Temer acelera impeachment por medo de ser pego pela Lava Jato, diz Lindbergh

Cintia Alves
Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.
[email protected]

Jornal GGN – O interino Michel Temer (PMDB) quer antecipar o impeachment por medo de ser prejudicado pela operação Lava Jato, avalia o senador Lindbergh Farias (PT). Após os senadores Romero Jucá e Renan Calheiros (PMDB) confirmarem que o calendário do julgamento de Dilma Rousseff será encurtado, Lindbergh reagiu afirmando que estão cerceando a defesa da presidente eleita. Antes, quando a decisão estava prevista para sair em setembro, Dilma tinha direito a 32 testemunhas. Agora, com a pressão de Temer, caiu para apenas cinco.

“Temer teve um ataque, começou a reunir senadores. Jucá fez pronunciamento querendo antecipar em uma semana [anteontem], querendo ultrapassar prazos legais. Querem cortar testemunhas – nós tinhamos direito a 32, agora querem cinco testemunhas apenas. Acho que [o presidente do Supremo, Ricardo] Lewandowski não pode recuar pressionado por PMDB ou Temer, um presidente golpista”, disparou o Lindbergh.

“Os senadores agora são juízes. Não é possível se reunir com a parte interessada” para definri o destino de Dilma, acrescentou.

Para o senador, “Temer está com medo das delações [da Lava Jato]. Tem muita delação que pode respingar nele. Todo mundo fala que a delação de Lúcio Funaro, que é muito ligado a Eduardo Cunha, pode pegar Temer.” Além disso, “Cunha já ameaçou: se for cassado e for preso [na Lava Jato], vai abrir a boca.”

A informação só consta em notinhas de rodapé nos principais jornais desta quarta (3), mas aliados de Temer não querem que Cunha seja cassado no plenário da Câmara antes de o impeachment ser consolidado. Isso porque o deputado pode “retaliar o governo” e entregar tudo o que sabe sobre esquemas do PMDB que envolvem Temer. Reportagem da CartaCapital mostrou, há alguns dias, que no último encontro de Temer e Cunha no Jaburu, o interino desconfiou que estava sendo gravado.

“Nós vamos resistir. Defender Dilma até o final. Ir até as últimas consequências. Vamos usar a arma do regimento. Temos direito a 32 testemunhas, não a cinco”, prometeu Lindbergh,

O presidente do Senado, Renan Calheiros, mudou de ideia sobre o calendário do impeachment após se reunir com Temer ontem. Segundo informações do jornalista Kennedy Alencar, ficou acertado que Renan terá influência no Ministério do Turismo. Há algumas semanas, ele indicou o deputado federal Marx Beltrão para a pasta. Mas Beltrão, apadrinhado do PMDB de Alagoas, responde a processo no Supremo Tribunal Federal por peculato. “Se ele for absolvido, vira ministro. Se for condenado, outro nome será escolhido por Renan”, escreveu Kennedy.

Temer decidiu investir para acelerar o julgamento de Dilma num churrasco oferecido por Gilmar Mendes, do Tribunal Superior Eleitoral, a pecuaristas e senadores aliados do governo.

O advogado da presidente Dilma, José Eduardo Cardozo, reagiu à decisão de Renan. “”É absurdo o governo estar fazendo pressão para encurtar o processo. O que a defesa quer é apenas exercer seu direito de defesa.”

Calendário do impeachment:

3/8 – integrantes da comissão do impeachment debatem o relatório de Anastasia, que apontou a existência de crime de Dilma com as pedaladas, apesar de o Ministério Público Federal dizer o contrário.

4/8 – votação do parecer pelos 21 membros da comissão especial

5/8 – leitura do parecer no plenário do senado

9/8 – votação do parecer no plenário para decidir se Dilma deve ir a julgamento. É necessário maioria simples (41 votos)

Fase de pronuncia de Dilma, quando a presidente deve ir ao Senado se defender

25/8 ou 26/8 – Data provável para o início do julgamento, que poderá durar cinco dias. Sessões serão presidida por Lewandowski

Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

8 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Eu me pergunto o que é mais

    Eu me pergunto o que é mais absurdo nessa história… O circo de aparências mantido pelos golpistas para fingirem que o golpe de estado “está dentro das regras”, ou a disposição da sua esquerda para fazer parte desse circo quando deveriam na verdade estar prendendo os golpistas e jogando as chaves fora.

