Deputado do PP apresenta projeto que privatiza saneamento

Jornal GGN – O deputado Evair Melo (PP-ES) foi rápido. Como a Medida Provisória 868/2018 foi derrubada, ele apresentou ontem, dia 30, o Projeto de Lei 3.235/2019, que altera o marco legal do saneamento e facilita a privatização do setor.

A MP 868 foi arquivada após intenso trabalho de sindicalistas e movimentos sociais, que percorreram gabinetes em Brasília e fizeram manifestações contra o tema. Lembram que há um Projeto de Lei, o PL 3189/2019, de Fernando Moreira (PP-PE), que retoma questões importantes como a manutenção do contrato de programa, mas que ainda mantinha vícios de origem como as inconstitucionalidades referentes à titularidade, regionalização e regulação.

O PL de Moreira não agradou ao lobby das empresas privadas de saneamento, bem como do governo federal. Com este cenário, foi feita uma movimentação rápida da base aliada com o Executivo, e o deputado Evair – aliado de Rodrigo Maia – apresentou no PL, que é um retrato do texto da MP arquivada.

“O governo federal quer manter o texto original da MP que privatiza o saneamento brasileiro, preservando o relatório do Tasso Jereissati (PSDB-CE). Embora queiram aprovar em caráter de urgência, é fundamental ampliarmos a mobilização em Brasília e nos estados, pressionando os deputados em defesa do saneamento e do direito à água”, disse o engenheiro e presidente da Fisenge (Federação Interestadual de Sindicatos de Engenheiros), Clovis Nascimento.

Os trabalhadores do setor apontam que, caso aprovado, este PL representa a total desestruturação do sistema de saneamento básico no Brasil. Uma das mudanças mais graves é o fim do subsídio cruzado, que permite que recursos arrecadados com a cobrança de tarifas de água e esgoto em áreas mais ricas sejam investidos em municípios mais pobres. A água e o saneamento não podem ser geridos sob a ótica do lucro, pois as empresas não terão interesse em atuar em regiões mais pobres que consideram como ‘não rentáveis’ e teremos aumento das tarifas, desabastecimento e falta de tratamento de esgoto. O setor precisa de mais investimento público, valorização das empresas estaduais e dos trabalhadores. Inclusive a experiência internacional demonstra que a privatização desses serviços não funciona”, alertou Clovis. Em Paris houve a remunicipalização dos serviços, reduzindo as tarifas em 8% após o fim dos contratos de concessão.

“O Estado brasileiro precisa se comprometer com a universalização do saneamento por meio de investimento público. Esta deve ser uma prerrogativa pública, e não privada. Água é vida e não pode ser considerada mercadoria”, concluiu o engenheiro. A presidência da Câmara pretende colocar em votação, em caráter de urgência, na semana que vem.

Com informações da Fisenge

Redação

Redação

View Comments

  • A capacidade do eleitor brasileiro é impressionante.
    Ele consegue eleger um representante que luta para tirar o seu direito de beber a própria água e o obriga a pagar pra beber esgoto filtrado.

  • Tasso Jereissati do Tucanato? Quanta coincidência !!! Será que não lembramos mais da tragédia das PRIVATARIAS TUCANAS? Não lembramos de Antony Garotinho, Governador do RJ, lançando o Hidrômetro com Cartão Pré-Pago? Medidor de Energia Elétrica com Cartão Pré-Pago? O Brasileiro dentro do seu próprio país, pagando antecipadamente para um MultiNacional Estrangeira, fornecer um Serviço Básico e Público, cobrando Preços Extorsivos, garantidos por Contratos que obrigavam o Estado Brasileiro a dar Lucro e Lucratividade a estas Empresas Privatistas? Estado Brasileiro de Tucanos envolvidos em Pagamentos Comprovados destas Empresas para a aprovação de tais Privatarias. Onde está a cadeia para Aécio, Temer, Moreira, FHC, Picolé, Richa, Serra, Aloísio Nunes,...? Não lembramos mais das imagens de Países Africanos, onde Mulheres com Cartões Pré-Pagos, pegavam sua Cota de Água em Baldes, fornecida por uma Empresa Francesa, que havia adquirido o Serviço Privatizado? Será que Somos assim tão toscos e nossa pseudo-Democracia, uma farsa tão grande? A revolta é santa. Onde estão os Brasileiros !!!!

Recent Posts

União e Espírito Santo rejeitam proposta da Vale/Samarco

Oferta de compensação apresentada pelas mineradoras “não representa avanço em relação à proposta anterior (...)”

47 minutos ago

Concurso Nacional Unificado é adiado por estado de calamidade do RS

"O nosso objetivo, desde o início, é garantir o acesso de todos os candidatos", disse…

1 hora ago

Ministro Alexandre de Moraes determina soltura de Mauro Cid

Ex-ajudante de ordens de Jair Bolsonaro assinou acordo de colaboração premiada; militar estava preso desde…

2 horas ago

A pequena recuperação da indústria, por Luís Nassif

Em 12 meses, a indústria geral cresceu 2,27%. E, em relação ao mesmo período de…

2 horas ago

Após privatização, tarifas de água aumentaram mais de 100% em comparação à Sabesp

Confira o levantamento comparativo com as tarifas do Rio de Janeiro, após privatização

2 horas ago

Indústria nacional ganha ritmo e avança 0,9% em março

Produtos têxteis e setor alimentício apresentam melhores resultados no mês, segundo IBGE; alta acumulada no…

3 horas ago