Lula preso é o herói que a esquerda romântica deseja, por Antonio Barbosa Filho

Lula preso é o herói que a esquerda romântica deseja

Antonio Barbosa Filho(*)

Existe uma salutar discussão na esquerda brasileira, nas últimas semanas, sobre a conveniência política (ou não)  de Lula deixar o Brasil para evitar uma anunciada prisão pelo juiz Mr. Sérgio Moro (chamoo de Mr. não como errônea abreviatura de Meretíssimo, mas de mister, “senhor” em Inglês, já que ele tanto ama e frequenta os Estados Unidos) e seu esquadrão de extermínio da esquerda e do Estado de Direito. Importantes blogueiros e analistas progressistas tem defendido as duas posições, e alguns falam em nome de Lula, informando que o ex-presidente não cogita de viajar ao exterior ou buscar abrigo numa Embaixada de país-amigo.

Em 7 de outubro, por exemplo, o  brilhante jornalista Renato Rovai publicou artigo refletindo a respeito, onde se lê:

“Se o PT saísse um pouco mais forte do processo eleitoral. Algumas dessas coisas talvez fossem repensadas. Por exemplo, Lula talvez não fosse condenado e preso.

Mas isso ficou pra trás. Com a estrondosa derrota do petismo, os golpistas têm caminho aberto pra estrangular de vez qualquer projeto de esquerda para os próximos 10 anos. E isso passa necessariamente pela entrega do Pré-Sal, que vai ajudar no financiamento imediato do Estado, mesmo que jogando fora qualquer projeto de futuro para o Brasil. E na prisão de Lula.” (http://www.revistaforum.com.br/blogdorovai/2016/10/07/pre-sal-entregue-e-lula-a-beira-da-prisao-e-a-fase-2-do-golpe/)

Outro destacado blogueiro e também  amigo, Eduardo Guimarães, anunciou na última semana a iminente prisão de Lula, numpost que provocou enorme repercussão. Nele, Edú Guimarães adianta que  “faz sentido prender Lula agora. Daqui a alguns meses a PEC 241, a retirada de direitos trabalhistas, a reforma da previdência, a terceirização e o arrocho de programas sociais vão tornar inaceitável a prisão daquele para o qual o Brasil se voltará em meio à política de terra arrasada que tucanos e peemedebistas estão preparando.” (http://www.blogdacidadania.com.br/2016/10/golpistas-farao-prisao-teatral-de-lula-a-qualquer-momento/)

Poderia estender-me nas citações premonitórias de uma próxima prisão do ex-presidente, inclusive algumas irônicas, como a do prefeito-eleito de São Paulo, João Dória Jr., que prometeu visitar Lula em Curitiba…

Há, porém, importantes opinadores de esquerda, igualmente respeitáveis, que combatem liminarmente a hipótese de Lula refugiar-se no exterior para escapar de mais um abuso de Mr. Moro. O mais recente deles, publicado hoje (16/10) no Facebook, é de Breno Altman. Passando a impressão de ter ouvido o próprio ex-presidente Lula, Breno afirma:

“Aviso aos navegantes: Lula não sairá do país. Não pedirá asilo nem se abrigará em qualquer embaixada. Isso é decisão por ele tomada e comunicada a seus companheiros.

O ex-presidente está plenamente convencido de que se exilar enfraqueceria sua defesa, debilitaria o PT e seria um mau exemplo ao povo brasileiro.

Lula irá enfrentar, pelas ruas e instituições do país, contando sempre com a solidariedade internacional, a perseguição da qual é vítima.

Não se renderá nem fugirá. Se vier a ser preso, será do calabouço que continuará lutando contra o arbítrio e o golpismo.

Encarcerado, mais do que se exilando, colocará a nu com mais rudeza e sem disfarces o Estado policial que está sendo forjado no interior de nossa combalida democracia.”

Ora, com todo o respeito que nutro há décadas pelo Breno Altman, ouso discordar dele e, se realmente esta for a posição manifestada por Lula, também do grande líder. Ressalvo que Lula tem muito mais informações do que todos nós, meros analistas que muitas vezes misturamos nossas opiniões com o viés ideológico que todos temos. Para usar o velho conceito: “política não é ciência exata” e o que nos parece de uma maneira a distância pode ser outra coisa e, ainda mais, pode alterar-se a cada instante.

