Subsídio do governo Dilma a caminhões não causou a crise, mostra economista


Foto: Reprodução
Jornal GGN – Os subsídios concedidos pelo BNDES para a compra de caminhões e a queda no valor do frete, medidas adotadas durante o governo de Dilma Rousseff, não foram as responsáveis pelo aumento da frota de caminhões no país, como sugeriram os jornais durante toda a última semana.
De acordo com o economista Bráulio Borges, da LCA Consultores, o maior aumento da série histórica, de 8,3% na frota de caminhões em 2011, ocorreu pela exigência de renovação de motores a diesel compatíveis com o procotolo Euro 5 a partir de janeiro de 2012.
Um ano antes, as empresas começaram a renovar as frotas de ônibus e caminhões, uma vez que a tecnologia que reduz entre 60% e 70% das emissões de gases seria mais cara. A antecipação de compras de caminhôes e ônibus novos em 2011, gerou uma queda de 19% dos licenciamentos e de 38% da produção desses veículos no ano seguinte.
“O ano com maior expansão da frota foi 2011, com uma alta de 8,3% – antes, portanto, da instituição do programa PSI-Finame/BNDES com taxas de juros nominais abaixo da TJLP, em 2,5% a.a., que teve início em setembro de 2012. Além do momento macroeconômico bastante favorável (PIB crescendo quase 8% em 2010 e cerca de 4% em 2011), outro fator foi determinante para que 2011 registrasse o recorde histórico de licenciamentos de caminhões (e também de ônibus): a transição da tecnologia dos motores a diesel, no âmbito do protocolo Proconve-P7 (estipulado quase 10 anos antes)”, ressaltou Borges.
Foi neste cenário que o governo, por meio do BNDES, criou uma nova linha de financiamento subsidiada com o programa PSI-Finame/BNDES, com juros nominais de 2,5% ao ano, para tentar evitar uma queda ainda maior neste mercado, em setembro de 2012. Como consequência, houve uma leve recuperação no ano seguinte, mas ainda abaixo do aumento visto entre 2010 e 2011.
O responsável, portanto, pelo aumento da frota de caminhões no país foi a exigência da renovação dos veículos imposta pelo protocolo Euro V, de forma a respeitar as normas de emissões de gases nocivos à saúde e ao meio ambiente.
“Como foram licenciados cerca de 600 mil caminhões novos entre 2012 e 2017, é possível inferir que cerca de 30% da frota circulante atual se refere a veículos com os motores respeitando a norma Euro V (chegando a quase 40% no caso dos ônibus). Sua maior eficiência energética está refletida diretamente no PIB, mas seus níveis de emissões quase 70% menores não estão totalmente. Certamente este último aspecto deveria ser levado em conta na avaliação dos efeitos de políticas públicas”, concluiu o economista.
Patricia Faermann

Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.

Patricia Faermann

Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.

View Comments

    • Caminhões são movidos a diesel

      Anarquista Burro, o fato da Dilma ter segurado o preço da gasolina não causou a crise dos caminhões, pois os caminhões são movidos a diesel.

      Pode-se levar o cavalo até a fonte mas não se pode obrigá-lo a beber. Da mesma, forma, o fato da Dilma ter barateado o crédito não implica que ela obrigou os Caminhoneiros a comprarem caminhões.

  • Prezado Nassif, vc poderia

    Prezado Nassif, vc poderia convidar o economista Samuel Pessoal para entrevista, todos as entrevistas dele são em mídia chapa-branca.

Recent Posts

Trump considera sanções contra países que deixem de usar dólar

Taxação cambial, tarifas e restrição a exportações estão entre punições avaliadas pela equipe do candidato…

10 horas ago

Governo federal confirma continuidade da homologação de terras indígenas

Força-tarefa composta por ministérios, Funai, AGU e Incra busca acelerar processo; quatro processos devem ser…

11 horas ago

A conexão Nuland–Budanov–Tadjique–Crocus, por Pepe Escobar

A população russa deu ao Kremlin carta branca total para exercer a punição máxima e…

11 horas ago

Elon Musk vira garoto propaganda de golpe que pagou por anúncio no X

Golpe inventa uma nova empresa de Elon Musk, a Immediate X1 Urex™, que pretende enriquecer…

11 horas ago

Governo Milei segue com intenção de lançar ações do Banco de La Nacion no mercado

Apesar da retirada da lista de privatização, governo Milei reforça intenção de fazer banco oficial…

12 horas ago

Prêmio Zayed de Sustentabilidade abre inscrições globais

Prêmio para soluções sustentáveis passa a aceitar inscrições em português; fundos de premiação chegam a…

12 horas ago