Presidente do Flamengo cita picos de energia como causa de incêndio

Da Agência Brasil

Picos de energia provocados pelas chuvas que atingiram o Rio de Janeiro provocaram o incêndio no centro de treinamentos que matou 10 jovens das categorias de base do Flamengo, disse hoje (9) o presidente-executivo (CEO) do clube, Reinaldo Belotti. Em pronunciamento sem perguntas à imprensa, ele minimizou a ausência de alvarás e de licenças como causas para a tragédia e alegou que o clube fez manutenções recentes nos aparelhos de ar-condicionado.

“Aquilo não era um puxadinho que o clube escondia. Era um alojamento confortável, adequado à sua finalidade. A estrutura organizacional do Flamengo fez preventivamente uma manutenção em todos os aparelhos de ar-condicionado e isso pode ser mostrado para quem quiser”, declarou Belotti.

O dirigente rubro-negro também defendeu as instalações do alojamento dos atletas de base do clube e reiterou a cooperação com o Corpo de Bombeiros para o resgate das vítimas. Segundo a prefeitura do Rio, o projeto enviado às autoridades previa um estacionamento no local, e o clube pagou apenas 10 de 31 multasemitidas por infrações.

“Isso não tem nada a ver com o acidente que ocorreu. Temos providências a tomar para o CT ser legalizado. Estamos trabalhando para isso. Precisávamos de nove certificados, já temos oito. Estamos trabalhando com os bombeiros”, acrescentou Belotti.

Segundo o presidente-executivo do Flamengo, os ventos entre 110 e 120 quilômetros por hora que atingiram o Rio de Janeiro na noite de quarta-feira (6) não afetaram as instalações do Centro de Treinamento George Helal, também conhecido como Ninho do Urubu. Ele, no entanto, disse que a região da Vargem Grande foi muito atingida, provocando picos de energia na área que podem ter se refletido nos aparelhos de ar-condicionado do alojamento e ocasionado o incêndio.

“Nós tivemos queda de postes, que atingiram a alimentação e a energia elétrica do CT. As condições do tempo e os picos de energia talvez tenham influenciado no funcionamento regular do ar-condicionado”, declarou.

Apesar dos pedidos para responder aos vários questionamentos dos jornalistas, Belotti saiu sem falar com a imprensa. Ele não respondeu por que o espaço era usado como dormitório sem autorização, nem por que deixou de informar aos órgãos responsáveis a mudança de destinação da área de estacionamento. Ele também não detalhou as infrações que justificaram as 31 autuações da prefeitura do Rio.

Patricia Faermann

Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.

Patricia Faermann

Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.

View Comments

  • A causa do incêndio pode ser variada, mas a causa para meninos terem alojamentos precários, sem autorização do corpo de bombeiros, é o Flamengo.

    O Flamengo dá vergonha até fora de campo.

    • Não, o Flamengo, a instituição, não. Os responsáveis, as PESSOAS, tanto do Flamengo quanto da Prefeitura, que não embargos, lavrou o local, é que, comprovadamente culpados, devem ser punidos.

  • Se foi pico de energia, um raio, curto circuito, cigarro, fogueira, um balão, um asteróide, um míssil, NÃO IMPORTA.
    O que interessa é que o alojamento NÃO tinha segurança, NÃO tinha saída de emergência, NÃO era adequado para dormitório.
    O melhor que esse canalha pode fazer é ficar calado.

  • Sem ser flamenguista (torço pelo maior rival), discuto aqui eminentemente o comportamento da imprensa:
    Fatos:
    A provável causa do incêndio foi algum problema em ar condicionado, revisados recentemente, conforme documentação apresentada.
    O dormitório não era "precário" (inconfortável, mal equipado, etc.), era inseguro em CASO de incêndio. Há depoimentos de garotos e de pais elogiando as instalações (sem entrar na questão do risco de incêndio).
    O projeto do dormitório temporário pecou em 2 aspectos, não ligados às condições de habitabilidade (tinham inclusive ar ...), mas de risco: ter apenas uma saída e (sendo investigado) em utilizar material isolante termo-acústico propagador de incêndios. Aspectos relacionados à empresa que os montou.
    Containers são utilizados pelo mundo como escritórios e alojamentos com mobilidade, montagem e desmontagem rápida. Não significa que são ratoeiras ou armadilhas, depende do projeto, que pode ser modular (como este de 6) e até com vários andares. Tudo depende do projeto e implementação.
    Tendo ficado pronto o novo alojamento, o velho (que foi utilizado pela seleção argentina) seria utilizado para atender os garotos, de acordo com o clube, na semana seguinte.
    O fato de não haver licenças não implica necessariamente em dar causa à tragédia (provavelmente, a maior parte das edificações no Brasil não têm licença/alvará de corpo de bombeiros em dia, o que sempre é noticiado após incêndios). O que se faz necessário é avaliar os relatórios das inspeções e fiscalizações com relação aos riscos. Também o fato de estar num local previsto como estacionamento é administrativamente irregular, mas não é causa da tragédia.
    Portanto, é notável a sanha da imprensa em criar culpa e implícito desprezo do clube em relação aos meninos, o que não parece evidenciado. A única coisa certa é que a responsabilidade (que é diferente de culpa) é do clube.
    A culpa em si, a menos do não atendimento de alguma recomendação feita oficialmente, será fatalmente atribuída a quem causou o incêndio (fabricante, alimentador ou mantenedor dos aparelhos) e ao projeto do alojamento (saídas e material inflável).
    Daí a brumadizar a tragédia e transformar o Flamengo em Vale, vai uma distância grande.
    Reflexo (ou causa?) da atual e crescente briga de torcidas pelas midias e redes.

