O Rio de Janeiro e o terror como cotidiano, por Alexandre Coslei

O Rio de Janeiro e o terror como cotidiano

por Alexandre Coslei

Em qualquer região civilizada do mundo, o que ocorreu no sábado (27/01/2018) na Tijuca, bairro da zona norte carioca, seria considerado um ato inequívoco de terrorismo. Bandidos atirando com fuzis contra policiais que os perseguiam e na direção de um bar com grande movimento de clientes. Tudo isso durante o desfile de um bloco carnavalesco, a dez metros de um posto de gasolina, o que poderia ter culminado numa grande explosão. Um morto (um garçom de 24 anos) e diversos feridos contabilizados. O que representaria um chocante evento de terrorismo em alguns países, aqui é violência cotidiana.

Há diversas áreas conflagradas, proibitivas ao ir e vir, locais de conflitos armados diários e arrastões previsíveis. Guadalupe, Jacarezinho, Manguinhos, Estrada Grajaú-Jacarepaguá etc. Explosões de bancos e constantes atividades criminosas que se assemelham ao terrorismo vão ganhando destaque crescente na rotina dos habitantes.

A cada dia é mais difícil setorizar a violência, mesmo que a zona sul da cidade ainda insista na pretensão de se preservar como área nobre, obtendo pela ordem das castas um policiamento mais ostensivo e atuante. Os bárbaros avançam sobre a abastada elite, não irão perdoá-la nem a deixar de fora.  

O Rio sempre padeceu com surtos de violência. O bairro da Tijuca, em particular, ilha de prosperidade fora das zonas privilegiadas, é um dos termômetros sensíveis, cercada de favelas dominadas por marginais que oprimem moradores e o perímetro onde se localizam.

Em paralelo ao domínio do mal, há uma Polícia Militar que se formou no século 19, com gente que combatia revolta de escravos e insurreições populares. Permaneceu como instituição velha, apesar da recente renovação recente da tropa. Carcomida por dentro, é incapaz de proteger seus próprios soldados, que estão sendo executados às centenas, diuturnamente, pelo crime organizado e avulso. Também se tornaram vítimas da atual onda de carnificina que nos assola.

Basta uma observação empírica para constatarmos que o tráfico de drogas é composto, prioritariamente, por jovens sem acesso a tal meritocracia. Eles são seduzidos pelo irresistível apelo do consumo material, enxergam no tráfico e nos traficantes a única possibilidade concreta de alcançarem status, respeito e dinheiro. No percurso, desprezam a ameaça de uma existência abreviada pela prisão ou pela morte. Afrontam o sistema porque odeiam o sistema que lhes reservou um único destino, caso ousem provar de uma vida para qual não obtiveram direito justo.

Dentre seus governantes, o Rio talvez tenha sido compreendido somente por dois personagens históricos: Brizola e Darcy Ribeiro. Transformaram em realidade o projeto dos CIEPs, centros de educação de horário integral que acolhiam e atendiam crianças das comunidades desfavorecidas. Aliando educação, esporte, saúde e alimentação, os CIEPs pretendiam formar cidadãos dignos, presenteá-los com novos horizontes e perspectivas. Um projeto que atravessou as décadas de 80 e 90, para, em seguida, ser desmontado pelo governo do Moreira Franco. Nunca mais foi retomado, o resultado do desprezo por programas civilizatórios como esse nós vemos agora: o caos.

A última notícia do jornal O Globo informa que milicianos e traficantes estão se unindo em Santa Cruz, descobriram que é melhor para os lucros de ambos. Evoluem de organizações criminosas para uma única corporação criminosa. O que prova, irrefutavelmente, que as milícias não são grupos de paramilitares contra o crime. Milícia é o apelido de outro grupo de criminosos.  

Enquanto isso, a classe média tijucana promete uma mobilização e uma caminhada pela paz saindo de uma praça próxima ao bar da trágica ocorrência do último sábado. Sim, vão pedir o fim da violência. A hipocrisia continua negando a própria conivência e omissão diante das causas e das consequências da barbárie. 

Lourdes Nassif

Redatora-chefe no GGN

Lourdes Nassif

Redatora-chefe no GGN

View Comments

  • O Rio....

    O Rio de Janeiro é consequência de tragédia s de fantasias ideológicas esquerdopatas. E pelo jeito, como vemos na matéria, ainda leva tempo para se livrar de fanáticos e fundamentalistas. O crime organizado se enraizou a partir de táticas e conhecimento de guerrilhas comunistas que foram repassadas aos presos comuns, por presos políticos a partir da década de 50. Isto não é opnião. É Fato Histórico. O mesmo aconteceu com facções criminosas em SP, a partir dos anos 90, quanto Lunáticos Esquerdopatas, simpáticos a tal bárbarie, começaram a ter cargos politicos e acesso ao poder estadual. O resultado esta aí, para qualquer cético poder verificar. Mas, se tivessemos um Estado Democrático, com intervenbção direta e célere da Sociedade, isto tudo seria contido e aniquilado. O que temos na realidade, é a verdade explicitada pelo Ministro da Justiça, face a um problema que é muito mais Politico, que Criminal. Um problema na Guerra de Poder, que a Sociedade Civil ainda não tem acesso, nem controle. A verdadeira bárbarie nacional. Disse o Ministro: "O Crime Organizado no RJ (e no Brasil todo) é atividade controlada e administrada do Gabinete do Governador, juntamente com algum Senador e dois ou três Deputados.". Falou o que todos Brasileiros sabem há décadas. Jogou tudo no ventilador. A milionária indústria do tráfico (entre tantas faces da criminalidade), não estános Morros e Favelas, onde pobres tomam tiros à revelia. Estão passeando em Helicópetros de Senadores, passeando em malas milionárias que terminam em Paraisos Fiscais. Vamos dar nomes aos bois. A Criminalidade é um grande negócio. Até as pedras sabem onde estão os milhões destes negócios.

Recent Posts

Familiares de João Cândido nunca foram procurados pela Marinha

Único filho vivo do líder da Revolta da Chibata criticou posicionamento da Força, mas diz…

36 minutos ago

Paulo Freire lança ‘Clarões da Madrugada’, parte do CD ‘A Mula’

O álbum A Mula é uma obra que mergulha nas tradições folclóricas brasileiras, com destaque para o…

54 minutos ago

Brasil retoma produção de insulina após 23 anos

Nova fábrica em Minas Gerais terá capacidade para atender demanda nacional; 1,9 milhão de pacientes…

2 horas ago

Choques políticos em série refletem bagunça institucional, por Antonio Machado

O chamado ativismo judicial provoca rusgas institucionais desde o tempo do mensalão, antecedendo os ataques…

17 horas ago

Lei de Alienação Parental: revogar ou não revogar, eis a questão

Denúncias de alienação descredibilizam acusações de violência contra menores e podem expor a criança aos…

18 horas ago

Papa Francisco recebe Dilma Rousseff no Vaticano

Os dois conversaram sobre o combate à desigualdade e à fome. Para Dilma, o papa…

21 horas ago