e qualquer outra alteração sugerida pelo cidadão.

Entre os principais pontos destacados pelo Idec, há 7 grandes temas presentes nos editais: competitividade, remuneração, controle e fiscalização, nova rede de ônibus, canais de reclamação e devolução da passagem, forma de contratação e informação aos usuários.

A consulta pública sobre a licitação do sistema de ônibus de São Paulo receberá sugestões até o dia 5 de março. Para mais informações, consulte a página da campanha: https://idec.org.br/onibusnalinha.

Redação

Redação

View Comments

  • campanha....

    Às vésperas de 2020, lembraram de colocar uma lâmpada na Lavanderia? Um pouco de luz sobre a escuridão? Agora Idec? Agora Procon? Agressões que não são respondidas pelo Estado de Direito exercido pelo Poder Judiciário, só é Ditadura fantasiada de Democracia. Lamentável fraude que vivemos em 40 anos Redemocratas Fraudulentos. Ficou escrachado nas investigações que o Poder Executivo trabalha para a manutenção de Feudos e Monopólios, como o Transporte Público do RJ, dominado pelos comparsas Lavouras, Baratas, 26 anos de monopólios (duração dos períodos psdb/pt) abençoados e mancomunados pelas decisões judiciais do STF e 'Cumpadre Beiçola'. E tem gente que diz não entender o poder e enraizamento da criminalidade brasileira? Declarado e grampeado foi, que 80% do valor das passagens servem para pagar a "proteção e conluio" do Poder Público para com esta Máfia, acobertada inclusive pelo maior poder da República, o STF. Entendemos agora a surpresa de nossas Elites, pela reclamação dos 20 centavos. A falta de transparência e concorrência. E a manutenção das tarifas no máximo valor possível. Este é o país que gasta tão pouco e tão seriamente, como vemos nos Dois bilhões e quinhentos e oitenta milhões de Reais em Fundo Partidário, que torna impossível ceder a passagem de ônibus para uma criança ir até a Escola. Em SP, tem uma invencionice de Haddad, que torna esta latrina ainda mais fétida. Usando desta 'porta aberta', Dória diz subsidiar o Transporte Coletivo em ônibus com 3 Bilhões de Reais (mais que os valores gastos em todos investimentos da Prefeitura). Isto para conseguir manter as tarifas nos razoáveis valores de 4, 50 (quatro reais e cinquenta centavos). O Brasil e sua bárbarie diária, nesta farsa e tragédia pseudo-democráticas é de muito fácil explicação (P.S. Enquanto isto, sem subsídios, e com muito contrariedade do poder público, as classes D e E, favelados e periféricos se locomovem com motorista particular com ar condicionado em aplicativos de Livre Concorrência)  

Recent Posts

Prorrogação da desoneração da folha de pagamento contraria interesse público

Estudo da Secretaria de Política Econômica aponta que medida é ineficaz, e seu custo afeta…

1 hora ago

Familiares de João Cândido nunca foram procurados pela Marinha

Único filho vivo do líder da Revolta da Chibata criticou posicionamento da Força, mas diz…

3 horas ago

Paulo Freire lança ‘Clarões da Madrugada’, parte do CD ‘A Mula’

O álbum A Mula é uma obra que mergulha nas tradições folclóricas brasileiras, com destaque para o…

3 horas ago

Brasil retoma produção de insulina após 23 anos

Nova fábrica em Minas Gerais terá capacidade para atender demanda nacional; 1,9 milhão de pacientes…

4 horas ago

Choques políticos em série refletem bagunça institucional, por Antonio Machado

O chamado ativismo judicial provoca rusgas institucionais desde o tempo do mensalão, antecedendo os ataques…

20 horas ago

Lei de Alienação Parental: revogar ou não revogar, eis a questão

Denúncias de alienação descredibilizam acusações de violência contra menores e podem expor a criança aos…

20 horas ago