Xadrez de tempos incertos, por Luis Nassif

O jogo político está cada vez mais embolado.

Há dois fenômenos novos, em movimento, em favor de Lula. E a força inercial do antilulismo em direção oposta,

Peça 1 – a desmoralização da Lava Jato

Hoje em dia há três tipos de atitudes em relação à Lava Jato. Os anti-Lula apoiam a operação, mas sabem  que é uma jogada política. Os lulistas a condenam e denunciam que é jogada política. E, nesses tempos de polarização, a legião dos independentes está cada vez mais convencida de que é uma jogada política.

Mídia e Lava Jato estão perdendo a batalha da opinião pública internacional, com a luxuosa contribuição de Michel Temer e, internamente, estão sendo cada vez mais questionados. A Lava Jato e a Globo adotaram a política do lawfare, a publicidade opressiva contra os “inimigos”.

Em um primeiro momento, entupiram os jornais de rumores, vazamentos, denúncias de diversos calibres, atordoando os adversários e atingindo o objetivo final: no caso da Lava Jato do Paraná, o objetivo final foi derrubar Dilma Rousseff e entronizar Michel Temer na presidência. Obviamente, em nome do combate à corrupção.

Acontece que nem mesmo a Globo consegue sustentar o priapismo das manchetes com os escândalos. No caso brasileiro, em cima do esgotamento previsível do ciclo Lava Jato veio o episódio trapalhão de Rodrigo Janot com a delação da JBS. A maior contribuição foi ter estabelecido um parâmetro entre as denúncias contra Lula e aquelas contra seus dois maiores antípodas: Aécio Neves e Temer e suas malas de dinheiro.

Ali começou a ruir toda a narrativa sobre a maior corrupção do planeta. Inverte-se, então, o ciclo do lawfare e cada factoide levantado no período anterior, cada abuso cometido no transcorrer das investigações, torna-se munição nas mãos dos adversários, para desnudar o caráter partidário e suspeito da Lava Jato.

Hoje em dia, já há uma quantidade substanciosa de indícios de malfeitos do lado da Lava Jato, que vão além das acusações apressadas, das narrativas fantasiosas, da incapacidade de aprofundar investigações para além das delações. As suspeitas são mais graves,  permitindo inclusive prever o grande best seller dos próximos anos – a verdadeira história da Lava Jato – para o qual se candidatarão escritores de todos os níveis.

Contarão como foi o aprendizado no caso Banestado, que permitiu o planejamento minucioso da Lava Jato, garantindo a um juizado de Curitiba capturar uma operação de uma empresa sediada no Rio de Janeiro, tendo como principais personagens políticos vicejando em Brasília.

Haverá muita história sobre o triângulo formado por Sérgio Moro, a esposa Rosângela e o primeiro-amigo Carlos Zucolotto Júnior, os advogados amigos, a indústria da delação premiada, as informações provindas do Departamento de Justiça etc. E até a informação do procurador Celso Três, do caso Banestado, que a Sra. Moro distribuía cartões de visita ao longo da operação.

A desmoralização da Lava Jato significará o enfraquecimento da condenação de Lula. Portanto, viverão ainda alguns períodos de imagem heróica. Mas já acende luz amarela nos escalões externos à Lava Jato, a quem caberá a convalidação ou não das denúncias aceitas em primeira instância.

Não se tem mais dúvidas de que o TRF4 é um tribunal político. Resta saber até onde irão com a farsa.

Peça 2 – o custo Lula

“Mercado” supostamente é o local onde todas as informações são processadas racionalmente, e a resultante é preço.

No caso brasileiro, o “mercado” é extremamente mal informado, formando convicções de afogadilho, indo atrás de clichês, sendo influenciado pela superficialidade padrão Globonews.

Analistas mais lúcidos já se deram conta que a solução Lula é a “mais barata”, para se obter a paz social. A razão é simples. O impedimento de Lula e a eleição de um candidato sem o menor fôlego político – se houver um, que se apresente – tornarão extremamente custosas qualquer solução extra-Lula. Haverá um duro aprendizado e o prolongamento perigoso da polarização política.

