Instituto nega, mas jornais vendem um Lula “furioso” com Dilma após Zelotes

Jornal GGN – A reportagem “não tem qualquer fundamento” e as “informações nela contida são completamente falsas”, disse o Instituto Lula, ainda na segunda-feira (26). Ainda assim, um dia depois, Estadão e Folha vendem em suas edições impressas a versão de que o ex-presidente da República está “furioso” com a sucessora, Dilma Rousseff (PT), em função da ação de busca e apreensão da Operação Zelotes em duas empresas de seu filho, Luís Cláudio Lula da Silva.

Leia mais: Zelotes sai do encalço do poder econômico para atingir Lula

Folha afirma que ouviu de “três interlocutores” que não quiseram se identificar o “desabafo” de Lula sobre a atuação da Polícia Federal e do Ministério da Justiça de José Eduardo Cardozo – que, supostamente, deveria chefiar a corporação. O Estadão seguiu a mesma linha do uso da fonte em off.

Segundo a Folha, Lula vê duas hipóteses para o último “ataque” que sofreu da PF: ou é um sinal de total “desgoverno” por parte de Dilma e de Cardozo, que não têm controle sobre os agentes federais para, no mínimo, impedir vazamentos de inquéritos em andamento. Ou Dilma aceitou uma recomendação para deixar a PF trabalhar, ainda que atacando Lula e o PT, porque, dessa maneira, a presidente sai do radar das páginas policiais.

“Diante das reclamações do ex-presidente (…), assessores presidenciais, reservadamente, comentaram que o petista não tem razão em suas queixas porque não foi a Polícia Federal que pediu autorização. Segundo auxiliares, a operação, inclusive, não constava do pedido da PF e foi incluída por solicitação do Ministério Público Federal”, escreveu a Folha.

Lula já é alvo do MPF em outras frentes, como no caso BNDES, em que se tornou suspeito de tráfico de influência internacional e, mais recentemente, em uma investida de procuradores que querem saber se o petista, ao deixar o Palácio do Planalto, em 2010, levou para casa artigos presidenciais que deveriam ficar retidos em Brasília.

Leia também:

Por operação Delenda Lula, MPF vai atrás de Collor, FHC e Itamar

Na época, o alto custo da politização do MPF

O suposto balanço na relação de Dilma e Lula ainda ocupou espaço no Painel e na coluna da jornalista Mônica Bergamo. No primeiro caso, saiu a informação de que, “Apesar da indignação em alta no Instituto Lula, o ex-presidente da República deu sinais de que se cansou de defender a demissão do ministro da Justiça” e que a Zelotes adicionou um “componente emocional” às queixas de Lula acerca de perseguição com o PT. “Ao atingir o filho, a polícia ‘simbolicamente entrou na casa de Lula’.”

Bergamo escreveu, também nesta terça-feira (27), que Lula tem sido aconselhado por juristas ligados ao PT, marqueteiros e aliados a montar uma frente ampla de defesa jurídica em Brasília e Curitiba, onde corre a Operação Lava Jato. A ideia é fazer com que o ex-presidente não fique a reboque das informações que são vazadas na imprensa contra ele. Além disso, o ideal seria que ele assumisse a candidatura à Presidência em 2018, para tentar colher frutos positivos da relação com o eleitorado.

Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

View Comments

  • Se não acharem nada vai ser

    Se não acharem nada vai ser um tiro no pé. Vão dar um atestado de bons antecedentes ao Lula e sua família.

    • IMPRENSA E INVESTIGAÇÃO

      Infelizmente, a grande imprensa não publica nada quando o infeliz é inocentado e fica a imagem de corrupto para sempre.

          Estou sempre lembrando o caso do ex- Ministro da Justiça Ibrahim Abi-Ackel que foi acusado de contrabando de diamantes e perseguido pelo Grupo Globo com Roberto Marinho e seus Jornalistas amestrados.

          POR MUITO TEMPO eu tive o Dr. Abi Ackel como corrupto, mas ele era inocente e foi perseguido ocorreu um impedimento administartivo na alfândega  de mercadorias compradas pelo GLOBO.

          E há a versão de que a PF ia apreender malotes (ou apreendeu) de empresas privadas que estavam sendo utilizados para tráfico de cocaína. E malotes da GLOBO estavam na mira.

  • Lula é culpado por tornar o

    Lula é culpado por tornar o Brasil reconhecido internacionalmente, por ter tornado o Brasil um pouco mais feliz e esperançoso. Coisa que nenhuma dessas instâncias que promovem o ódio contra ele sabem ou têm capacidade de fazer. Por isso, eterno presidente Lula, parabéns pelos 70 anos de vida. Eu, pessoalmente, agradeço por sua iluminada caminhada brasileira. Eles passarão,Lula passarinho...