  • A idéia de usar containers foi do Luxemburgo qdo ficou sabendo q havia no CT 1 ou 2 campos em boas condições. Mas era para q os jogadores tivessem um lugar de repouso entre um treino e outro e onde pudessem se alimentar tranquilamente. O Flamengo melhorou a condição dos containers mas Flamengo arriscou com a lei de Murphy. Em vez de pagar um hotel barato por perto mas bem intencionado quis manter os jovens perto das boas condições do lugar e espichou o uso dos containers como dormitório, sem contudo avaliar devidamente os riscos envolvidos. Vi vídeos da construção e sei q o Flamengo procura fazer o melhor ali. Todo o cabeamento é abaixo do solo. Existem sprinklers q são aqueles chuveirinho acionados pela fumaça etc Mas Papai do Céu não perdoa o filho mais bem intencionado que tenha deixado furo. O alojamento precisa estar fechado por causa dos insetos da região cheia de água poluida mas tb por causa do bendito do ar condicionado. É sem energia a fumaça não teve por onde sair. Quem tinha o sono pesado nem viu o q ocorria. O treco funcionou como uma verdadeira armadilha. O Flamengo vai alegar q empresa põem funcionários em containers, que presos ficam em containers mas obviamente q insistir com eles não foi boa coisa. Nós temos clubes bem pobres no Brasil, com estruturas bem precárias e nunca tinha acontecido coisa igual, a não ser talvez nos deslocamentos mas aí a responsabilidade era de um 3°, do transportador. Em vez dos containers fosse um varandão, cheio de redes e envolto numa tela contra insetos, estariam todos vivos

  • Os picos de energia ocorreram apenas onde os jovens e adolescentes estavam alojados?

    Um sujeito começou a sentir dor num dos joelhos e foi consultar um médico. O médico perguntou ao paciente qual era a sua idade. Ele respondeu que tinha 90 anos. O Médico respondeu-lhe que as dores no seu joelho eram por causa da velhice. O Velhinho disse indagou ao médico:
    - Doutor, a causa das dores não é a idade, pois esse joelho tem a mesma idade do outro mas o outros não dói.
    Da mesma forma ocorre com a explicação do Flamengo para o incêndio. Se a causa do incêndio fosse picos de energia, os imóveis de toda a região atingida por tais picos teriam sido incendiados.

Recent Posts

Trump considera sanções contra países que deixem de usar dólar

Taxação cambial, tarifas e restrição a exportações estão entre punições avaliadas pela equipe do candidato…

8 horas ago

Governo federal confirma continuidade da homologação de terras indígenas

Força-tarefa composta por ministérios, Funai, AGU e Incra busca acelerar processo; quatro processos devem ser…

9 horas ago

A conexão Nuland–Budanov–Tadjique–Crocus, por Pepe Escobar

A população russa deu ao Kremlin carta branca total para exercer a punição máxima e…

9 horas ago

Elon Musk vira garoto propaganda de golpe que pagou por anúncio no X

Golpe inventa uma nova empresa de Elon Musk, a Immediate X1 Urex™, que pretende enriquecer…

10 horas ago

Governo Milei segue com intenção de lançar ações do Banco de La Nacion no mercado

Apesar da retirada da lista de privatização, governo Milei reforça intenção de fazer banco oficial…

10 horas ago

Prêmio Zayed de Sustentabilidade abre inscrições globais

Prêmio para soluções sustentáveis passa a aceitar inscrições em português; fundos de premiação chegam a…

10 horas ago