A tentativa de apresentar Lula como o alter ego de Bolsonaro, colocando ambos na categoria de populistas radicais, é ridícula, assim como as sucessivas tentativas de encontrar o campeão branco ou recorrer ao cadáver político de Fernando Henrique “El Cid” Cardoso.

Apesar do esforço ingente da mídia, nenhuma reforma sem consenso despertará a confiança de investidores. Como está ocorrendo, aliás, em outros países, em situações de crise de legitimidade menores que no caso brasileiro, no qual se tem as reformas sendo implementadas por uma organização criminosa.

Um dia cairá a ficha que de que não haverá saída for a do consenso. Pode ser que o bom senso chegue antes; pode ser que demore.

Peça 3 – o fôlego do antilulismo

De qualquer forma, a tendência dominante, ainda, é o de se tentar inviabilizar politicamente Lula e promover o milagre da ressurreição de quem nunca foi, Geraldo Alckmin.A radicalização do anti-lulismo foi tão intensa que dificilmente mídia e Judiciário se permitirão algum assomo de bom senso.

Significaria acabar com os sonhos do Ministério Público Federal de se transformar em poder autônomo, abortar o ativismo do Judiciário, reduzir a margem de manobra da mídia. E quem irá largar o osso?

A volta à normalidade será um trauma para os deuses do punitivismo. É só conferir o que a síndrome da abstinência de poder está produzindo no ex-Procurador Geral da República Rodrigo Janot.

Resta acompanhar, então, o desenrolar dessas três tendências, para saber se em algum momento promoverão o consenso ou o dissenso definitivo.

 

Luis Nassif

Luis Nassif

View Comments

    • Não quero nem saber, quero que se

      lascam todos (pensei outra coisa).

      Portanto a boçalidade tem que continuar vicejando até a destruição total dos boçais.

      • Seria um absurdo um

        Seria um absurdo um brasilieiro se intrometer nos assuntos internos franceses na seção online do Le Monde, por exemplo. Aqui em terra brasilis vale tudo.

        • Por isso você não comentou o

          Por isso você não comentou o assunto do post? Pra mim não tem problema. Pode ruminar à vontade.

    • Boa!

      Lá já existem comentários como esse:

      Claudio Calmo De Bob Fernandes:

      O TRF-4, o tribunal que saltou outros processos olimpicamente no afã de condenar Lula, é presidido por Carlos Thompson Flores. Neto de ex-ministro do STF de mesmo nome, noves fora Neto. Em 68 o avô foi nomeado para o Supremo, por decreto, pelo ditador Costa e Silva. Ponto final."

      ou esses aqui:

      Simone Resende Quando os "imparciais" juízes do TRF4 irão dar palestras e cursos de leitura dinâmica?

      #JuízoDeExceção!
      #EuAcreditoNoTacla!
      #TaclaFuraBolha!
      #TôComLula!   

      Simone Resende https://jornalggn.com.br/.../trf4-cria-precedente-para...

  • No caso brasileiro, o

    No caso brasileiro, o “mercado” é extremamente mal informado, formando convicções de afogadilho, indo atrás de clichês, sendo influenciado pela superficialidade padrão Globonews.

     

    Talvez alguns participantes. Mas a maioria dos operadores sabe o que está fazendo e usa a superficialidade Globonews como arma para influenciar na direção que lhes interessa mais (privatizações, reformas, cortes de gastos sociais, etc)

    • Então tá,

      Mas aonde estarão os empresários que ganharam dinheiro(produzindo!) nos governos Lula e no primeiro mandato de Dilma?

      Pequeno desemprego e muita gente recém incluida comprando de tudo!

      Acho que se trata de algo mais de "Talvez alguns participantes."

  • Em junho o Comitê de Direitos

    Em junho o Comitê de Direitos Humanos da ONU condenará o Brasil, o juiz Moro e a força tarefa da lava jato pelas arbitrariedades cometidas contra o Lula. Com essa condenação o golpe será desmoralizado não só em relação aos brasileiros, mas perante o mundo.

