Nota de repúdio das alunas de jornalismo ao professor Claudio Tognolli

São Paulo, 3 de junho de 2016.

Nós, alunas e ex-alunas do curso de Jornalismo da ECA/USP, manifestamos nosso repúdio às declarações de caráter ofensivo e machista feitas pelo (sentimo-nos horrorizadas de chamá-lo dessa forma) professor Claudio Tognolli no programa Jovem Pan Morning Show no dia 2 de junho de 2016. Durante o programa, o docente reproduz um comportamento a que suas alunas já estão acostumadas: ele xinga e inferioriza explicitamente a jornalista Helen Braun. Além disso, também minimiza o protesto Por Todas Elas, organizado para combater a cultura do estupro, realizado em São Paulo no dia anterior à transmissão, alegando que mulheres foram pagas para estar lá. Tognolli, que é jornalista, mente e tenta deslegitimar o movimento feminista em rede nacional, bradando sua opinião sem apuração, cuidado ou respeito.

É degradante, assustador e, acima de tudo, inaceitável que o Departamento de Jornalismo e Editoração, a Escola de Comunicações e Artes e a Universidade de São Paulo admitam que Claudio Tognolli ainda se autodenomine como professor dessas instituições. Seu comportamento desrespeitoso não é uma surpresa para nós. A omissão constante da USP, porém, é revoltante. É essa a imagem que a dita “melhor universidade do Brasil e da América Latina” quer passar para o Brasil e o mundo? É esse um de seus representantes? Um docente sem compromisso com sua carga horária ou com seus alunos, que utiliza do “selo USP” apenas para se promover, e recebe um salário de R$ 6285,80 (disponível em: http://bit.ly/1U2M84Z) para não comparecer à sala de aula com assiduidade? Um docente que admite utilizar de medidas antiéticas para realizar suas ditas reportagens e que ridiculariza a pesquisa — um dos tripés da Universidade? Que menospreza questões de gênero em um país machista? Como ecanas, sentimos vergonha por saber que nossa graduação depende, entre outros fatores, de uma nota atribuída a nós por um homem cujo comportamento não nos desperta nada além de desprezo e nojo.

A atuação de Claudio Tognolli como docente da ECA já é conhecida há anos por sua mediocridade. Chega. Não toleraremos mais seu comportamento desrespeitoso para conosco. Sua falta de empatia e postura agressiva não são novidade para nós. Esperamos, porém, que para as próximas gerações de estudantes de Jornalismo da USP, o comportamento de Tognolli não seja nem notícia. Não o aceitamos mais como professor e não o queremos como representante, dentro da ECA, de uma sociedade machista que sempre nos oprimiu. Exigimos que o Departamento de Jornalismo e Editoração se pronuncie e não seja conivente com a postura de Claudio Tognolli, como tem sido há anos. Ressaltamos que o silêncio diante desse comportamento significa estar do lado errado dessa luta.

Atenciosamente,

Alunas e ex-alunas do curso de Jornalismo da ECA/USP
Coletivo Feminista da ECA/USP

 

Lourdes Nassif

Redatora-chefe no GGN

Lourdes Nassif

Redatora-chefe no GGN

View Comments

  • A tentativa de fabricar soldadinhos na linha de produção da USP

    Tá desse jeito.

    O sujeito passa a raciocinar, agir e até lecionar a partir de conceitos absorvidos na bandidagem do jornalismo praticado pelo PIG.

    Hoje, para não fugir a regra, Merval Pereira fez um enorme tolete nas "produções" da Globo.

    Caluniou a presidenta Dilma, nos mesmos moldes da farsa do “atentado da bolinha de papel”, conforme anota o jornalista Paulo Nogueira, em seu Blog DCM:

    http://www.diariodocentrodomundo.com.br/o-furo-de-merval-e-a-versao-2016-do-atentado-da-bolinha-de-papel-por-paulo-nogueira/

    Essa tipo de “jornalismo” está fazendo escola na velha e carcomida imprensa brasileira. E pior, tentam fabricar Mervais na linha de produção da USP.

    Só tentam, porque a rapaziada está atenta e reagindo. 

    • Paulo, nos ajude

      Paulo Coelho, você não pode parar de participar. Por favor nos ajude, vamos lutar, transigir, resistir até ganharmos espaço e sem parar avançarmos sobre o cinismo, hipocrisia e coverdia desses homens  horripilantes e trazer de volta a democracia ao povo inocente seja ele de que partido for.... - Lá atrás foi com a ajuda de vocês que conseguimos. Vamos de novo. 