Por que não acho que uma saída temporária de Lula do Brasil nada teria de “fuga”, “rendição” ou “covardia”?

1 – Parece-me que há alguma poesia, algo utópico nas mentes de alguns esquerdistas respeitáveis, que tendem a igualar fatos e momentos históricos diversos. Por exemplo: o sacrifício (vital) de Getúlio Vargas, em 1954, barrou a direita golpista por dez anos, permitindo os governos democráticos de Juscelino e de Goulart. Por outro lado, João Goulart é até hoje criticado por ter abandonado o Brasil em 4 de abril, embora o seu posto constitucional tenha sido declarado vago já no dia 1 de abril, pelo então presidente do Senado, Auro de Moura Andrade, quando o golpe deixou de ser uma quartelada apoiada pelos EUA para tornar-se uma ocupação “legal” do poder pelos militares:

2 – Essas memórias incrustradas na esquerda não podem, a meu modesto ver, ser replicadas em 2016. A hipótese de suicídio está fora de cogitação (Lula só deixará a política e a vida se for assassinado, como advertiu o ex-presidente do Estado espanhol, Felipe González). O suicídio de Getúlio levantou o povo na então capital de um país ainda agrário, cuja “opinião pública” estava concentrada no litoral, em poucas importantes capitais. Hoje o quadro é muito mais complexo, e a parcela da população manipulada pelo ódio a Lula e ao PT impregnados desde 2003, é muito maior do que era o anti-getulismo de então.

Quanto a 1964, quando Goulart foi derrubado havia uma conjugação fundamental de forças diferente de agora. Os EUA envolveram-se de maneira muito mais ostensiva, pelo menos desde as eleições parlamentares de 1962, quando entidades financiadas pela CIA e Departamento de Estado, como o Ibad e o Ipes financiaram centenas de candidatos alugados, juntaram-se à cúpula da Igreja Católica (então mais dominante do que hoje), à mídia golpista (que continua a mesma), e a classe média. A Embaixada dos EUA, que continuava no Rio de Janeiro, tinha 2.700 funcionários, contingente que não cabia no edifício! O ex-governador de Pernambuco Miguel Arraes disse-me pessoalmente que no seu Estado, só em 1963, haviam entrado 600 mariners, disfarçados de pastores, missionários, voluntários sociais – Arraes estava enganado: segundo o maior estudioso deste período, Moniz Bandeira, o número foi o dobro ou até o triplo. Pretendia-se, caso Goulart resistisse em armas, invadir o Brasil a pretexto de proteger os cidadãos norte-americanos, e se preciso, dividir o país em dois, criando-se uma nação nordestina em guerra contra os Estados legalistas.

3 – Lula é, sem nenhuma dúvida, o líder político brasileiro mais respeitado no exterior. Nos últimos dez anos tenho visitado cerca de trinta países da América Latina e da Europa (para não mencionar Egito e Turquia), e pude testemunhar centenas de vezes,  na imprensa e em conversas com pessoas do povo, o prestígio e a  admiração que dedicam ao Brasil e especificamente a Lula. Difícil tem sido explicar, especialmente aos europeus, como um país visto como uma das principais potências emergentes do século 21, deixou-se cair nas mãos de uma quadrilha golpista que derrubou uma presidente honesta…

A voz de Lula, portanto, é a mais poderosa que teríamos na denúncia mundial que este golpe exige. Seu pleno acesso a governantes e ex-governantes, a mídia internacional de todos os idiomas, aos organismos internacionais, é uma ferramenta indispensável no desgaste deste grupelho chefiado por Temer.

4 – O ideal e justo é que Lula permaneça no Brasil, usando de todos os direitos cidadãos e políticos que a Constituição nos garante a todos. Poderia continuar peregrinando pelo Brasil e mobilizando o povo, além das esquerdas, para a resistência ao golpe. Mas isso é possível, hoje? A mídia brasileira, que trabalhou ativamente pelo  golpe e agora está recebendo muitos milhões em propina-publicitária do “governo” Temer, só abre espaço para caluniar Lula, jamais para repercutir em algumas linhas o seu discurso de defesa própria ou de acusação ao golpe. Para a velha mídia, Lula está condenado ao silêncio perpétuo.