    Ficará claro para todos que a lava jato foi forjada como instrumento de um golpe de estado que derrubou uma presidenta honesta e só terminaria com a prisão do maior líder popular do país. O objetivo da operação foi implantar o neoliberalismo a mando dos interesses de Washington e do mercado e destruir todos os direitos sociais e as empresas públicas brasileiras.

    Sem a lava jato não haveria a destruição da maior empresa privada brasileira e da Petrobrás e a entrega do pré-sal. Sem a lava jato não haveria reforma trabalhista e PEC do teto de gastos e a provável reforma da previdência. A operação foi responsável, não apenas por entregar o poder a uma quadrilha, mas responsável pela destruição do Brasil como nação.

    Qualquer brasileiro de bom senso reconhece os prejuízos causados pela operação. Um dos exemplos mais didático foi o acordo da Petrobras com a justiça americana no valor de R$ 10 bilhões de reais.

    • E vão desmoralizar a

      E vão desmoralizar a política  externa americana inteirinha ???

      E Vão incluir Lula na eleição ???

      Ou vai desmoralizar, e is golpistas vão se comprometer com a ONU aceitar Lula na eleição de 2022 Pq não há mais tempo hábil para em 2018 ??? Ou que tal extender o mandato do Temer mais dois anos e Lula entrar em 2020 ??

      Esse país está morto.

  • Janot
    Janot """trapalhao""""...
    *Muitas aspas pra poder rir.
    Ps: Só faltou citar Miller, o lambanceiro.
    Deveriam estar na cadeia junto com Dallagnol, Carlos Fernando e Moro

  • Não creio que os tempos são
    Não creio que os tempos são incertos.
    De fato, a crise em que vivemos é construída por certezas absolutas.
    Os idiotas que acreditam na Lava Jato tem certeza de que não gostariam de ser vítimas de processos conduzidos por Sérgio Moro. E mesmo assim o defendem enquanto ele conduzir processos apenas contra os petistas.
    Os idiotas que defendem Bolsonaro não ostariam de ser torturados. Muitos deles serão torturados de uma maneira ou de outra se aquele imbecil for eleito presidente.
    Os idiotas que defendem o neoliberalismo clamam por salários mais baixos. Desde que os salários deles possam ser mais altos, como se não soubessem que o encolhimento da economia afetará todos os brasileiros. Uns porque não terão nada e se tornarão violentos outros porque não terão segurança para desfrutar o que tem.
    Os petistas acreditam que a vitória de Lula resolverá a crise, como se a crise não fosse alimentada pela irracionalidade evidente dos anti-petistas na imprensa e no Judiciário.
    Os idiotas togados querem mandar no passado (julgando processos), no presente (excluindo candidatos que eles consideram inadequados) e no futuro (garantindo seus salários acima do teto), mas se esquecem que a respeitabilidade dos juízes é o maior patrimônio do Judiciário. Para controlar o passado, o presente e o futuro os juízes desperdiçam o que eles deveriam considerar mais precioso.
    Todos estão encastelados nas suas certezas. É assim que a crise seguirá crescendo até que uns comecem a matar os outros.

  • Luis Nassif, peço o favor de

    Luis Nassif, peço o favor de informar como está o dr. Janot com a crise de abstinência de poder, este botocudo aqui não sabe de nada. Pode ser? Por favor?

    • Abstinência?

      Também não faço a mínima ideia do que seja esta "síndrome de abstinência" do poder que está afetando o ex-pgr da cúpula golpista.

      • Então C. Poivre, será pelo

        Então C. Poivre, será pelo fato de termos aquele dinheirinho para publicidade ou, talvez, sejamos o que há de desimportante e assim não merecemos uma resposta, por curta que seja! Será isso?

  • Só isso?