  • Críticas erradas e sem sentido algum

    Várias pessoas estão indignadas com a Polícia Federal, com Dilma Rousseff e com o Ministro da Justiça José Eduardo Cardozo em função da busca que foi feita no escritório de um dos filhos do ex presidente Lula.

    É evidente que isso é um factoide e nada mais do que isto. Porém, vamos colocar alguns pingos nos is.

    A Polícia Federal só cumpre mandados solicitados pelo Poder Judiciário. Ela não cumpre, nunca cumpriu e nem poderia cumprir mandados saídos da cabeça d'algum delegado ou de algum policial qualquer.

    Ou seja, a PF apenas cumpriu uma determinação da juíza que cuida do caso. Logo, não há que se falar mal de Dilma ou de Cardozo pois isto não tem absolutamente nada a ver.

    A não ser que as pessoas sugiram que a PF passe a descumprir ordens judiciais. Aí sim teríamos o pior dos mundos.

    Que tal parar de criticar o que é supérfluo e passar a criticar, se entendem ser necessário, a juíza que emitiu as ordens de busca e apreensão?

    • Você descartaria prontamente

      Você descartaria prontamente que tenha havido uma "tabelinha" entre pessoas de orgãos diferentes ou coisa parecida? É coincidência demais que isto tenha acontecido justamente na véspera do aniversário de 70 anos de Lula para ganhar as manchetes dos jornais no dia seguinte, o dia do aniversário em sí. Quanto à notícia da "fúria" do Presidente contra DIlma, não é pra levar a sério.

    • seletiva

      A juiza do caso tem uma "força tarefa" à disposição como o mouro?

      Ao esquecer dos grandes zeloteiros e caçar o filho do Lula estaria ela procurando um prêmio da globobo?

      Será que há indícios consistentes para a juiza autorizar a busca?

       

    • MPF

      Você foi ao x da questão. Quem pediu a busca e baseada em quê ?

      "Segundo auxiliares, a operação, inclusive, não constava do pedido da PF e foi incluída por solicitação do Ministério Público Federal", escreveu a Folha."

      Não duvidaria nada que por tras disso, estivessem alguns procuradores da ala mourista...

    • Críticas

      Diogo, vem cá: teu raciocínio está correto até certo ponto da suposta vigarice: a da juiza (?).  E o vazamento? Quem responde pelas ofensas contra a honra dos envolvidos no "escândalo"?

    • Não tem como livrar a cara do Ministro José Eduardo Cardozo

      Não tem como livrar a cara do Ministro José Eduardo Cardozo

      Não é correto dizer que a 'Polícia Federal só cumpre mandados solicitados pelo Poder Judiciário'. Na verdade, o usual é o Judiciário apenas aprovar solicitações feitas pela PF e/ou pelo MPF. No caso, a PF solicitou da Justiça a licença para realizar as operações, com exceção do ataque contra Lula, através do ataque ao seu filho, que foi pedida pela banda tucana do MPF.

      Também não dá para livrar a cara do mInistro da justiça sobre vários outros eventos. O mais grave deles, o dos crimes cometidos pelos DPFs da lava jato em Curitiba, inclusive o irrefutável crime das escutas clandestinas na cela de Youssef e no fumódromo, e os crimes daí derivados - falsa apuração, perjúrio em juízo, denunciação caluniosa, entre outros, cometidos pelos delegados aecistas. (O Marcelo Auler está contando esta história podre - vide blog marceloauler.com.br).

      Claramente, José Cardozo não tem a menor autoridade sobre a Polícia Federal e deveria ser demitido por isso. E é um tapa na cara dos militantes a sua frase marota, incompleta e cinicamente repetida de que 'Proteger aliados e perseguir adversários não pode', quando se vê o contrário acontecendo claramente na PF, com as bençãos do ministro, ou seja:  'Perseguir aliados e proteger adversários pode.'

    • Se fosse só isso, Diogo, tudo bem...

      ... mas até hoje o grampo na cela do Yousseff está sem punição.

      O delegado que usou a figura da Dilma de tiro ao alvo pegou uma semaninha de folga.

      #fato: A PF age sem controle do chefe.

      Se o chefe não manda, tem que ir embora.

      Neste caso, NESTE caso pode ter havido "tabelinha" da PF com o MP... se fosse só este caso, beleza....

      Mas acontece que gente MUITO RUIM e INCOMPETENTE está se blindando sendo anti-PT ou anti-Lula.

      Basta ver o Cunha.

      A pergunta é: cui prodest?

    • PF, MP e Justiça

      Caro Diogo, não peque por inocente...