  • Quem é Claudio Tognolli?

    Fiquei sabendo hoje da, ao que tudo indica, sombria existência desse "famoso" jornalista!

  • Seres assim...

    Seres assim é que combinam com Governo e Parlamentares Golpistas, aliados da mídia Golpista!

    É a ordem e o progresso para uma República das Bananas que permite Frota ser recebido por Ministro da Educação para apresentar diretrizes para a Educação, Ministro do Esporte nomeando Vandinho, condenado por tentativa de homicídio, e uma articuladora criminosa, Fátima Pelaes, para Secretária de Política Públicas para as mulheres... Além de já termos assistido habeas corpus concedido para médico rico estuprador...

    Acho que nesse momento conseguimos ter clareza, tardiamente, de como é viver em meio a degredados, bandidos da pior estirpe, quando foram expatriados, para não morrerem, irem colonizar alguns países... que hoje não se comparam à realidade brasileira, conforme a Austrália, por exemplo. 

    É terrível!!! Lamentável o tamanho do retrocesso! O Brasil está fora de tempo! Mergulhamos nos séculos XVI, XVII,XVIII...

    Só não entramos, de fato, no século XXI! Triste realidade dessas alunas e ex-alunas de serem obrigadas a conviverem e ficarem submetidas a um Professor com tantos predicativos deploráveis!

    Meu abraço solidário e apoio ao repúdio manifesto!

  • Boicote

    Porque os alunos, quando da entrada de um "professor" desse quilate, não se levantam e abandonam a aula em protesto?

    Parece uma solução simples

     

    • Sempre admirei o parceiro de

      Sempre admirei o parceiro de ótimas canções de Raul Seixas. E mesmo sem gostar muito de sua posterior literatura de ficção, penso que o cara é mesmo bruxo por conseguir sucesso mundial, quando poucos escritores são bem sucedidos internacionalmente.

    • Se o Raul deu o aval quem sou

      Se o Raul deu o aval quem sou eu pra recusar?? O cara é fera, tem defeitos como todo mundo, mas é fera.

  • Mais um filhote do Jabor
    O problema da educação no Brasil é muito mais sério do que dizem.

    A ignorância mais prejudicial ao país não é a dos analfabetos, mas sim dos acadêmicos formados numa cultura medievalesca e chinfrim.

  • Parece, mas só parece, que a

    Parece, mas só parece, que a única coisa que restou foi nosso direito à indignação. Diante do festival de besteiras e de ações imprudentes que assola o país - do ministro da 'ração' (CGU) ao rasteiro professor da USP, do interino que proíbe a presidenta afastada de viajar, façam mais, muito mais. E lembrem-se: pode ser a gota d'água, só uma gota d'água para transbordar nossa indignação.

  • melECA na Ilha da Fantasia

    Mais uma porcaria da Ilha da fantasia  e a melECA feita para trouxinhas do PIG fazendo escola e sendo esculachados pelas alunas. Triste.

  • melECA na Ilha da Fantasia

    Mais uma porcaria da Ilha da fantasia  e a melECA feita para trouxinhas do PIG fazendo escola e sendo esculachados pelas alunas. Triste.

Recent Posts

Familiares de João Cândido nunca foram procurados pela Marinha

Único filho vivo do líder da Revolta da Chibata criticou posicionamento da Força, mas diz…

36 minutos ago

Paulo Freire lança ‘Clarões da Madrugada’, parte do CD ‘A Mula’

O álbum A Mula é uma obra que mergulha nas tradições folclóricas brasileiras, com destaque para o…

54 minutos ago

Brasil retoma produção de insulina após 23 anos

Nova fábrica em Minas Gerais terá capacidade para atender demanda nacional; 1,9 milhão de pacientes…

2 horas ago

Choques políticos em série refletem bagunça institucional, por Antonio Machado

O chamado ativismo judicial provoca rusgas institucionais desde o tempo do mensalão, antecedendo os ataques…

17 horas ago

Lei de Alienação Parental: revogar ou não revogar, eis a questão

Denúncias de alienação descredibilizam acusações de violência contra menores e podem expor a criança aos…

18 horas ago

Papa Francisco recebe Dilma Rousseff no Vaticano

Os dois conversaram sobre o combate à desigualdade e à fome. Para Dilma, o papa…

21 horas ago