Onde estão as reações populares à sua condução coercitiva em março, um teste que Mr. Moro fez da tolerância do povo brasileiro organizado? Houve alguma, é preciso valorizar, mas nada que abalasse a estratégia golpista, traçada no exterior, e preparada para vencer “pequenos” obstáculos. Não conseguimos fazer uma greve geral; nem os petroleiros conseguiram paralisar as atividades por alguns dias, eles que serão as primeiras vítimas (junto com os funcionários do Banco do Brasil) do desmonte que o golpe promove a toque-de-caixa de órgãos importantes do Estado. Os estudantes, inclusive adolescentes, têm sido os mais ativos, nos seus objetivos específicos.

Concluindo esta já longa reflexão: o pior lugar para Lula defender-se ou mobilizar a população contra o golpe seria a masmorra de Mr. Moro em Curitiba! Passada a inquietação inicial nas ruas, ele ficará nas mesmas condições de José Dirceu: isolado e sem qualquer repercussão para suas palavras.

Talvez esses idealistas de esquerda esperem que na cadeia Lula escreva as “Cartas do Cárcere”, como fez Antonio Gramsci. Ou, talvez,  que a população sublevada invada a cadeia e o liberte nos ombros para liderar uma sonhada revolução?

Infelizmente, meu otimismo não chega a tanto.

Prefiro Lula em liberdade, dando cinco entrevistas e conferências por semana, nos mais variados países. Por isso, nem defendo um “asilo político”, mas sim que ele saia do Brasil de maneira normal, com visto de turista, e se for o caso, e alterne-se entre Europa, Ásia, África e Américas, já que o visto de turista normal dura apenas 90 dias. Não faltarão convites e quem lhe custeie o trabalho em defesa da Democracia no Brasil. O exílio tem limitações, embora não tenha impedido Brizola, Arraes, Prestes e tantos outros, de exercerem a luta, de grande importância, contra uma ditadura no Brasil.

Cadeia, não!

(*) Antonio Barbosa Filho é jornalista e editor do blog valepensar.net

Redação

Redação

View Comments

  • O passado é para se refletir, não para se reproduzir, mas...

    Alguém se lembra da Revoada dos Galinhas Verdes?

    Pois bem, a revoada dos Galinhas Verdes consiste numa marcha que os fascistas do Brasil, chamados de integralistas, fariam, macaqueando a Marcha sobre Roma feita pelos Camisas Negras fascistas, que levou ao poder o criminoso Mussolini. Os fascistas brasileiros escolheram a cor verde e fariam uma marcha para possibilitar o triunfo do fascimo no Brasil e que o Plinio Salgado se tornasse o nosso "Duce". Mas os Esquerdistas confrontaram os integralistas na Praça da Sé, onde eles se manifestariam, e eles tiveram que correr, tirar suas camisas e jogá-las fora para fingirem que não eram os galinhas verdes. Em suma, os Anti-Capitalistas assassinaram o fascismo brasileiro no seu nascedouro.

    O passado é para se refletir, não para se reproduzir. Mas, nesse caso, a esquerda brasileira poderia abortar, à força, esse estado de exceção em andamento. Nós somos muitos, não somos fracos. Eles são poucos e covardes.

    • Concordo, posturas derrotistas levam necessariamente a .......

      Concordo, posturas derrotistas levam necessariamente a derrota, o momento é de começar a virada.

  • Nao conheco ninguem dessa

    Nao conheco ninguem dessa "esquerda romantica" nao!

    Lula JA EH o heroi brasileiro que eu desejo.

  • De pleno acordo! Exílio não é

    De pleno acordo! Exílio não é vergonha; é recuo estratégico... Tudo o que certa direita quer é uma foto do Lula com roupa de presidiário, sem precisar de montagem;  os mais radicais preferem a cena da execução do ex-presidente do Iraque, com os "opositores" dançando sobre o cadáver...

    • Má comparação!

      Comparar Lula com Saddam Hussein não tem o mínimo sentido e é de extremo mau gosto. Saddam poderia ter fugido mas não tinha local que o aceitasse, Lula se quisesse teria no mínimo uma centena de países que o aceitariam de boa vontade, mas não é o caso.

      Lula sabe com certeza que sua saída para o exterior seria um recuo no confronto aos golpistas e não é a perda de direitos legais intangíveis que está em jogo é a perda de um prato de comida que um nordestino começou a ter regularmente no seu governo. TALVEZ SEJA ISTO que mentalidades pequeno burguesas não enxerguem, cada dia de recuo no combate significa milhares de pessoas daqui a alguns meses sem um prato de comida, sem assistência no SUS, sem escola, sem a possibilidade de cursar um nível superior ou ainda sem uma pequena porém correta minha casa minha vida, ou seja, são perdas reais que um retirante como Lula sabe o que é isto.

