Temer acelera impeachment por medo de ser pego pela Lava Jato, diz Lindbergh

Jornal GGN – O interino Michel Temer (PMDB) quer antecipar o impeachment por medo de ser prejudicado pela operação Lava Jato, avalia o senador Lindbergh Farias (PT). Após os senadores Romero Jucá e Renan Calheiros (PMDB) confirmarem que o calendário do julgamento de Dilma Rousseff será encurtado, Lindbergh reagiu afirmando que estão cerceando a defesa da presidente eleita. Antes, quando a decisão estava prevista para sair em setembro, Dilma tinha direito a 32 testemunhas. Agora, com a pressão de Temer, caiu para apenas cinco.

“Temer teve um ataque, começou a reunir senadores. Jucá fez pronunciamento querendo antecipar em uma semana [anteontem], querendo ultrapassar prazos legais. Querem cortar testemunhas – nós tinhamos direito a 32, agora querem cinco testemunhas apenas. Acho que [o presidente do Supremo, Ricardo] Lewandowski não pode recuar pressionado por PMDB ou Temer, um presidente golpista”, disparou o Lindbergh.

“Os senadores agora são juízes. Não é possível se reunir com a parte interessada” para definri o destino de Dilma, acrescentou.

Para o senador, “Temer está com medo das delações [da Lava Jato]. Tem muita delação que pode respingar nele. Todo mundo fala que a delação de Lúcio Funaro, que é muito ligado a Eduardo Cunha, pode pegar Temer.” Além disso, “Cunha já ameaçou: se for cassado e for preso [na Lava Jato], vai abrir a boca.”

A informação só consta em notinhas de rodapé nos principais jornais desta quarta (3), mas aliados de Temer não querem que Cunha seja cassado no plenário da Câmara antes de o impeachment ser consolidado. Isso porque o deputado pode “retaliar o governo” e entregar tudo o que sabe sobre esquemas do PMDB que envolvem Temer. Reportagem da CartaCapital mostrou, há alguns dias, que no último encontro de Temer e Cunha no Jaburu, o interino desconfiou que estava sendo gravado.

“Nós vamos resistir. Defender Dilma até o final. Ir até as últimas consequências. Vamos usar a arma do regimento. Temos direito a 32 testemunhas, não a cinco”, prometeu Lindbergh,

O presidente do Senado, Renan Calheiros, mudou de ideia sobre o calendário do impeachment após se reunir com Temer ontem. Segundo informações do jornalista Kennedy Alencar, ficou acertado que Renan terá influência no Ministério do Turismo. Há algumas semanas, ele indicou o deputado federal Marx Beltrão para a pasta. Mas Beltrão, apadrinhado do PMDB de Alagoas, responde a processo no Supremo Tribunal Federal por peculato. “Se ele for absolvido, vira ministro. Se for condenado, outro nome será escolhido por Renan”, escreveu Kennedy.

Temer decidiu investir para acelerar o julgamento de Dilma num churrasco oferecido por Gilmar Mendes, do Tribunal Superior Eleitoral, a pecuaristas e senadores aliados do governo.

O advogado da presidente Dilma, José Eduardo Cardozo, reagiu à decisão de Renan. “”É absurdo o governo estar fazendo pressão para encurtar o processo. O que a defesa quer é apenas exercer seu direito de defesa.”

Calendário do impeachment:

3/8 – integrantes da comissão do impeachment debatem o relatório de Anastasia, que apontou a existência de crime de Dilma com as pedaladas, apesar de o Ministério Público Federal dizer o contrário.

4/8 – votação do parecer pelos 21 membros da comissão especial

5/8 – leitura do parecer no plenário do senado

9/8 – votação do parecer no plenário para decidir se Dilma deve ir a julgamento. É necessário maioria simples (41 votos)

Fase de pronuncia de Dilma, quando a presidente deve ir ao Senado se defender

25/8 ou 26/8 – Data provável para o início do julgamento, que poderá durar cinco dias. Sessões serão presidida por Lewandowski

Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

View Comments

  • Eu me pergunto o que é mais

    Eu me pergunto o que é mais absurdo nessa história... O circo de aparências mantido pelos golpistas para fingirem que o golpe de estado "está dentro das regras", ou a disposição da sua esquerda para fazer parte desse circo quando deveriam na verdade estar prendendo os golpistas e jogando as chaves fora.

  • Faz muita falta ao Brasil

    Faz muita falta ao Brasil alguém como o presidente turco. Não vou dizer se o cara é bom ou ruim, mas o fato é que quando os golpistas botaram as caras pra fora das tocas, o presidente convocou a população a pega-los na unha. Manifestação é legal, gritar "Fora temer" é divertido, mas ficar só nisso não vai adiantar nada.