  2. Faz muita falta ao Brasil

    Faz muita falta ao Brasil alguém como o presidente turco. Não vou dizer se o cara é bom ou ruim, mas o fato é que quando os golpistas botaram as caras pra fora das tocas, o presidente convocou a população a pega-los na unha. Manifestação é legal, gritar “Fora temer” é divertido, mas ficar só nisso não vai adiantar nada.

  3. Questionam-me as vezes por

    Questionam-me as vezes por que sou tão ligado em “politica”,porca,suja,imunda,em qualquer lugar do mundo,sendo o Brasil hours concours.Entendo que a primeira condição para isso é o “faro”.Esse parece ser o meu forte,ainda que eu esteja sujeito a equivocos.Um exemplo.Vejam essa historia pouco edificante da data do julgamento do Impechemant.Afora a omertá palaciana,algo me diz,que Renan Calheiros não está sozinho no proposito da antecipação do julgamento.O Golpe dentro do Golpe.Quem,pergunta-me um curioso?Respondo na lata:O meu faro não é de cão perdigueiro.

  4. Dizes-me com quem andas…

    Desde o comecinho, láá atras, a turma alertava:

    – “Olha que criticar, desse jeito aí, o governo Dilma , ou pior, a própria presidente, ainda vai te colocar ao lado de gente não tão bacana assim, hein? Olha a quem você está apoiando quando desapoia esse governo.”

    – “Hein?…”

    – “Pois é… não está satisfeito, propõe positividades. Negatividade é atributo daquele outro lado, o escuro…”

    – “Mas ela não aceita!”

    – “O que ela faz é problema dela. Fica o convite: presta atenção no que você está fazendo.”

  5. Criminosos Impunes

    Perguntas sobre Renan Calheiros e Mishell Temer:

    (1) seriam dois criminosos na presidência de dois poderes ?

    (2) se Dilma for impedida, quantos criminosos ficariam protegidos ?

     

     

  6. e o GM, hein?

    por que cargas d’água o Sinistro do STF Gilmar Mender tem que fazer churrasco para celebrar vitória dos pecuaristas do MT. Ele também é pecuarista? Então, além de dono de escola corruptor de juristas, tem mais outra atividade empresarial?

    Algum senador se habilita a pedir de novo o impeachment dele?

  7. Será?

    Resta Lewandowski como esperança. Mas ele teria que “enquadrar” os senadores, alertá-los para a ilegalidade que há tanto em votar sem justificar o voto quanto em votar justificando-o através de argumentos como “conjunto da obra”. E como vai presidir a sessão de votação, cabe a ele anular votos ilegais.

    Não será fácil dizer a um senador da República, ainda mais sendo este poderoso milionário da iniciativa privada – ou preposto de alguém assim -, dizer que ele simplesmente não tem o poder todo que pensa ter… E piora quando isso tem que ser dito a um monte de senadores juntos numa assembléia. Conter um boi correndo, até eu. Mas conter uma boiada?

    Quem sabe se Lewandowski fechasse, numa sessão colegiada do STF, arguido pela defesa, o significado e a extensão do termo “julgamento político-jurídico”? Será que por “político” se entende que pode-se qualquer coisa? Ou político-jurídico significa simplesmente que o julgamento será feito por não-togados, e que os senadores, tanto quanto juízes, precisam ater-se às provas?

    Mas não estamos em tempos em que Sérgio Moro não se atém a lei nenhuma? Será que Lewandowski, apoiado pelo plenário do STF, teria força para dar uma sacolejada na desordem?

  8. Temer acelera impeachment por medo de ser pego pela Lava Jato, d

    FORA TEMER GOLPISTA, ficha suja, traidor, invejoso, frustrado, doente…e sua trupe.
    Quem é o pior? temer? renan? cunha? jucá? maia? sinistro gilmau? moro? judiciário? São todos iguais.
    Se o moro e stf,  fossem um pouco mais que concurseiros e golpistas, prenderiam temer, renan, jucá, cunha mas não são… É só questão de tempo, todos se darão mal ou no mínimo, ao final do jogo, irão todos para a mesma caixinha…

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador