Saga JGH, parte 2, por Rui Daher

Saga JGH, parte 2, por Rui Daher

Geromel é o conhecido mais interessante. Intelectualizado, lê o suficiente quando comparado aos demais brasileiros, mas, de uma hora para outra retornou ao laissez-faire capitalista, significado pelo neoliberalismo, e até em bolsonarista se transformou.

Dele gosto, ele sabe, mas apoia Jair Bolsonaro, mesmo quando ele, em meio à pandemia, quer todos de volta para o trabalho e o convívio social.

Resisto pensar isso se dever às duas ou três décadas que Geromel não se dedica à faina exterior do trabalho.

Não se trata de crítica, meu querido, mas de constatação e inveja. Ainda mais se eu não estivesse confinado à estéril cidade de São Paulo. Onde andas tu? Sei, mas não revelarei, tal minha inveja.

Conheci Geromel muito cedo, crianças. Brincamos, estudamos, bebemos, rimos e, de minha parte, ainda o amo muito.

Problema: coonesta tudo o que falam seus amigos neoliberais, já desmascarados pelos novos fatos econômicos que levam a um novo ciclo do sistema econômico capitalista. Ainda me acha comunista, ao menos socialista, não recorrerei à literatura atual. Democracia É desenvolvimento social.

Olho para as feições imbecis e anódinas de Paulo Guedes e me pergunto: “Como Geromel, tão inteligente e bonito, pode entrar nessa?”

Terão sido os ódios ao PT, Lula, Haddad, Manuela? Talvez. Ele me conhece: vai comparar Manu a Damares?

Por que não foram de Amoedo, Meirelles, Alckmin, Ciro? Ah, este último nunca. Pior que fosse, não se comportaria como o Regente Insano Primeiro (RIP), vergonha, com seus filhos, acólitos e seguidores, fazem do Brasil vergonha do planeta.

Você tem conversado com seu precedente personagem nesta trilogia, o Jesualdo? Ele se baseia na distorção da meritocracia, mas você, mais preparado, sabe que isso é uma balela, e sabe que se deve levar a vida apreciando o que é de melhor, por mérito ou compreensão de oportunidades.

Você, meu caro, precisaria de pouco mais de autocrítica e reconhecer que Bolsonaro e o governo que ele formou são merdas, pastosas, das mais fedidas.

Isso, infelizmente, nos faz distantes. Apesar de todas as vicissitudes, te amo, Geromel.

Atente: o governo atual está destruindo o País. Até a sua direita pensa assim. Impeça-os. Contamos com você. Em momento como o atual, qualquer um serve, menos um jumento nazifascista e, pior, burro.

Tenho uma filha, hoje morando nos EUA, que me ensinou: “Em minha vida profissional, aguento tudo, menos burrice”.

Inté, saudades de meus andares sertanejos, confinado estou. 

Rui Daher

Rui Daher - administrador, consultor em desenvolvimento agrícola e escritor

Rui Daher

Rui Daher - administrador, consultor em desenvolvimento agrícola e escritor

View Comments

  • Os Filhos, Famílias e Socialistas, AntiCapitalistas, Progressistas, 'Coxinhas e Mortadelas' estão TODOS nos EUA. Afinal, quem não ia todas férias para a Disney, não é mesmo Bruno Covas?! São as circunstâncias, as imposições da vida. Sabemos. Trabalho. Escola. Cidadania. Conforto. Segurança. Shoppings. Hotéis baratos. Viagens acessíveis. Carrões gastões. Casas amplas e energia elétrica gasta a rodo. Combustíveis democráticos. Preços democráticos. Tem o Trump e sua Polícia racista? E isto importa?!! Pise fora da linha para ver o que acontece? Trabalho, Ensino, Educação na Pátria da Meritocracia. Na Pátria da Concorrência e Livre Iniciativa. Na Pátria da Soja Transgênica sem Código Florestal. Na Pátria dos Agrotóxicos. Sem CLT. Sem SUS. Sem MEC. Sem Estado controlando sua morte e sua vida. Sem Fundo Partidário ou Urna Eletrônica? Como conseguem?!! São as circunstâncias. Sabemos. AEROMAIA e suas 200 Viagens carregando toda Brasilia e o restante da Elite do Poder Político e Público Tupiniquim. Vermelhos, azuis ou amarelos. Não importa a Ideologia, desde que de 1.a Classe. Alguns fazem uma conexão na Europa para não dar muito na cara, não é Tiburi? Perseguição é a desculpa, Jean Willys? Aqui vamos, periferias miseráveis, gente pobre, na esperança de libertar Dom Sebastião da cadeia. Ou quem sabe um novo, já que o "Messias" enviado, não agradou a todos na Galiléia. EUA. Canadá. Europa. Circunstâncias e imposições. Fizemos o que foi possível, mas parece que o futuro e contas bancárias estão mais seguras no exterior. Mas nunca abandonaremos o AntiCapitalismo e o Socialismo. Nem mesmo na Disney !!!! Pobre país rico. Mas de muito fácil explicação. (P.S. a conversa é sempre boa e prefiro assim. abraços)

Recent Posts

Moody’s muda perspectiva da nota de crédito soberano do Brasil

Agência coloca prognóstico em patamar positivo; caso mudança de nota de crédito se confirme, país…

8 horas ago

“Cuidar da floresta é mais rentável que derrubar árvores”, afirma Lula

Presidente fala sobre temas que interessam ao Brasil e ao Japão às vésperas da visita…

8 horas ago

Presidente Lula sanciona mudanças na tabela do Imposto de Renda

Isenção tributária chega a quem recebe até dois salários mínimos no mês; em SP, presidente…

9 horas ago

Estratégia federal vai aumentar uso da bactéria wolbachia contra a dengue

Soltura de mosquitos infectados está programada para ocorrer em julho; objetivo é reduzir casos a…

10 horas ago

Sindicatos seguem em luta contra privatização da Sabesp

Vereadores discutem mudar legislação para que capital paulista seja inclusa no plano de venda da…

10 horas ago

Em defesa prévia, Moro diz que CNJ está gastando “dinheiro público inutilmente” para investigar seus abusos

Trabalho da Corregedoria do CNJ pode abrir caminho para ação na esfera penal contra o…

11 horas ago