      Devolvo a pergunta: mas quem leva subsídios à Juiza que sustentam as diligências solicitadas senão o MP e a PF?

      Quem nasceu antes? o ovo ou a galinha? O trabalho é conjunto: PF, MP e Justiça

    • Tentem convencer as pessoas

      Tentem convencer as pessoas dando uma explicação convincente, razoalvemente verossímel, para a LFT Marketing Esportivo, que como o próprio nome diz,  faz marketing esportivo, receber 2,43 mi de uma empresa de Consultoria da área aoutomibilística, que, aliás, esta sendo investigada na Operação Zelotes por suposta compra de medidas provisórias que favoreceram as montadoras.

      Bastaria a LFT apresentar os serviços prestados e as notas correspondentes, qual a dificuldade?

      Não que o ônus da prova cabe ao acusado, mas mirem-se no exemplo de Romário, acusado pela Veja de ter conta na Suiça, apresentou provas desmentindo e calou a boca da revista e de todo mundo.

      E para final de conversa, a LFT nem funcionários tem.

       

    • Não bem assim, Diogo. Claro

      Não bem assim, Diogo. Claro que nenhuma ação policial  que enseje a ruptura de direitos constitucionais básicos pode ser realizada  sem a devida autorização judicial. No caso específico, tem-se que foi o Ministério Público quem acionou o Juízo competente para que houvesse a operação da PF. Entretanto, esta, como Polícia Judiciária, por óbvio, tem como papel promover investigações sem necessariamente depender de autorização de quem quer que seja. E nesse afã, infelizmente, a PF na história recente tem exarado um perfil anti petista e, pior, antigovernista  inegável.  
      A meu ver, nos governos Dilma essa importante instituição gozou, e goza, não só de autonomia funcional, essa perfeitamente aceitável, mas desfrutou, e desfruta, de uma quase anomia em termos administrativos. Tornou-se, claramente, uma peça na engrenagem da estrutura que fez, e faz, oposição ao atual esquema de Poder. 

  • Desprezível

    Não vejo escândalo nenhum. Surpresa seria se a imprensa fizesse diferente disso, se fosse honesta e digna de credibilidade. Há quanto tempo essa imprensa desdiz o que o próprio implicado declara baseando num totalmente desacreditado "fontes"? E olha que agora anda até publicando a declaração do implicado, antes nem isso fazia. É como se essa imprensa só agora descobrisse o recurso de "fontes"...

    - "Em quem vocês acreditam mais? Em nós ou no implicado?"

    Perderam totalmente a vergonha, a credibilidade e o mínimo de profissionalismo já faz tempo.

  • Que Deus nos ajude!

    Quando podia e, por obrigação, deveria, enfrentar o PIG e a elite mais reacionária do mundo, o Lula (e a Dilma também) não fez nada! Ao contrário passou os oito anos de mandato se humilhando, tentando conciliar de qualquer jeito com pessoas e grupos que só queriam usá-lo. Agora, o Brasil, está vivendo um tremendo caos político (e conômico), onde o que impera é o fascismo, o preconceito (racial e de classe) e uma intolerância descomunal. O Lula está sózinho, assim, como o povo brasileiro. Estamos à mercê de loucos que, pelo andar da carruagem, jogarão o Brasil e o brasileiro de volta à idade média.

  • Se a Dilma foi leal aos seus

    Se a Dilma foi leal aos seus sob tortura, por que seria desleal ao Lula, sem tortura?

    A Casa Grande não vai tolerar uma quinta derrota consecutiva em eleição presidencial, nem que para impedir isso tenha que fazer correr sangue.

    • Concordo com vc. Modificaria,

      Concordo com vc. Modificaria, porém, o  "por que seria desleal ao Lula, sem tortura?" Mais adequado, ao meu ver, seria "por que seria desleal ao Lula sem tortura física". 

      O que esta mulher vem enfrentando desde a posse do seu segundo mandato, e mesmo antes", é de arrebentar qq um. Os "sábios" fora do governo, os "valentes e corajosos"  críticos provavelmente já teriam sucumbido aos golpes desferidos sem cessar de todos os poderes da República, da mídia e de seu público devidamente envenenado e lobotomizado. Mas ela está aí, cumprindo com suas obrigações e, ao menos aparentemente, não revela abatimento. ISSO NÃO É POUCO DIANTE DA DIMENSÃO DO ATAQUE AO BRASIL E AO SEU GOVERNO.

       

       

       

  • Lula mais Dilma: Zelai por sua casa: Refundai um Partido Zelota!

    nosso país não comporta mais o desmazelo:

    falta de zelo com a coisa pública com a lei paratodos

    está lá no Ministério de Jesus: Zelai por sua casa: está nas Escrituras das Boas Novas:

    "A minha casa será chamada casa de oração para todas as nações. Mas vós fizestes dela um covil de ladrões".