  • Análise perfeita !

    Concordo, inteiramente !

    Lula precisa sair do Brasil, para lutar lá fora e não ficar impedido de falar, como acontece por aqui, agora !!!!

    No exterior, terá plena condição de conversar e fazer palestras para todos os públicos, com repercussão na mídia, o que não acontece por aqui.

    • Minha cara amiga, no momento em que o Lula fugir.....

      Minha cara amiga, no momento em que o Lula fugir começará uma campanha da imprensa qualificando de coisas piores do que ele está sofrendo neste momento, Lula quando optou pela política sindical no tempo da ditadura militar ele tinha menos segurança que nos dias atuais, logo a fuga não é saída.

  • Grande besteira derrotista!

    O que tem que se estar preparando neste momento é a tentativa de impedir a prisão de Lula, ou seja, tem que preparar um esquema de comunicação para que qualquer movimento que tenham para prender o Lula seja repassado com a maior velocidade possível a população.

    Provavelmente eles se tentarem prender Lula vão tentar bloquear os mais diversos e possíveis canais de comunicação, logo isto e mais o monitoramento de onde estará Lula deve ser feito com cuidado.

    Deve haver vigílias em torno de Lula com um número razoável de pessoas para que freie um pouco a velocidade desta prisão e para que a maioria dos simpatizantes possam tentar fazer algo.

    Deve se entrar em contato com o número maior possível de dignatários atuais e do passado levando uma visão clara do que está acontecendo.

    Em resumo, o problema da prisão de Lula deve passar de ser do Lula para ser deles, e deixar de lado a passividade e o derrotismo, fazendo que se houver esta prisão ela custe muito caro aos golpistas.

    A hora é de agir e não de se esconder ou se vestir de saias e sair do país, pois o povo não tem como se exilar e viver de palestras no exterior, e o que Lula representa é este povo e não uma intelectualidade pequeno burguesa.

    • Antes um covarde livre do que um herói enjaulado

      Rdmaestri, fico feliz porque você concordou comigo acerca do aborto do estado de exceção no seu nascedouro mas, infelizmente, não posso concordar com você e achar que o Lula deva ficar esperando, passivamente, essa tragédia anunciada que será a sua prisão. Ele foge e, de onde estiver, nos ajuda a abortar a república de curitiba e a detonarmos o PIG, que ele, ao contrário de Hugo Chávez, tanto relutou em não responsabilizar pelos seus crimes. Se tivessse feito como o Chávez, a Globosta agora não estaria comandando o golpe atra´ves das marionetes do judiciário, da PGR e do Congresso.

      • Pois é Rui, se Mandela tivesse pensado assim, provavelmente....

        Pois é Rui, se Mandela tivesse pensado assim, provavelmente a África do Sul estaria um caos e ele teria em suas costas milhares de mortes que ele evitou.

        Eu e tu poderíamos estar quietos em suas casas só lendo o que os outros escrevem, porém estamos escrevendo e conforme evoluir este golpe podemos pagar por isto, porém te pergunto, vais parar de escrever? Eu já digo, enquanto puder fazer o pouco que faço farei, agora o que Lula pode fazer é muito.

        O problema não é que estes golpistas serão eternos, o problema é que objetivamente a cada dia a mais que eles permanecerem será um dia a mais que milhares de brasileiros sofrerão, a questão não é teórica é prática.

        • E se Maria e José não tivessem fugido com Jesus para o Egito?

          Por falar em Jesus, lembro de que, quando estive semi-internado para livrar da adicção em crack, um outro usuário culpava Jesus Cristo pela infanticídio perpetrado por Herodes. Você culparia Mandela pelas mortes cometidas pelos racistas da África do Sul e está responsabilizando Lula por eventuais mortes feitas pelas elites sanguinárias do Brasil, através do Moro, dos Procuradores Republicanos (de Curitiba), do PIG, etc.

          Ei, Lula, não faça como Frank Sinatra: Venda o carro e vá embora, senão eles vão à feira exibir tua cabeça.

