Categories: CongressoPolítica

PSDB diz que não vota mais a MP dos Portos

Os líderes do PSDB afirmaram, durante a segunda sessão extraordinária do dia na Câmara dos Deputados, que a sigla não vai votar a Medida Provisória 595, a MP dos Portos. O motivo alegado são as denúncias de que a proposta está sendo objeto de troca de interesses, feitas na última semana pelo líder do PR, deputado Anthony Garotinho (RJ), que chegou a dizer que a MP tinha virado “MP dos Porcos” e “Show do milhão”. Neste momento, a presidência da Casa aguarda que o plenário tenha quórum para iniciar a votação.

“Estamos todos sob suspeição”, disse o deputado Carlos Sampaio, ressaltando que o PSDB foi favorável ao mérito da MP dos Portos desde o início da discussão e contribuiu para a melhoria do texto na comissão especial. Já o deputado Nilson Leitão criticou o uso da MP para criar um novo marco regulatório. “Não venham convencer de que essa MP é última instância para resolver o problema dos portos. Poderia ter mandado um projeto de lei com urgência constitucional”, disse. Ele também criticou as notícias de que o governo estaria estudando a liberação de emendas parlamentares para viabilizar a votação. “Não vamos entrar no jogo que o Planalto quer de toma lá, dá cá”, disse.

O presidente da Câmara, Henrique Eduardo Alves, criticou os parlamentares que declaram ser contrários à votação da MP por conta das denúncias de Garotinho. “Não posso considerar que uma declaração isolada venha a contaminar a votação em Plenário. Se fosse assim, seria muito fácil derrubar uma votação: um deputado que não quiser votar diria o que quer e paralisaria o processo de votação”, criticou. Mais cedo, na primeira sessão do dia, Alves respondeu às notícias de que o Governo estaria propenso a distribuir R$ 1 bilhão em emendas em troca de apoio à MP.

“Sei que não é o pensamento do governo, que não é assim que se conquista a consciência do parlamentar, não é assim que se conduz o processo democrático”, afirmou.

Redação

Redação

Recent Posts

Governo Milei segue com intenção de lançar ações do Banco de La Nacion no mercado

Apesar da retirada da lista de privatização, governo Milei reforça intenção de fazer banco oficial…

8 minutos ago

Prêmio Zayed de Sustentabilidade abre inscrições globais

Prêmio para soluções sustentáveis passa a aceitar inscrições em português; fundos de premiação chegam a…

26 minutos ago

Tio Paulo e o espelho quebrado, por Mário Henrique Caixeta

Antes que tio Paulo recebesse as homenagens póstumas, tanto ele quanto a sobrinha já estavam…

1 hora ago

Prévia da inflação oficial volta a desacelerar, segundo IBGE

Passagens aéreas e combustíveis influenciam IPCA-15, que encerrou abril em 0,21%; variação em 12 meses…

1 hora ago

Olsen Noção, por Antonio Lassance

O almirante não entendeu até hoje que militar não apita em questões de ordem política…

1 hora ago

Senado vai recorrer da decisão de Zanin que suspendeu desoneração da folha

Enquanto isso, STF já tem placar de 3 a 0 para manter a suspensão de…

3 horas ago