A resposta de Cardozo sobre a lista da Lava Jato

Jornal GGN – O ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, se posicionou respondendo a acusação feita, via Twitter, pelo presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-SP), de que o governo teria “aparelhado” a Procuradoria-Geral da União, para se livrar de acusações na investigação da Operação Lava Jato, esquema de lavagem e desvio de dinheiro, envolvendo políticos e empreiteiras.
Segundo Cardozo, “é incorreto imaginar-se que o governo tenha influenciado, tenha colocado palavras na boca de pessoas que prestaram depoimentos na presença de membros do Ministério Público, da força-tarefa que está lá no estado do Paraná colhendo depoimentos”.
O deputado federal e presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha, está entre os 47 políticos que figuram na lista de investigados do inquérito sobre a Operação Lava Jato, autorizado pelo Supremo Tribunal Federal (STF).
Presidente da Câmara, Eduardo Cunha disse haver ‘aparelhamento’ da PGR.
STF autorizou investigação de 47 políticos, com base em pedido da PGR.
Isabela Leite
O ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, voltou a negar neste neste sábado (7) que haja interferência do governo nas investigações da Operação Lava Jato. O ministro classificou como “incorreta” a possibilidade de o governo ter interferido em depoimentos que foram prestados em acordos de delação premiada firmados com o Ministério Público.
“É incorreto imaginar-se que o governo tenha influenciado, tenha colocado palavras na boca de pessoas que prestaram depoimentos na presença de membros do Ministério Público, da força-tarefa que está lá no estado do Paraná colhendo depoimentos”, disse Cardozo. “Imaginar que o governo possa ter algum tipo de interferência para proteger aliados ou punir quem quer que seja é algo que não se sustenta”, completou.
Nesta madrugada, o presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ) publicou em sua conta no Twitter que há “politização” e “aparelhamento” da Procuradoria Geral República (PGR). “Sabemos exatamente o jogo político que aconteceu e não dá para ficar calado sem denunciar a politização e aparelhamento da PGR. Eles estão a serviço de quem? Pelo critério do indício o PGR só será reconduzido se for da vontade do executivo”, publicou Cunha.
Na sexta-feira, o ministro Teori Zavascki, do Supremo Tribunal Federal (STF), autorizou a abertura de inquérito para investigar 49 pessoas – das quais 47 políticos – suspeitos de participação no esquema de corrupção na Petrobras revelado pela Operação Lava Jato. Eduardo Cunha está entre os alvos dos inquéritos.
Redação

Redação

View Comments

  • Eu penso que o Ministro

    Eu penso o que o Ministro Cardozo não deve mais dar satisfação de que o governo não tem nada haver com a convocação de Renan e Cunha na lista da Lava,  os dois foram delatados por quem já estava preso. As delatores de Cunha e Renan deram declarações límpidas com riquezas detalhes sem suposições de acho , eu ouvi falar  etc.etc.etc. Ambos sabe que fizeram coisa errada , ambos estão conscientes  disso. Não adianta culpar Dilma e nem esperar que ela lhes sirva de costa quente.Se deve tem pagar.

    • Quem deve, teme.

      A absurda e atrapalhada atitude do Pres. do Senado, Renan Calheiros, ao devolver um projeto de lei vindo do Executivo, sem coloca-lo em votação naquela casa parlamentar, foi um indício claro, que ele já sabia, o que estava para ocorrer, e numa tentativa desesperada, tentou reverter um processo em andamento, que era o do seu nome, vir à tona, neste mar de lama.

      A mesma tática, a de defender-se antes de ser atacado, já estava sendo praticada na Câmara, aonde este deputado, que é mais sujo que pau de galinheiro, "trocou as bolas" e administrou a Presidência da casa, como quem administra um um botequim de esquina, tomando decisões absurdas, para em seguida, retroceder.

      Acho que o Min.da Justiça, é que nem deveria dar satisfações dos atos proferidos pelos órgãos que embora reportem-se ao Min.da Justiça, são independentes e autônomos, e dentro das prerrogativas de cada cargo.

      Grdativa, embora lentamente, as coisas tendem a entrar nos eixos, e embora ainda hajam restrições às ações da Procuradoria Geral da República, que inexplicavelmente arquivaram denúncias contra políticos PSDBistas comprovadamente culpados(pois beneficiados tambem pelas "doações") tudo caminha, para uma punição severa, a quem prevaricou ou excedeu-se nas suas atribuições.

  • Socio na lama o caralh...
    Socio na lama o caralh... aonde ja se viu? O cara boicota, impoe derrota e vem dizer-se socio do governo. #SocioMeuzovo

  • A resposta é simples e clara:
    A resposta é simples e clara: As dúvidas existentes e os esclarecimentos necessários quanto à realização e lisura dos procedimentos concluídos até o momento devem ser encaminhadas aos respectivos órgãos responsáveis. O Ministério da Justiça é instância, não órgão executor.