  • Ambos os lados possuem
    Ambos os lados possuem argumentos válidos para defender sua posição, mas creio que Lula já se decidiu por permanecer no Brasil.
    Uma viagem para o exterior, qualquer que seja o motivo, será imediatamente transformada em um massacre midiático que vai deixar no chinelo tudo que até hoje o PIG já fez até esta data.
    Caso ele venha a ser preso, cabe a nós,e não a ele, resistir.
    Cabe a nós, povo brasileiro, acampar em todos os lugares simbólicos disponíveis, e de lá não sair, até que ele seja libertado.

    • Acampamentos não darão liberdade a inocentes injustiçados

      Acampar em lugares simbólicos e não não sair de lá até que o Lula seja libertado?

      Amigo, se isso funcionasse, o Movimento Occupy Wal Street teria triunfado e a elite financeira não estaria mais nadando num mar de rosas. A tropa de choque dispersa o Movimento com balas de borracha, sprays de pimenta (que será refresco nos olhos do Moro), com cassetetes, com bombas de gás e de efeito moral. Isso na melhor das hipóteses.

      As pessoas tem que trabalhar, se virar, ganhar a vida. Como podem ficar acampados até que Lula seja libertado ou que a tropa de choque dos parasitas sociais venham massacrar os acampados?

      Inviável.

      • Prezado, obrigado pela

        Prezado, obrigado pela atenção.

        Penso na realidade em algum movimento de resistência civil não-violenta, penso em Gandhi, por exemplo.

        Penso na praça Tahrir, por exemplo.

        Lá, deu certo.

        Olhe o que está acontecendo no Paraná, nesse exato instante...

        Movimentos como esse tem que ser apoiados, para que se espalhem.

        A questão de "lá permanecer" não deve ser entendida ao pé da letra.

        Siginifica manter um contingente grande de pessoas por lá.

  • É claro que Lula é muito mais importante lá fora

    Concordo em gênero, número e grau com o autor da matéria. Lula deve exilar-se antes do final do ano. O Moro sabe que não existe período melhor para predê-lo do que entre o Natal e ano novo. Ou então depois de duas vitórias na mesma semana do Flamengo e do Corintians, jogando fora de casa. 

    Romantismo no fiofó dos outros é refresco. 

     

    • Flamengo e Corinthians serem

      Flamengo e Corinthians serem rebaixados no mesmo ano é a única forma do Brasileiro se rebelar.. que PEC 241, entrega de pré-sal, reforma da previdência ou reforma trabalhista que nada !!!!

  • "Certas canções que ouço,
    "Certas canções que ouço, cabem tão dentro de mim..."
    Aquele que apostar no azarão, certamente se arrependerá demais.

  • Mais uma generalização.

    Me entristece este grau de generalização que abunda a nossa imprensa. Quando algum mal feito ocorre no país, todos os brasileiros pagam o preço. Assim a corrupção de nossa velha e antiga oligarquia, se torna a corrupção de todos os brasileiros. Se um brasileiro briga no campo de futebol ( coisa que ninguém mais faz!!!) isto é culpa do povo brasileiro. Diante das idiotices do tal governo, a todo momento todos os brasileiros são culpados, menos é claro os representantes dos 20% que lá na Paulista com a camisa da CBF, faziam de questão de falar do brasileiro, pois  se sentiam acima deles. Há ainda os que fazem manifestação pro TRUMP.  Assim tambem o nome da esquerda brasileira é generalizada aqui e ali com menções a um ou outro blogueiro e ou analista. E rapidamente se tem a generalização e se tem o que as esquerdas pensam. Há é claro adjetivos. A esquerda romantica no caso. No meio de tudo isto as decisões de um homem sobre a vida dele mesmo. Claro que Lula é bem mais do que um indivíduo, pois carrega consigo todo o peso de sua história e todo o seu papel político neste país. E assim não estamos num bate bola sobre o que alguns, que pertencem à esquerda ou não  querem que aconteça. O papel de Lula aqui ou fora do país  será o papel de Lula. Se preso a direita tentará contê-lo mas não conseguirá, se solto aqui ou fora do país a direita tentara contê-lo mas não conseguirá. Caberá não apenas à esquerda mas a toda uma parcela deste país dar-lhe suporte seja qual for a sua decisão. Em primeiro lugar,o que  for  melhor  para o indivíduo Lula e depois  vem todo o resto. Mas tenho certeza que tudo pesará em sua decisão. Eu pessoalmente acho execrável que estejamos diante deste dilema. Diante de toda uma farsa que nos obriga a debater se ele deve ou não sair.  Acho um crime inominável ver um ex-presidente que trouxe o país a este patamar e que ainda mora  no mesmo apartamento ,no mesmo bairro e na mesma cidade operária, ver seu nome arrastado  por uma imprensa e por políticos corruptos e etc.... com seus palácios  e resorts, e acobertados por aqueles que tiraram o véu da justiça.  Lula deveria exercer o direito de  estar cuidando de seu Instituto, com seus projetos contra a fome no Brasil e no Mundo, deveria continuar dando suas palestras e deveria curtir a vida fosse na praia com isopor  ou com os netos num pedalinho,  ou fosse lá como quisesse e pudesse.    Incrível como estas coisas tão simples são exatamente o foco de sua perseguição.

