Categories: CongressoPolítica

PEC do Orçamento Impositivo fica para 2014 e gera dúvidas

Jornal GGN – Último mês do ano e a proximidade com o recesso parlamentar vêm empurrando projetos que tramitam na Câmara para o ano que vem. Assim como o Marco Civil da Internet, ficará para 2014 a discussão da PEC do Orçamento Impositivo.

O presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Eduardo Alves, reconheceu nesta terça-feira (03) que a aprovação da PEC do Orçamento Impositivo, que obriga a execução das emendas dos parlamentares ao Orçamento não ocorrerá este mês, como o esperado.

De acordo com nota da Câmara, a votação foi dificultada e, consequentemente, adiada depois que a Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ) decidiu fatiar a proposta original em duas: uma, sobre a liberação obrigatória das emendas e, outra, sobre vincular parte dos recursos à saúde.

“As regras do orçamento impositivo estão colocadas dentro da LDO [Lei de Diretrizes Orçamentárias]. Tentaremos fazer ver ao governo o não veto ao texto da LDO e, em fevereiro, na retomada dos trabalhos legislativos, votaremos as PECs [358/13 e 359/13, que tratam do orçamento impositivo] sem prejuízo às emendas”, afirmou Alves.

Dessa forma, as emendas parlamentares ficarão para o próximo ano, mas o objetivo é solicitar que o governo mantenha os princípios do orçamento impositivo, já incluídos na Lei de Diretrizes Orçamentárias, não vetando, pelo menos, a LDO.

Na Comissão Mista de Orçamento, realizada em 21 de novembro, garantiu-se que 50% do valor das emendas fosse destinado à saúde pública. Entretanto, existem dúvidas quanto ao veto da LDO. Caso isso ocorra, as emendas deixarão de ser impositivas e o governo decidirá se executará ou não os recursos reservados aos deputados e senadores – exceto os 50% já garantidos para a saúde.

Com informações da Agência Câmara.

Patricia Faermann

Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.

Patricia Faermann

Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.

Recent Posts

Trump considera sanções contra países que deixem de usar dólar

Taxação cambial, tarifas e restrição a exportações estão entre punições avaliadas pela equipe do candidato…

8 horas ago

Governo federal confirma continuidade da homologação de terras indígenas

Força-tarefa composta por ministérios, Funai, AGU e Incra busca acelerar processo; quatro processos devem ser…

9 horas ago

A conexão Nuland–Budanov–Tadjique–Crocus, por Pepe Escobar

A população russa deu ao Kremlin carta branca total para exercer a punição máxima e…

9 horas ago

Elon Musk vira garoto propaganda de golpe que pagou por anúncio no X

Golpe inventa uma nova empresa de Elon Musk, a Immediate X1 Urex™, que pretende enriquecer…

10 horas ago

Governo Milei segue com intenção de lançar ações do Banco de La Nacion no mercado

Apesar da retirada da lista de privatização, governo Milei reforça intenção de fazer banco oficial…

10 horas ago

Prêmio Zayed de Sustentabilidade abre inscrições globais

Prêmio para soluções sustentáveis passa a aceitar inscrições em português; fundos de premiação chegam a…

10 horas ago