    E o custo econômico de um país sem futuro. Gasolina a 5, 13 milhões de desempregados sem espectativa, empresariado burro acumulando prejuiso, obras paradas em todo o país, segurança pública a zero, aécio e assemelhados tucanos sem condenação nem processo, a população vendo que quem pagou a conta foi o povo, falta total de projeto de país, etc, etc.

    A reformas(?) trabalhista e previdência causando danos e em um ambiente caótico.

    E a desmoralização do stf que tudo vê e nada faz? O grande responsável. Perdido.

    O judiciário pós desastre revelado?

    Quem segurará, e como, o resultado da desgraça que estes golpistas fizeram? E não é para o futuro, é já.

  • Uma suspeita para a "Verdadeira história lavajateira"

    Uma suspeita para a "Verdadeira história lavajateira"

    Acordos informais de bandidos delatores da Operação Lavajateira, com vistas à obtenção de benefícios judiciais extremamente caridosos levantam uma enorme e pesada nuvem de suspeitas da participação, direta ou indireta, do juiz lavajateiro de Curitiba nesses acordos espúrios, pois feitos na sombra, entre bandidos e agentes públicos do mp e do judiciário.

    O exemplo mais gritante disso é o caso de Léo Pinheiro. O MPF, em alegações finais, pediu, em virtude da colaboração informal desse bandido, que o juiz lavajateiro lhe reduzisse a pena pela metade, e APENAS na ação do triplex. A própria defesa do bandido Léo Pinheiro, em alegações finais, pediu ao juiz lavajateiro que lhe reduzisse a pena em dois terços, e APENAS na ação do triplex. No entanto, o juiz lavajateiro, na sentença do triplex, GRACIOSAMENTE reduziu para apenas 2 anos e meio em regime fechado (mais 2 anos e meio domiciliar em mansão) TODAS AS PENAS DO BANDIDO, não apenas na ação do triplex, MAS EM TODAS AS AÇÕES A QUE RESPONDE o bandido, o que já chegava na época A MAIS DE 50 ANOS DE CADEIA. Como assim, pode um juiz, do nada (pois nada foi escrito), informalmente, dá um benefício desse porte a um bandido, extrapolando totalmente a ação em julgamento, e apenas condicionando o presentaço ao bandido à concordância de instância superior, uma condição que acrescentou apenas depois de ter sido repreendido em público pelo TRF-4, por ter presenteado com benefício similar outros bandidos, como Renato Duque e um laranja de Youssef, ambos apenas com acordos de boca, feitos nos porões de cadeias lavajateiras?

    Ora, nenhum desses bandidos faria um jogo desses, falando o que lhes mandaram falar para subsidiar condenações sem prova de Lula, em troca APENAS de dois terços da pena, e somente NA PRÓPRIA AÇÃO EM JULGAMENTO, como pedido por escrito pelas defesas. Seria ou não um perfeito idiota aquele que acredita que os presentaços do juiz lavajateiro foram "apenas uma boa surpresa" da sentença, e que não soubessem antes, os bandidos, que o acerto era esse mesmo? Que adiantaria ao bandido Léo Pinheiro, por exemplo, reduzir 6 ou 7 anos na sua pena do triplex, se teria que cumprir mais de quarenta anos nas outras ações?

    E o fato é esse: nenhum membro do MPF poderia garantir a priori o presentaço de Léo Pinheiro (e de Duque e outros) sem um acordo formal por escrito, apenas o juiz lavajateiro poderia garantir tamanho prêmio, ou então alguém com enorme proximidade do juiz lavajateiro, que falasse (mentindo ou não) em seu nome. O que é muito estranho é que saia no final uma sentença nesses termos, com benefícios escrotos como o de Léo Pinheiro, e aí sim, num ato de ofício diretamente assinado pelo juiz lavajateiro.

