Quem é a “população” de Jair Bolsonaro, segundo o Datafolha

Jornal GGN – Os bolsonaristas, aqueles seguidores fiéis de Jair Bolsonaro, que insistem em demonstrar irrestrita adesão aos impopulares posicionamentos do mandatário, são 15% da população adulta. A informação é do Instituto Datafolha, que quis buscar qual parcela da “população” o presidente se dirige em seus discursos e decisões.

Nos últimos dias 23 e 24 de junho, o Instituto consultou os eleitores que votaram em Jair Bolsonaro no segundo turno do pleito de dois anos atrás. São a minoria de 15% dos entrevistados que, mesmo após impasses, polêmicas e decisões controversas ao longo destes dois anos de mandato, continuam avaliando o governo como “ótimo” ou “bom”.

É o grupo de apoio máximo do presidente que, apesar de serem minoritários, são a base ruidosa de apoio que até convencem o mandatário de que eles representam a opinião de todos os brasileiros. São em sua maioria mulheres (60%), brancos, com renda superior à média do restante da população (40% deles recebem pelo menos três salários mínimos), e concentram-se na região Sudeste.

Entre as perguntas feitas pelo Datafolha, são eles que defendem um pouco menos (70%) o sistema democrático do que os demais (75%), mais da metade nega a existência da ditadura militar, apesar de 37% deles concordarem que o regime deixou mais fatos negativos do que positivos.

Uma parcela também significativa (36%) concorda com o fechamento do Congresso e ainda mais (44%) do Supremo Tribunal Federal, instituições democráticas. Para o restante dos brasileiros, essa taxa fica em 14% e 16%, respectivamente. E 36% dos bolsonaristas acreditam que o governo tem o direito de censurar jornais, TV e rádio.

“Sem Congresso, sem STF, sem imprensa livre, sem direitos humanos para todos, é esse o país idealizado e buscado com muito barulho, propaganda, mentira e artifícios jurídicos, por parte dos adoradores do santo Messias Bolsonaro”, anotou a Folha, neste ponto.

E, obviamente, 97% de seus seguidores fiéis o consideram preparado e 99% competente e sincero. Contra menos de um terço da população inteira. As diferenças do que pensam este público com o restante dos brasileiros segue para as demais perguntas: 85% acham seu desempenho ótimo ou bom frente ao coronavírus, contra 18% dos demais; 93% acham que ele mais ajuda do que atrapalha, contra 24% dos demais.

 

 

Redação

Redação

View Comments

Recent Posts

“Para mim é um alívio essa correição”, diz Gabriela Hardt

Substituta de Sergio Moro, juíza admite erros no caso Tacla Duran, mas garante que não…

6 horas ago

O que está por trás da nova corrida pelo ouro

Incertezas políticas e internacionais estão por trás da disparada de preços do minério, diz professor…

6 horas ago

Como capturar o comum cotidiano ou a própria vida, por Maíra Vasconcelos

A cada dia, ficamos esquecidos no dia anterior sem ter conseguido entender e ver o…

6 horas ago

Lula e ministros visitam RS para garantir recursos às vítimas das chuvas

Exército aumentou o número de militares e opera hospital de campanha; Transportes se comprometeu a…

7 horas ago

Entrevista: Ilan Fonseca, procurador que trabalhou como motorista de Uber, revela a dura realidade dos aplicativos

Escritor e membro do MPT, Ilan Fonseca propõe alternativas ao oligopólio que controla trabalhadores sem…

8 horas ago

Temporais no Rio Grande do Sul rompem barragem e autoridades alertam para população deixar área

Barragem 14 de Julho, no interior do Rio Grande do Sul, rompe com as fortes…

8 horas ago