    A própria Roma tinha culpa, por sua má gestão e tributação excessiva da população sitiada. [...] Adicione a tudo isso o confisco de terras privadas, os altos níveis de desemprego, o deslocamento e a urbanização forçada dos camponeses e a seca e a fome que devastaram os campos da Judeia e da Galileia.

    [...]

    Era o zelo que os inspirava. O mesmo zelo que levou os macabeus a se livrarem do controle selêucida dois séculos antes, zelo que tinha ajudado os israelitas a conquistar a Terra Prometida.

    [...]

    Diz-nos: é lícito pagar o tributo a César ou não?

    [...]

    "Mostrai-me um denário", diz Jesus, referindo-se à moeda romana usada para pagar o tributo. "De quem é esta imagem e esta inscrição?"

    "É de César" (por favor, queiram visualizar cara/coroa de Lula/Dima), as autoridades respondem.

    "Bem, então, devolvei a César a propriedade que pertence a César, e devolvei a Deus a propriedade que pertence a Deus."

    [...]

    Em outras palavras, de acordo com Jesus, César tem direito a "receber de volta" a moeda de denário não porque ele mereça o tributo, mas porque é a sua moeda: seu nome e imagem estão estampados nela. Deus não tem nada a ver com isso. Por extensão, Deus tem o direito de "receber de volta" a terra que os romanos tomaram para si, porque é a terra de Deus: "A terra é minha" diz o Senhor (Levítico 25:23). César não tem nada a ver com isso.

    Então, devolva a César o que é dele, e devolva a Deus o que pertence a Deus. Esse é o argumento zelota em sua forma mais simples e concisa. E parece ser suficiente para as autoridades em Jerusalém rotularem imediatamente Jesus como lestes. Um bandido. Um zelota.

    [...]

    Foram os lestai, os bandidos e os rebeldes, os zelotas e os sicários, os revolucionários nacionalistas que haviam pregado a independência de Roma, os chamados profetas e falsos messias, que haviam prometido a salvação de Deus em troca de sua lealdade e zelo.

    [...]

    Zelo implicava uma adesão estrita à Torá e à Lei, uma recusa em servir a qualquer mestre estrangeiro. [...]  Ser zeloso ao Senhor era andar nas pegadas ardentes dos profetas e heróis do passado."

    ZELOTA - A vida e a época de Jesus de Nazaré. Reza Aslan (historiador e colega ilustre de nosso Leão de Harvard, formado e scholar em Harvard). Trad. Marlene Suano. Zahar Editora, 2013.

  • Coxinha, sinto muito se meu

    Coxinha, sinto muito se meu voto no Lula vai aumentar o seu ódio. Seu fígado não é problema meu.

  • SALVE LUIZ INOSSO LULA DA SILVA!!!

    O cerco ao LULA e a DILMA feito pela IMPRENSA GOLPISTA e pela MILÍCIA TUCANALHA, em que pese toda essa armação, toda essa conspiração, toda essa tentativa de golpe, toda essa campanha sórdida. É um tiro no pé.

    Esses "MORALISTAS SEM MORAL" não irão a lugar algum, NEM A PAU, presos que estão ao LAMAÇAL no seu próprio QUINTAL.

    SALVE LUIZ INOSSO LULA DA SILVA!!!

    #LULA70

Recent Posts

Copom reduz ritmo de corte e baixa Selic para 10,50% ao ano

Decisão foi tomada com voto de desempate de Roberto Campos Neto; tragédia no RS pode…

6 horas ago

AGU aciona influencer por disseminar fake news sobre RS

A Advocacia-Geral da União (AGU) entrou com ação judicial pedindo direito de resposta por conta…

7 horas ago

Assembleia Legislativa de SP celebra Dia da Vitória contra o nazismo, por Valdir Bezerra

Para a Rússia trata-se de uma data em que os russos homenageiam os mais de…

8 horas ago

Diálogo com o Congresso não impede cobertura negativa do governo pela mídia, diz cientista

Para criador do Manchetômetro, mídia hegemônica se mostra sistematicamente contrária ou favorável à agenda fiscalista

8 horas ago

Tarso Genro aponta desafios e caminhos para a esquerda nas eleições municipais

O Fórum21 comemorou o seu segundo ano de existência no dia 1⁰ de Maio e,…

9 horas ago

Desmatamento na Amazônia cai 21,8% e no Pantanal 9,2%

A redução no desmatamento ocorreu entre agosto de 2022 e julho de 2023, em comparação…

9 horas ago