    A questão vem a propósito da suposta negociação bandida de Zucolloto com Tacla Durán, denunciada por este. E a suspeita vem da proximidade afetiva de Zucolloto com o juiz lavajateiro. Ora, se Zucolloto é altamente suspeito de uma "negociação" criminosa envolvendo Tacla Durán e membros do MP, com os quais não consta haver afetividade de Zucolloto mas apenas um suposto interesse "negocial", por que não seria também suspeito Zucolloto de traficar influência com o próprio juiz lavajateiro, com o qual tem tamanha proximidade afetiva, a ponto de ser inocentado em público, sem nem precisar falar nada, pelo próprio juiz lavajateiro em notas oficiais para jornais?

    Tudo muito estranho.

  • Existe uma pergunta chave em

    Existe uma pergunta chave em toda esta celeuma que é a seguinte: quando eles vão recuar ? Desde que Dilma colocou os pés pelas mãos e chamou Levy para seu ministério, as esquerda brasileira só faz recuar e disseminar pânico entre si. Age desesperadamente, sem planejamento, sem estratégia e na base do voluntarismo. A direita vê isso e sente o gosto de sangue na boca e se vê tentada a ir mais longe porque a tarefa parece cada vez mais fácil. Tal qual um cachorro que começa a latir assim que percebe o cheiro de um humano próximo que está com medo. Assim é que foi feito o impeachment (Por que não fazer ? Por que olhar para o futuro ? Está tão perto o poder... É como tirar doce de uma criança...) e todas as demais medidas malucas que o sucederam. Ocorre que a direita não vai recuar enquanto não se ver ameaçada. Tal qual o cachorro inebriado pelo cheiro de medo que sente, ela não age de maneira racional. Só que até agora a esquerda não fez nada nesse sentido, pelo contrário. Ao optar por uma saída "legalista", apostando todas as suas fichas na eleição de 2018, ela apenas reforça a percepção da direita de que a esquerda é irrelevante e pode a qualquer momento ser posta de lado. Enquanto a esquerda não provar o contrário, vai continuar esta sanha de perseguição.

    • 100%

      Concordo totalmente.

      No dia em que ouvimos no rádio a primeira entrevista pós indicação do Levy, tive a impressão que a vaca iria para o brejo.

    • Não vão recuar.......
       
      Essa

      Não vão recuar.......

       

      Essa lenga-lenga de que Lula é candidato do consenso bla bla bla é para retomarem as rédeas da História, afinal, se não conseguem moldar o futuro conforme seus interesses se aliam e tentam influenciar ou mesmo manipular. Foi o que aconteceu no mensalão, e o que acontece na vaza a jato em que politicos mais canalhas que todos os petsitas juntos sequer são incomodados.

      Esse malandros de santos e desinformados não têm nada, são um bando de larápios que nunca vão se conformar com o butim que amealharam, sempre vão querer mais, se pudesse reduziriam o povo á condição de escravos, enquanto sentariam em suas salas cheias de livros posando de "intelectuais"........

      O descaramento é tanto que a situação é a seguinte: ou o povo acorda ou se conforma em ser escravizado....

Recent Posts

Trump considera sanções contra países que deixem de usar dólar

Taxação cambial, tarifas e restrição a exportações estão entre punições avaliadas pela equipe do candidato…

10 horas ago

Governo federal confirma continuidade da homologação de terras indígenas

Força-tarefa composta por ministérios, Funai, AGU e Incra busca acelerar processo; quatro processos devem ser…

11 horas ago

A conexão Nuland–Budanov–Tadjique–Crocus, por Pepe Escobar

A população russa deu ao Kremlin carta branca total para exercer a punição máxima e…

11 horas ago

Elon Musk vira garoto propaganda de golpe que pagou por anúncio no X

Golpe inventa uma nova empresa de Elon Musk, a Immediate X1 Urex™, que pretende enriquecer…

12 horas ago

Governo Milei segue com intenção de lançar ações do Banco de La Nacion no mercado

Apesar da retirada da lista de privatização, governo Milei reforça intenção de fazer banco oficial…

12 horas ago

Prêmio Zayed de Sustentabilidade abre inscrições globais

Prêmio para soluções sustentáveis passa a aceitar inscrições em português; fundos de premiação chegam a…

12 horas ago