Crônica

A obrigatória opinião do mercado, por Homero Fonseca

A obrigatória opinião do mercado

por Homero Fonseca

Com a autodestruição da URSS e satélites (1990), cessou a ameaça iminente de uma nova guerra mundial (capitalismo x socialismo) e a paz desse vácuo levou as potências “ocidentais” (capitalistas) a concentrar sua atenção na conquista de corações e mentes. Sem o contraponto da ideologista comunista (derrotada) bilhões de dólares foram investidos na formação contínua e sistemática do pensamento (via think tanks) de professores, estudantes, empresários e líderes comunitários.

Em paralelo, promoveu-se uma doutrinação maciça das forças armadas dos países periféricos, como o Brasil e toda a América Latina. Os militares de hoje são diferentes dos militares de 1964: conquistados pela ideologia neoliberal, não têm resquícios de nacionalismo, trocaram o messianismo salvacionista (impulso de tantos golpes e intervenções) pelo pragmatismo dos privilégios e mordomias e, fiéis aos  mentores, colocam as FFAA como forças policiais nacionais e braço auxiliar do Pentágono.

No vazio ideológico pós fim-da URSS, o mercado propriamente dito, com suas poderosas ferramentas de marketing, comunicação e agora inteligência artificial, serve ao distinto público a droga alucinógena do consumismo. E Hollywood faz o resto, atiçando um narcisismo infantilóide (que explica multidões de adultos vestidos de Homem Aranha e Barbie), impulsionando ($$$) a indústria cultural e do entretenimento.

Guerras localizadas continuaram a ser travadas pelo mundo (por procuração ou com a presença direta das FFAA dos EUA), sempre com dois objetivos: impor o interesse geopolítico do Império do Ocidente (petróleo, nióbio, rotas, fornecedores. consumidores e, em breve, água) e girar as engrenagens econômicas da indústria bélica (parcialmente ociosa após o fim da guerra fria): Iraque, Líbia, Síria, Afeganistão etc.

Esse vasto quadro é uma conspiração? Não. Não existe um comando unificado dirigindo tudo isso. Existem ações coordenadas em alguns setores. Mas o que une a todos é o fio dos interesses comuns. Se cada um faz a sua parte, no fim tudo dá certo (para os interesses em jogo). Portanto, não se trata de uma teoria conspiratória, mas de uma visão abrangente e dialética da complexa geopolítica mundial.

Tudo isso me veio à mente quando, assistindo ao noticiário televisivo sobre as últimas medidas econômicas e sociais do governo Lula, veio a infalível, descarada e enjoativa “opinião do mercado”. Ou seja, os veículos de comunicação brasileiro não fazem a menor questão de esconder: são porta-vozes do “mercado”. É por isso que nem precisam combinar nada, o noticiário é sempre o mesmo. E a opinião do mercado é obrigatória.

Tudo fica claro se traduzirmos “mercado” por “capitalismo financeiro”, ou, em linguagem popular, os donos do dinheiro. Ligando as pontas soltas, entendemos a guerra na Ucrânia e a posição da China e os acontecimentos no Brasil a partir de 2014/2018.

Homero Fonseca é pernambucano, escritor e jornalista, formado pela Universidade Católica de Pernambuco. Foi editor da revista Continente Multicultural, diretor de redação da Folha de Pernambuco, editor chefe do Diario de Pernambuco e repórter do Jornal do Commercio. Foi também professor de Teoria da Comunicação e recebeu menção honrosa no Prêmio Vladimir Herzog de Direitos Humanos do Sindicato dos Jornalistas de São Paulo. Atualmente, dedica-se à literatura e mantém um blog em que aborda assuntos culturais.

O texto não representa necessariamente a opinião do Jornal GGN. Concorda ou tem ponto de vista diferente? Mande seu artigo para dicasdepauta@jornalggn.com.br. O artigo será publicado se atender aos critérios do Jornal GGN.

Redação

Redação

Recent Posts

Novo aumento do Guaíba pode superar pico anterior, prevê hidrologia

Nível já está em repique, aumentou 10 centímetros neste domingo, e chuva intensa com ventos…

1 hora ago

TVGGN: Usuário insatisfeito com operadoras de saúde deve registrar queixa na ANS

Operadoras têm amparo jurídico e atuação política, mas ANS impõe prazo para resposta e pode…

2 horas ago

Mães lutam por justiça aos filhos soterrados pela mineração

Diretora da Avabrum, Jacira Costa é uma das mães que lutam para fazer justiça às…

3 horas ago

Desenrola para MEI e micro e pequenas empresas começa nesta segunda

Para evitar golpes, cidadãos devem buscar ofertas e formalizar acordos apenas nas plataformas oficiais de…

4 horas ago

Cozinha Solidária do MTST distribui mais de 3 mil marmitas por dia a vítimas das enchentes no RS

Movimento tem a previsão de abrir mais uma Cozinha Solidária em Canoas e precisa de…

4 horas ago

Só deu tempo de salvar meu filho e pegar uma mochila, conta morador de Eldorado do Sul ao GGN

Em Eldorado do Sul, a sociedade civil por responsável por realocar 80% das famílias, mas…

6 horas ago