    Interessante que os Srs. RC e EC nunca se manifestaram anteriormente sobre qualquer procedimento relacionado à LJ. Tudo o que aconteceu até este momento foi correto porque fragilizava o "parceiro governo" e abria espaços para o "parceiro PMDB" bater e "negociar" posições.

    Quem não pode pagar a pena, não deve cometer o crime. Se estão prontos para abandonar Dilma à própria sorte, que estejam prontos para arcar com as consequências de terem saído à chuva. Pau que dá em Chico...

  • Verdade seja dita: ter que

    Verdade seja dita: ter que engolir(no caso caso, defender) a governabilidade tendo como efeito colateral aturar alguns membros desse PMDB é como tomar óleo de rícino ou de bacalhau Dr. Scott sem fazer careta. 

    O conceito de alguns aqui do meu Ceará é mais baixo que peito de peba. Esse que foi denunciado pela Lava a Jato faz parte de uma oligaquia que há séculos comanda uma micro-região do estado. Refiro-me ao deputao Anibal Gomes, parente do "gomes" Ciro e Cid. Fazem ainda política estilo "trabuco".

    O que esse Eduardo Cunha quer fazer mesmo é firula. Sabe que essas acusações não tem um mínimo de fundamento. Busca apenas desviar a atenção dele mesmo. 

    Se aparelhamento houver no Ministério Público só se for por anti-petistas. 

  • Somente agora o PMDB, um

    Somente agora o PMDB, um verdadeiro câncer brasileiro, está sentindo o que é ser acusado! E com muita justiça no caso deles, pois a parceria com o PT é somente p/ "engordar" suas contas. O que já fez o PMDB para o Brasil, nos últimos anos? Única e exclusivamente chantagens e mais chantagens p/ dominar todos os ministérios que queriam e assim cooptar mais facilmente uma bancada de fiéis deputados. Estavam se achando os "escolhidos" de Deus p/ governar e colocar a Presidente Dilma no chão. Espero e desejo de todo o coração que acabem presos e suas carreiras políticas interrompidas.

  • Pegar as construtoras sem pegar o PMDB....

    Pegar as construtoras sem pegar o PMDB....

    ... é o mesmo que pegar os bancos sem pegar o PSDB.

  • O Dep.. Cunha está

    O Dep.. Cunha está endereçando mal as suas queixas, ele deveria encaminhar  as suas lamúrias ao FHC, que é o presidente de honra do PSDB, que aparelhou  a lava jato pensando em pegar a Dilma e o Lula

  • Agora sim

    O digníssimo só percebeu que o MP é politizado agora que ficou na reta. Quando o "guardião da república" ferrava a esquerda ao mesmo tempo que protegia a tucanalha, estava tudo na devida ordem e equilíbrio institucional. E assim foi com o mensalão e o trensalão. Mas agora que a casa caiu as coisas são diferentes e o MP já não é mais o mesmo... Peça ajuda aos tucanos que garantiram a tua eleição para presidência da Câmara, quem sabe eles te ajudam com alguns conhecidos no MP e no Supremo. Não custa tentar, pois nestas horas temos que contar com os amigos.

  • Bate lá, mas bate cá

    E o ilustre deputado Cunha achou que o pau só batia em Chico.

    Sai da frente Francisco!!!!!!!!!!!

  • acho no mínimo curioso esse

    acho no mínimo curioso esse debate.

    numa dessas, em decorencia dessa briga, talvez ambos descubram

    a quem bneficia a dita república do galeão parananese.

Recent Posts

A melhora no mercado de trabalho, por Luis Nassif

O maior empregador continua sendo o serviço público, seguido de Empregador sem CNPJ (ou seja,…

21 minutos ago

Justiça determina novo prazo para prescrição de ações de abuso sexual infantil

Em vez de contar a partir do aniversário de 18 anos da vítima, prazo agora…

10 horas ago

O que diz a nova lei para pesquisas com seres humanos?

Aprovado pelo Senado, PL segue para sanção presidencial e tem como objetivo de acelerar a…

11 horas ago

Da casa comum à nova cortina de ferro, por Gilberto Lopes

Uma Europa cada vez mais conservadora fala de guerra como se entre a 2ª e…

11 horas ago

Pedro Costa Jr.: Poder militar dos EUA não resolve mais as guerras do século XXI

Manifestantes contrários ao apoio dos EUA a Israel podem comprometer a reeleição de Biden, enquanto…

12 horas ago

Economia Circular e a matriz insumo-produto, por Luiz Alberto Melchert

IBGE pode estimar a matriz insumo-produto nos sete níveis em que a Classificação Nacional da…

13 horas ago