Recall não atendido deve ser avisado no documento do carro

Se você é proprietário de um veículo, é bom ficar atento, pois todo dia tem convocação de um recall. E é importante atender o chamado da montadora o quanto antes, para reparar o defeito e não correr riscos. Um problema recorrente é que os brasileiros não atendem aos chamados para consertar os problemas que afetam a segurança. No ano passado, segundo o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), somente 20% dos chamados foram às concessionárias para os reparos necessários. Este ano já houve 64 campanhas, envolvendo quase 1 milhão de veículos.

A PROTESTE Associação de Consumidores enviou ofício ao Denatran cobrando as razões de não ter sido atualizado o sistema de Registro Nacional de Veículos Automotores (Renavam), para que passassem a constar no Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV) as campanhas de recall não atendidas após um ano. O registro no CRLV seria fundamental para que os proprietários passassem a atender aos recalls e os futuros compradores soubessem do problema que o carro teve, e se foi ou não solucionado.

Para a coordenadora institucional da PROTESTE, Maria Inês Dolci, é preocupante que 80% dos veículos com problemas dos mais variados estejam rodando sem o ajuste recomendado pela própria fábrica. O Denatran e a Secretaria de Direito Econômico do Ministério da Justiça emitiram portaria conjunta, em março de 2011, exigindo que montadoras e importadoras, ao tomar conhecimento da necessidade de recall, comunicassem o fato imediatamente, por meio eletrônico, ao Denatran, e definiu prazo de 60 dias após a comunicação da campanha para apresentar relatório de atendimento ao órgão.

A partir daí, a informação referente ao recall seria então processada pelo Denatran e incluída no Registro Nacional de Veículos Automotores (Renavam). As campanhas não atendidas após um ano passariam a constar ainda no Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo.

Como atender ao recall

 

• Acompanhe jornais, sites, rádio e televisão para saber sobre a convocação de recalls.

• Também pode procurar as montadoras para saber sobre os recalls de seu veículo.

• Caso o chassi de seu veículo tenha sido incluído em um recall, siga a recomendação da montadora no comunicado ou procure uma concessionária com o documento do veículo e seu documento de identificação.

• O recall vale para todos os veículos incluídos no chamamento, independentemente de terem sido comprados de concessionárias ou de terceiros.

• É dever do proprietário atender ao recall o mais breve possível, para reduzir os riscos a sua segurança e de outras pessoas.

• Não há limite de prazo para a montadora fazer a troca do equipamento com defeito. Ou seja, não há uma data limite para o procedimento, que pode ser feito a qualquer momento.

• No caso de dano moral ou material por causa do item com defeito, há um prazo de cinco anos, a partir da data do incidente, para pedir reparação. Após esse período, o direito de reparação prescreve.

• O não comparecimento do proprietário do veículo a um recall não exime a responsabilidade da montadora no caso de danos ou acidentes comprovadamente provocados pelo defeito que motivou o chamamento.

• A troca do componente com defeito deve ser feita de graça para o proprietário do veículo.

• Os fornecedores são obrigados a entregar ao consumidor documento que comprove o comparecimento ao recall, com detalhes do reparo e dados do atendimento.

• Caso seja obrigado a ter qualquer custo para atender ao recall – como no caso de perder mais de um dia de trabalho ou ter que se dirigir a outra cidade -, e desde que tenha como comprovar, pode pedir o ressarcimento desses custos. Para isso, deve pedir a concessionária o reembolso do valor gasto. Se não tiver sucesso, deve procurar os órgãos de defesa do consumidor de sua cidade ou o Juizado Especial Cível (para ações no valor até 40 salários mínimos). Para ações no valor de até 20 salários mínimos, não é preciso um advogado.

• Se houver qualquer problema na peça que foi trocada no recall, o consumidor tem direito de retornar à concessionária e solicitar uma nova troca do componente, sem qualquer custo adicional.

• Na hora de comprar um carro usado, verifique no site do Ministério da Justiça se o veículo foi incluído em algum recall. O banco de dados, no entanto, inclui apenas convocações a partir de 2000. Para anúncios mais antigos, é preciso procurar diretamente a montadora.

• Caso o modelo faça parte de um recall, procure a montadora com o número do chassi para verificar se aquele veículo já passou efetivamente pela troca do componente com defeito. 

 

Redação

Redação

Recent Posts

Papa Francisco recebe Dilma Rousseff no Vaticano

Os dois conversaram sobre o combate à desigualdade e à fome. Para Dilma, o papa…

3 horas ago

Exposição à poluição aumenta o risco de doenças cardíacas em moradores de São Paulo

Os pesquisadores constataram que pessoas que sofrem de hipertensão sofrem ainda mais riscos, especialmente as…

3 horas ago

Vídeo mostra a ação da polícia durante abordagem de Tiago Batan

Caso ganhou repercussão no interior de SP; jovem faleceu após ser baleado na região do…

4 horas ago

Roberto Campos Neto e o terrorismo monetário

É papel do Banco Central administrar as expectativas de mercado, mas o que o presidente…

5 horas ago

Museu do Trabalhador: Alfredo Buso conta como foi preso sem cometer crimes

Ex-secretário de obras de SBC, entrevistado da TVGGN anuncia absolvição do caso e lembra os…

5 horas ago

Justiça suspende julgamento de ex-policial que matou tesoureiro do PT

Defesa alega que comarca pode sofrer interferência devido à repercussão do assassinato e da influência…

6 horas ago