Categories: CrônicaCultura

Trivial distraído

Por Renata Nassif

LN sempre foi meio avoado. Ele conta que uma das primeiras comunicações da escola para seus pais elogiava seu comportamento e suas notas, com um adendo “continua distraído como um sábio”.

Esses dias, me disse que seu telefone celular estaria grampeado, porque a secretária não conseguia fazer ligações e, quando conseguia, outra pessoa atendia. Pensei cá com meus botões: que grampeador distraído, atendendo o telefonema do grampeado! Hoje estava um tumulto no escritório, todos atrás de LN e um tal de Francisco teimava em atender o telefone dele, LN. Me pediram para tentar, LN atendeu normalmente. Já falaram em clone, em boicote, aquelas coisas. Calejada com esse distraído, fui verificar e é lógico que ele havia passado o número errado para a secretária, que passou para o motorista e diversos outros contatos de LN. Coitado do Francisco! Vai ficar atendendo telefonema para um tal de Nassif por um bom tempo! Pensei em ligar para ele e pedir que fizesse a gentileza de dar às pessoas o número certo, haha, mas achei que podia ser um pouco de abuso

E, com vocês, um pouco de Clarice Lispector contando como, às vezes, a distração é essencial na vida.

POR NÃO ESTAREM DISTRAÍDOS

Havia a levíssima embriaguez de andarem juntos, a alegria como quando se sente a garganta um pouco seca e se vê que por admiração se estava de boca entreaberta: eles respiravam de antemão o ar que estava à frente, e ter esta sede era a própria água deles. Andavam por ruas e ruas falando e rindo, falavam e riam para dar matéria peso à levíssima embriaguez que era a alegria da sede deles. Por causa de carros e pessoas, às vezes eles se tocavam, e ao toque – a sede é a graça, mas as águas são uma beleza de escuras – e ao toque brilhava o brilho da água deles, a boca ficando um pouco mais seca de admiração. Como eles admiravam estarem juntos! Até que tudo se transformou em não. Tudo se transformou em não quando eles quiseram essa mesma alegria deles. Então a grande dança dos erros. O cerimonial das palavras desacertadas. Ele procurava e não via, ela não via que ele não vira, ela que, estava ali, no entanto. No entanto ele que estava ali. Tudo errou, e havia a grande poeira das ruas, e quanto mais erravam, mais com aspereza queriam, sem um sorriso. Tudo só porque tinham prestado atenção, só porque não estavam bastante distraídos. Só porque, de súbito exigentes e duros, quiseram ter o que já tinham. Tudo porque quiseram dar um nome; porque quiseram ser, eles que eram. Foram então aprender que, não se estando distraído, o telefone não toca, e é preciso sair de casa para que a carta chegue, e quando o telefone finalmente toca, o deserto da espera já cortou os fios. Tudo, tudo por não estarem mais distraídos.

Comentário

No aeroporto, ontem, terminei o café, levantei da mesa e fui em direção ao portão de embarque. Uma mocinha muito simpática bateu no meu ombro: o senhor esqueceu uma coisa na mesa. Era minha mala, aquele objeto grande, maior do que carteira, pasta de computador.

Luis Nassif

Luis Nassif

View Comments

  • DA PÁGINA 10 DE Zero Hora de
    DA PÁGINA 10 DE Zero Hora de 17/02

    Luciano Feldens, procurador da República desde 1997 e que atuava desde 2003 perante a 1ª Vara Federal Criminal de Porto Alegre, especializada em crimes contra o sistema financeiro e de lavagem de dinheiro, exonerou-se no mês passado para atuar na advocacia privada. Vai ser sócio do escritório de Andrei Schmidt, que defende o banqueiro Daniel Dantas.

    http://www.clicrbs.com.br/blog/jsp/default.jsp?source=DYNAMIC,blog.BlogDataServer,getBlog&uf=1&local=1&template=3948.dwt&section=Blogs&post=151594&blog=218&coldir=1&topo=3951.dwt

  • ESSE escrito é genial.
    ESSE escrito é genial.

    atentem pra cada detalhe.

    Não tenho a menor idéia porque não deu relevância..

    Leiam isto com vagar:

    tem isso de estar sozinha na chuva de verão, na chuva contínua, na falta continuada, na continuação da saudade. tem isso de ficar em silêncio até imaginar que dedos rasgam a parede, vermelho tingindo o branco, o gesso, o teto. também tem aqueles momentos ocupados, dias populados, que é para esquecer de todo o resto, da noite insone, dos pensamentos atormentados, da cama vazia, dos braços em arco — vazios. depois, tem a carta que não escrevo, um livro que nunca acaba, aquele filme interrompido no meio da cena de amor, tem a música que me assombra, que se repete, hipnótica, em minha cabeça, no silêncio das madrugadas em que todos dormem, quando meus olhos pairam, espectrais, dois buracos cavados no meu rosto pálido. então, tem aquela hora em que eu quase consigo dormir, mas desperto de repente porque ouço você chegar, a chave na porta, seus passos… e então abro os olhos e é nada, é só eu sozinha na chuva de verão, na casa vazia, eu com os braços de abraço, à espera."""