  • Questionam-me as vezes por

    Questionam-me as vezes por que sou tão ligado em "politica",porca,suja,imunda,em qualquer lugar do mundo,sendo o Brasil hours concours.Entendo que a primeira condição para isso é o "faro".Esse parece ser o meu forte,ainda que eu esteja sujeito a equivocos.Um exemplo.Vejam essa historia pouco edificante da data do julgamento do Impechemant.Afora a omertá palaciana,algo me diz,que Renan Calheiros não está sozinho no proposito da antecipação do julgamento.O Golpe dentro do Golpe.Quem,pergunta-me um curioso?Respondo na lata:O meu faro não é de cão perdigueiro.

  • Dizes-me com quem andas...

    Desde o comecinho, láá atras, a turma alertava:

    - "Olha que criticar, desse jeito aí, o governo Dilma , ou pior, a própria presidente, ainda vai te colocar ao lado de gente não tão bacana assim, hein? Olha a quem você está apoiando quando desapoia esse governo."

    - "Hein?..."

    - "Pois é... não está satisfeito, propõe positividades. Negatividade é atributo daquele outro lado, o escuro..."

    - "Mas ela não aceita!"

    - "O que ela faz é problema dela. Fica o convite: presta atenção no que você está fazendo."

  • Criminosos Impunes

    Perguntas sobre Renan Calheiros e Mishell Temer:

    (1) seriam dois criminosos na presidência de dois poderes ?

    (2) se Dilma for impedida, quantos criminosos ficariam protegidos ?

     

     

  • e o GM, hein?

    por que cargas d'água o Sinistro do STF Gilmar Mender tem que fazer churrasco para celebrar vitória dos pecuaristas do MT. Ele também é pecuarista? Então, além de dono de escola corruptor de juristas, tem mais outra atividade empresarial?

    Algum senador se habilita a pedir de novo o impeachment dele?

  • Será?

    Resta Lewandowski como esperança. Mas ele teria que "enquadrar" os senadores, alertá-los para a ilegalidade que há tanto em votar sem justificar o voto quanto em votar justificando-o através de argumentos como "conjunto da obra". E como vai presidir a sessão de votação, cabe a ele anular votos ilegais.

    Não será fácil dizer a um senador da República, ainda mais sendo este poderoso milionário da iniciativa privada - ou preposto de alguém assim -, dizer que ele simplesmente não tem o poder todo que pensa ter... E piora quando isso tem que ser dito a um monte de senadores juntos numa assembléia. Conter um boi correndo, até eu. Mas conter uma boiada?

    Quem sabe se Lewandowski fechasse, numa sessão colegiada do STF, arguido pela defesa, o significado e a extensão do termo "julgamento político-jurídico"? Será que por "político" se entende que pode-se qualquer coisa? Ou político-jurídico significa simplesmente que o julgamento será feito por não-togados, e que os senadores, tanto quanto juízes, precisam ater-se às provas?

    Mas não estamos em tempos em que Sérgio Moro não se atém a lei nenhuma? Será que Lewandowski, apoiado pelo plenário do STF, teria força para dar uma sacolejada na desordem?

  • Temer acelera impeachment por medo de ser pego pela Lava Jato, d

    FORA TEMER GOLPISTA, ficha suja, traidor, invejoso, frustrado, doente...e sua trupe.
    Quem é o pior? temer? renan? cunha? jucá? maia? sinistro gilmau? moro? judiciário? São todos iguais.
    Se o moro e stf,  fossem um pouco mais que concurseiros e golpistas, prenderiam temer, renan, jucá, cunha mas não são... É só questão de tempo, todos se darão mal ou no mínimo, ao final do jogo, irão todos para a mesma caixinha...

Recent Posts

Moody’s muda perspectiva da nota de crédito soberano do Brasil

Agência coloca prognóstico em patamar positivo; caso mudança de nota de crédito se confirme, país…

11 horas ago

“Cuidar da floresta é mais rentável que derrubar árvores”, afirma Lula

Presidente fala sobre temas que interessam ao Brasil e ao Japão às vésperas da visita…

11 horas ago

Presidente Lula sanciona mudanças na tabela do Imposto de Renda

Isenção tributária chega a quem recebe até dois salários mínimos no mês; em SP, presidente…

12 horas ago

Estratégia federal vai aumentar uso da bactéria wolbachia contra a dengue

Soltura de mosquitos infectados está programada para ocorrer em julho; objetivo é reduzir casos a…

13 horas ago

Sindicatos seguem em luta contra privatização da Sabesp

Vereadores discutem mudar legislação para que capital paulista seja inclusa no plano de venda da…

13 horas ago

Em defesa prévia, Moro diz que CNJ está gastando “dinheiro público inutilmente” para investigar seus abusos

Trabalho da Corregedoria do CNJ pode abrir caminho para ação na esfera penal contra o…

14 horas ago