  • Fui brizolista durante muitos

    Fui brizolista durante muitos anos, em especial logo da sua candidatura a governador do Rio. Morava, inclusive, numa quadra vizinha a dele na Av. Atlântica. Sentia que o Gaúcho errava muito em ficar falando mal da Globo. Não que a Globo não merecesse, mas porque, a meu ver, esse lixo de jornalismo só aumentava, pelas pavras de Brizola, sua munição contra ele, pelo poder de fogo que tinha e ainda possui, com certeza.

    Se pudesse ter dado um conselho a Lula, um seria o dele nunca mais dizer que seria candidato em 2018, e até desmentir quem o dissesse. Com essa onda, que permanece até hoje, de Lula ser presidenciável de novo, as forças tucanas e a imprensa só fizeram aumentar a perseguição, e as mentiras contra ele.

    Aí, com a pegada de Ciro Gomes, que disse ter capacidade para tirar Lula da cadeia, levando-o a uma embaixada, deu asas para que outros o seguissem, e até agora é o que mais se tem visto, ante a iminência da prisão de Lula por Moro. 

    Exilado Lula já se encontra, de há muito, dentro do seu próprio país. Lula mal e porcamente existe hoje em dia, embora com 71 anos, embora há pouco vítima de um câncer cruel, que por pouco não lhe tirou a voz. O que essas forças fascistas querem é encurralar Lula de qualquer jeito, e até acho que Moro deve pensar que se não o fizer ficará eternamente desmoralizado perante a imprensa golpista, que, ao lado dele, tem cuidado para que isso não aconteça. Prender Lula, de preferência como fizeram a Dirceu, tomando-o como chefe de um esquema criminoso, é o que está em jogo, e o próprio Lula sabe, pois não é doido, que por questões de horas a notícia será manchete de todos os jornais do mundo. Será um dos dias em que de manhã cedo a polícia invadirá sua residência, e a Globo estará lá para registrar tudo.

    Não tenho a menor dúvida do prestígio de Lula no Exterior, e que por lá ele saberia, e poderia, fazer sua defesa, e sobreviver com mais dignidade. Por outro lado, até que isso pudesse acontecer, só desajuda-o quem divulga essa possibilidade, porque a gente não é besta pra nã saber também que os jornalistas retardados estão de olho nos progressistas, e é por aqui,pela Internet que eles ficam sabendo como anda a esquerda, e o que ela pensa.

     

Recent Posts

Trump considera sanções contra países que deixem de usar dólar

Taxação cambial, tarifas e restrição a exportações estão entre punições avaliadas pela equipe do candidato…

11 horas ago

Governo federal confirma continuidade da homologação de terras indígenas

Força-tarefa composta por ministérios, Funai, AGU e Incra busca acelerar processo; quatro processos devem ser…

12 horas ago

A conexão Nuland–Budanov–Tadjique–Crocus, por Pepe Escobar

A população russa deu ao Kremlin carta branca total para exercer a punição máxima e…

12 horas ago

Elon Musk vira garoto propaganda de golpe que pagou por anúncio no X

Golpe inventa uma nova empresa de Elon Musk, a Immediate X1 Urex™, que pretende enriquecer…

12 horas ago

Governo Milei segue com intenção de lançar ações do Banco de La Nacion no mercado

Apesar da retirada da lista de privatização, governo Milei reforça intenção de fazer banco oficial…

13 horas ago

Prêmio Zayed de Sustentabilidade abre inscrições globais

Prêmio para soluções sustentáveis passa a aceitar inscrições em português; fundos de premiação chegam a…

13 horas ago