    Pelo conjundo da obra Clarice Lispector foi maior.Sem dúvida alguma.Evidente que foi.E isso não está em discussão.E nem poderia.

    Mas não tenho medo de dizer que alguns escritos de Clarice Lispector foram melhores do que este que mencionei.

    Tbm é evidente dizer que não comparação.Nem a mais leve que seja.Mas há escritos ,como este, que superam outros menos inspirados de Clarice Lispector .

    Aasim como a escrevente desta magistral ...( como chamar? conto? diário?) não acerta todaS.

    mas essa escrita é campeã.

    Não é tido que tudo ela esceve que gosto.

    MAS confiram e deem um parecer.

    está aqui:

    http://versoeprosa.wordpress.com/

  • Fora de pauta, mas dentro do
    Fora de pauta, mas dentro do interesse de todos. Postado pela ótima CAFU:
    Vamos à luta pelo cancelamento da cobrança da assinatura mensal da linha telefônica fixa: R$ 40,37 (residencial) e R$ 56,08 (comercial)

    SERÁ VOTADO EM MARÇO...VAMOS LÁ PESSOAL...
    Dê o seu apoio a este projeto de Lei. A união faz a força.
    COMO PROCEDER: Ligue 0800-619619 . Ouça o menu, aperte 1 e espere para falar com uma atendente. Diga que é para apoiar o projeto de cancelamento da taxa de telefone fixo.
    O Projeto de Lei é o de n.º 5476/2001.
    Esse tipo de assunto NÃO é veiculado na TV ou no rádio, porque eles não têm interesse e não estão preocupados com isso.
    Então nós é que temos de correr atrás, afinal quem paga a conta somos nós!
    O telefone a ser discado (0800-619619, de segunda à sexta-feira das 08 às 20h00) é da Câmara dos Deputados (Federal).
    Passe adiante esta mensagem para o maior número possível de pessoas.
    Entrando em vigor esta lei, você só pagará pelas ligações efetuadas, acabando com esse roubo que é a assinatura mensal. Este projeto está tramitando na 'COMISSÃO DE DEFESA DO CONSUMIDOR', na Câmara.
    Quantos mais ligarem, maior a chance.
    O BRASIL AGRADECE!
    Não adianta a gente ficar só reclamando.
    Quando podemos, devemos tomar alguma atitude...
    Divulgue essa mensagem entre os seus contatos!

  • Dar o número errado do
    Dar o número errado do próprio telefone?
    ha ha ha ha ha ha ha ha ha ha ha ha ha ha

    Oscar Distraído do Ano!
    Domingo no Teatro Kodak nos istaites, façavor Sr Luis de comparacer
    prá pegar a estatueta.

    Ha ha ha ha aha ha ha ah ha
    Nossa , até chorei de tanto rir.

  • Anarquista, taí, concordo com
    Anarquista, taí, concordo com você. a prata da casa tem coisas muito inspiradas para nos acalentar. seu destaque é um destes momentos.

    mas fico pensando na síndrome de argerico... ele, lendo isto, vai achar belo esquecer o cavaquinho (veja só: o cavaquinho,prá tocar aquele chorinho que, sei, você ama). a ruiva dá munição e depois reclama...

    mas pensando bem, estes poetas enaltecem o desvio só para buscar inspiração.

  • E que tal esta notícia?
    Por
    E que tal esta notícia?
    Por unanimidade, o TSE (Tribunal Superior Eleitoral) cassou nesta terça-feira o mandato do governador da Paraíba, Cássio Cunha Lima (PSDB), e seu vice, José Lacerda Neto (DEM). Os ministros julgaram e rejeitaram sete embargos declaratórios ajuizados por partidos que apoiam o governador tucano.

    Os ministros do TSE reiteraram que o segundo colocado nas eleições, o senador José Maranhão (PMDB), deverá assumir o governo da Paraíba. Cunha Lima terá que deixar o cargo imediatamente, tão logo a decisão seja comunicada ao TRE. Ele ainda pode recorrer ao STF... (ah, tá bom...)

    tem momentos que parece que o Brasil tem jeito...

Recent Posts

Trump considera sanções contra países que deixem de usar dólar

Taxação cambial, tarifas e restrição a exportações estão entre punições avaliadas pela equipe do candidato…

10 horas ago

Governo federal confirma continuidade da homologação de terras indígenas

Força-tarefa composta por ministérios, Funai, AGU e Incra busca acelerar processo; quatro processos devem ser…

11 horas ago

A conexão Nuland–Budanov–Tadjique–Crocus, por Pepe Escobar

A população russa deu ao Kremlin carta branca total para exercer a punição máxima e…

12 horas ago

Elon Musk vira garoto propaganda de golpe que pagou por anúncio no X

Golpe inventa uma nova empresa de Elon Musk, a Immediate X1 Urex™, que pretende enriquecer…

12 horas ago

Governo Milei segue com intenção de lançar ações do Banco de La Nacion no mercado

Apesar da retirada da lista de privatização, governo Milei reforça intenção de fazer banco oficial…

12 horas ago

Prêmio Zayed de Sustentabilidade abre inscrições globais

Prêmio para soluções sustentáveis passa a aceitar inscrições em português; fundos de premiação chegam a…

13 horas ago