Após quatro meses de queda, atividade industrial avança em julho

Jornal GGN – A atividade industrial brasileira interrompeu uma sequência de quatro meses de queda, e voltou a crescer em julho. Segundo dados divulgados pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), as horas trabalhadas na produção aumentaram 2,6% e o faturamento da indústria cresceu 1,2% em julho frente a junho, na série livre de influências sazonais.

As horas trabalhadas na produção (indicador dessazonalizado) romperam com uma sequência de quatro quedas seguidas. Na comparação com o ano passado, no entanto, o resultado ainda é negativo. O indicador atual é 2,3% inferior ao apurado há 12 meses e mostra queda de mesma intensidade ao se comparar os primeiros sete meses de 2014 com igual período de 2013.

“Mesmo com o crescimento das horas trabalhadas, do faturamento e do uso da capacidade instalada, a indústria continua desaquecida”, assinala a pesquisa. A tendência é confirmada nos indicadores de emprego e de massa salarial, que registraram a quinta queda consecutiva. Tanto o emprego quanto a massa salarial recuaram 0,2% em julho ante junho, segundo dados dessazonalizados.

A indústria operou, em média, com 81% da capacidade instalada em julho — segundo o dado dessazonalizado —, 0,6 ponto percentual (p.p.) acima do registrado em junho. Essa foi a primeira alta depois de quatro meses seguidos de retração da UCI. No entanto, a pesquisa destaca que parte do crescimento desses indicadores deve-se ao menor número de dias úteis afetados pela Copa do Mundo em julho na comparação com junho. Mesmo com o crescimento no mês, o indicador está 1,4 p.p. abaixo do nível apurado em julho de 2013.

Segundo a CNI, o crescimento da atividade não foi suficiente para frear a redução no quadro de trabalhadores da indústria. O indicador dessazonalizado de emprego caiu 0,2% em julho frente a junho, marcando a quinta queda consecutiva. Na comparação com julho do ano passado, o resultado é ainda mais negativo, com retração de 0,6%. No acumulado do ano, contudo, nota-se crescimento do emprego, de 0,7%.

A piora no mercado de trabalho da indústria também é percebida na evolução da massa salarial real, que caiu 0,2% entre junho e julho — feito o ajuste sazonal —, estendendo a série de baixas para cinco meses.Com isso, o indicador atual situou-se em nível 0,2% inferior ao apurado em julho do ano passado.

O rendimento médio real do trabalhador subiu 0,1% em julho frente a junho – ou seja, o indicador dessazonalizado mostra estabilidade. Comparado com o rendimento médio registrado há 12 meses, verifica-se que o dado atual é 0,4% maior. Embora ainda seja positiva, a taxa apresentou uma desaceleração expressiva nos últimos quatro meses.

Tatiane Correia

Repórter do GGN desde 2019. Graduada em Comunicação Social - Habilitação em Jornalismo pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS), MBA em Derivativos e Informações Econômico-Financeiras pela Fundação Instituto de Administração (FIA). Com passagens pela revista Executivos Financeiros e Agência Dinheiro Vivo.

Tatiane Correia

Repórter do GGN desde 2019. Graduada em Comunicação Social - Habilitação em Jornalismo pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS), MBA em Derivativos e Informações Econômico-Financeiras pela Fundação Instituto de Administração (FIA). Com passagens pela revista Executivos Financeiros e Agência Dinheiro Vivo.

Recent Posts

Copom reduz ritmo de corte e baixa Selic para 10,50% ao ano

Decisão foi tomada com voto de desempate de Roberto Campos Neto; tragédia no RS pode…

3 horas ago

AGU aciona influencer por disseminar fake news sobre RS

A Advocacia-Geral da União (AGU) entrou com ação judicial pedindo direito de resposta por conta…

5 horas ago

Assembleia Legislativa de SP celebra Dia da Vitória contra o nazismo, por Valdir Bezerra

Para a Rússia trata-se de uma data em que os russos homenageiam os mais de…

6 horas ago

Diálogo com o Congresso não impede cobertura negativa do governo pela mídia, diz cientista

Para criador do Manchetômetro, mídia hegemônica se mostra sistematicamente contrária ou favorável à agenda fiscalista

6 horas ago

Tarso Genro aponta desafios e caminhos para a esquerda nas eleições municipais

O Fórum21 comemorou o seu segundo ano de existência no dia 1⁰ de Maio e,…

6 horas ago

Desmatamento na Amazônia cai 21,8% e no Pantanal 9,2%

A redução no desmatamento ocorreu entre agosto de 2022 e julho de 2023, em comparação…

7 horas ago