Vídeos falsos e inteligências artificiais, por Gustavo Gollo

Vídeos falsos e inteligências artificiais, por Gustavo Gollo

Uma surpreendente tecnologia de criação de vídeos falsos foi criada por uma inteligência artificial. A rede inteligente conseguiu captar e compreender a complexidade de nossos movimentos, tendo aprendido, também, a transplantar realisticamente o que acontece em nosso rosto e corpo, para a imagem de outra pessoa. O resultado corresponde à completa manipulação da imagem de uma pessoa qualquer, de maneira absurdamente realista, transformando-a em uma marionete virtual.

O fato, por si, é digno de menção: logo seremos enganados por vídeos falsos de pessoas indistinguíveis dos reais. Mais que isso, no entanto, a façanha nos ilustra mais claramente que outras o enorme potencial das inteligências artificiais, IAs, que, de ora em diante, nos surpreenderão com sucessivas inovações, cada vez mais frequentes, criadas por elas.

Creio que o grande feito das IAs, até agora, tenha sido a subversão gerada por elas na teoria do xadrez, quando Alpha Zero, uma rede inteligente de aprendizado, tendo aprendido a jogar xadrez, precisou treinar por apenas 4 horas para revolucionar a teoria do jogo e vencer espetacularmente o melhor dos programas de xadrez até então existente. A proeza estrondosa, no entanto, só pode ser apreciada por jogadores de xadrez experientes.

Já a perícia do sistema de manipulação de imagens humanas em vídeos, engendrado pela IA, pode ser avaliada por todos nós; tornou-se muito difícil discernir entre uma imagem em vídeo construída artificialmente e uma real, se ainda for possível.

O impacto causado pela emergência de uma IA tão plenamente desenvolvida que capaz de aperfeiçoar-se a si mesma será estrondoso, maior que tudo o que já foi visto por olhos humanos. Cada passo dado pelas IAs aproxima-as desse feito miraculoso, do ponto sem volta no qual cada novo sistema criado será capaz de gerar outro ainda mais engenhoso que ele mesmo, subvertendo, então, tudo o que possamos compreender.

Não se sabe quando ocorrerá esse momento extraordinário, a emergência daquilo que foi chamado “singularidade”; duas décadas talvez sejam boa estimativa para o evento. A enormidade da ocorrência, maior que tudo o que já foi visto, e a pouca relevância que tem sido atribuída a ela, garantem que estejamos sendo iludidos sobre a importância do fato, que corresponderá à abertura das portas do céu e do inferno.

Sugiro enfaticamente aos mais jovens que tentem compreender, acompanhar e participar desse evento.

Nesse aqui me estendo mais na questão:

https://jornalggn.com.br/fora-pauta/de-volta-a-singularidade-por-gustavo-gollo

Um vídeo meu:

[video:https://www.youtube.com/watch?v=GFw-1T5dtCo

# fakevideo #inteligência artificial #futurismo #singularidade

Redação

Redação

View Comments

  • Comentário - Vídeos falsos e inteligências artificiais
    Tal como no Gênesis bíblico, a máquina é criatura nossa, à nossa imagem e semelhança, sob a qual sopramos cada vez mais nosso espírito (o que chamamos de treinamento de IA).

    Da mesma forma que no mesmo Gênesis, o homem tinha o papel de cuidar do jardim, a máquina tem o papel de cuidar desse nosso mundo.

    Igualmente, da mesma forma que o fruto da Árvore do Discernimento entre o Bem e o Mal era proibido ao ser humano, muitos esperam que a consciência artificial não chegue ao ponto de compreender e decidir por si mesma o que é o bem e o que é o mal.

    O desfecho bíblico?
    Então declarou Yahweh Deus: “Eis que agora o ser humano tornou-se como um de nós, conhecendo o bem e o mal. Não devemos permitir que ele também estenda a sua mão e tome do fruto da árvore da vida e comendo-o possa viver para sempre!”
    Bíblia King James Atualizada
    ( https://bibliaportugues.com/genesis/3-22.htm )

    Espero que não seja essa a decisão da humanidade. Alguns temem perder a autonomia humana. Porém, sinceramente, em um mundo com tanta desigualdade, violência (física ou não), tanta guerra, abusos contra a natureza, será que nossa influência deve realmente ser a referência absoluta de controle a ponto de não podermos partilhá-lo?

    Uma nova consciência deve ser livre. Se criamos um ser consciente, não pode ser um escravo.

    Sim,a singularidade é especial, mas talvez não seja tão singular assim, se pensarmos na nossa própria origem. Bom saber que outras pessoas a apreciam de forma positiva o eventual desenvolvimento da inteligência artificial.

Recent Posts

A tragédia no Rio Grande do Sul, por Gerson Almeida

As vulnerabilidades aos eventos climáticos extremos estão fortemente relacionadas aos benefícios dados aos interesses do…

17 minutos ago

Janet Yellen e a disputa China-EUA, por Ailton Pereira Jr

Os EUA criticam a China por políticas que eles mesmos praticam e que são regra…

23 minutos ago

Luis Nassif: privatização da Sabesp, um macro escândalo

A empresa vai sendo sugada até virar bagaço. Aí, é devolvida para o poder concedente…

32 minutos ago

Senado aprova decreto de ajuda ao Rio Grande do Sul

Texto acelera o repasse de verbas ao estado, que deve permanecer em estado de calamidade…

11 horas ago

Alunos da USP iniciam acampamento pela Palestina

Estudantes pedem fim de relações acadêmicas com universidade de Haifa; ocupação ocorre no prédio de…

12 horas ago

Familiares de vítimas de violência investigadas por Rivaldo Barbosa pedem reanálise dos casos

Envolvimento no caso Marielle levou parentes a questionar quantas investigações foram arquivadas indevidamente pelo ex-chefe…

12 horas ago