Categories: CongressoPolítica

Senado começa sessão de votação da MP dos Portos

Após a turbulenta aprovação da Medida Provisória 595/2012, a MP dos Portos, no plenário da Câmara, na manhã desta quinta-feira (16) – depois de quase 23h de sessão ininterrupta –, agora é o Senado que se prepara para discutir e votar o texto-base da medida. A sessão extraordinária já começou, e a expectativa é de que, ao contrário da Câmara, não haja tantas manobras de obstrução da oposição no plenário . Para não perder a validade, a MP precisa ser votada até a meia-noite de hoje.

Na tarde de quarta-feira (15), enquanto os deputados da base aliada se esforçavam para driblar as sucessivas emendas que reuniam propostas de vários partidos da bancada de oposição – encabeçados principalmente por DEM e PSDB – e as várias tentativas de retirada de pauta da MP da Ordem do Dia, o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB), demonstrou preocupação com a questão.

Renan afirmou que uma votação ágil no plenário do Senado dependeria basicamente de acordo entre as lideranças dos partidos e das bancadas da situação e oposição, uma vez que os parlamentares haviam acordado que teriam o prazo de 48h para discutir e votar o texto – o que ficou impossibilitado com a demora da MP passar integralmente pela Câmara.

Ele acrescentou, contudo, que acreditava na possibilidade de acordo por conta da importância do tema para o país. “Eu acho que haverá condição de acordo, porque o que está posto à prova é o interesse nacional. Essa medida provisória é muito importante para o país. E é fundamental mais uma vez que o Senado dê sua contribuição”, disse, ainda, Renan Calheiros.

A sessão foi aberta pelo próprio presidente da Casa, que a partir do meio-dia deve se ausentar para outras atividades. Os partidos agora se movimentam para garantir, já no começo da sessão, o quórum suficiente para dar início à votação.

Redação

Redação

Recent Posts

Justiça anula votação e interrompe venda da Sabesp

Decisão afirma que Câmara dos Vereadores de São Paulo aprovou texto sem realizar audiência pública…

18 minutos ago

União e Espírito Santo rejeitam proposta da Vale/Samarco

Oferta de compensação apresentada pelas mineradoras “não representa avanço em relação à proposta anterior (...)”

2 horas ago

Concurso Nacional Unificado é adiado por estado de calamidade do RS

"O nosso objetivo, desde o início, é garantir o acesso de todos os candidatos", disse…

3 horas ago

Ministro Alexandre de Moraes determina soltura de Mauro Cid

Ex-ajudante de ordens de Jair Bolsonaro assinou acordo de colaboração premiada; militar estava preso desde…

3 horas ago

A pequena recuperação da indústria, por Luís Nassif

Em 12 meses, a indústria geral cresceu 2,27%. E, em relação ao mesmo período de…

3 horas ago

Após privatização, tarifas de água aumentaram mais de 100% em comparação à Sabesp

Confira o levantamento comparativo com as tarifas do Rio de Janeiro, após privatização

3 horas ago