Começam obras de recuperação do Museu da Língua Portuguesa

Jornal GGN – Passados dois meses após ser atingido por um incêndio de grandes proporções, o Museu da Língua Portuguesa deve dar início às suas obras de recuperação. A Secretaria de Estado da Cultura diz que a primeira fase das obras vai preparar o conjunto arquitetônico para os trabalhos de restauro e recuperação. Esta etapa deve durar dez semanas e irá liberar as entradas principais da Estação da Luz para os passageiros da CPTM e do Metrô. Na época do incêndio, em dezembro, a estação ficou fechada por mais de uma semana.

A primeira fase dos trabalhos de recuperação está orçada em R$ 1,8 milhão, valor pago pelo seguro do museu. Em janeiro, a Secretaria de Cultura assinou um convênio para a reconstrução da instituição com a Fundação Roberto Marinho e a organização social ID Brasil. Em quase 10 anos de atividades, o Museu da Língua Portuguesa já recebeu 4 milhões de visitantes.

Do Estadão

Museu da Língua Portuguesa começa obras

Dois meses e meio após o incêndio, Secretaria da Cultura anuncia primeira fase da recuperação do histórico edifício

Edison Veiga

Dois meses depois de ser parcialmente destruído por um incêndio de grandes proporções, o Museu da Língua Portuguesa, no histórico prédio da Estação da Luz, região central de São Paulo, deve começar suas obras de recuperação.

De acordo com a Secretaria de Estado da Cultura, o objetivo dessa primeira fase é “preparar o conjunto arquitetônico para os trabalhos de restauro e recuperação”. Serão realizadas a impermeabilização das lajes expostas, a instalação de sistemas de drenagem e a construção de uma sobrecobertura provisória, com o objetivo de evitar a infiltração de água da chuva no edifício, preparando-o para todo o período de restauro. A secretaria informa que os trabalhos serão iniciados imediatamente. Desde o fim do ano, equipes têm atuado no local, diariamente – na limpeza e retirada dos escombros.

Com duração estimada de 10 semanas, esta etapa ainda deve liberar as entradas principais da Estação da Luz para circulação de passageiros da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) e do Metrô – acessos hoje interditados pela Defesa Civil. Desde a liberação da estação, no dia 30 de dezembro, os cerca de 400 mil usuários por dia utilizam os acessos da Rua Casper Líbero e defronte à Pinacoteca.

O orçamento para esta primeira etapa de obras é de R$ 1,8 milhão, valor coberto pelo seguro da instituição. De acordo com informações da Secretaria da Cultura, a intervenção já foi aprovada pelos três órgãos de proteção ao patrimônio histórico, o Iphan, o Condephaat e o Conpresp – a Estação da Luz é tombada nas três esferas.

Ocorrido em 21 de dezembro, o incêndio catastrófico deixou um morto, o bombeiro civil Ronaldo Pereira da Cruz, e interrompeu as atividades do Museu da Língua Portuguesa. Em janeiro, foi assinado um convênio entre a Secretaria de Cultura, a Fundação Roberto Marinho e a organização social ID Brasil para a reconstrução da instituição. Inaugurado em 2006, o Museu da Língua já recebeu 4 milhões de visitantes em seus quase 10 anos de atividades.

Redação

Redação

View Comments

  • Cérebro de tucano

    Herrar é umano, incistir é burrada.

    Aquele lugar é péssimo para abrigar equipamentos elétricos e eletrônicos, o prédio é velho, fica perto do forro quente e do telhado de madeira, o acesso e as saídas de emergência são dific is, tem muita escada é um labirinto!

    Vão insistir no erro quando deveriam aproveitar a chance para mudar de endereço!

    Quanto vai custar o novo seguro? Já aprovaram o projeto?

Recent Posts

Prorrogação da desoneração da folha de pagamento contraria interesse público

Estudo da Secretaria de Política Econômica aponta que medida é ineficaz, e seu custo afeta…

2 horas ago

Familiares de João Cândido nunca foram procurados pela Marinha

Único filho vivo do líder da Revolta da Chibata criticou posicionamento da Força, mas diz…

3 horas ago

Paulo Freire lança ‘Clarões da Madrugada’, parte do CD ‘A Mula’

O álbum A Mula é uma obra que mergulha nas tradições folclóricas brasileiras, com destaque para o…

4 horas ago

Brasil retoma produção de insulina após 23 anos

Nova fábrica em Minas Gerais terá capacidade para atender demanda nacional; 1,9 milhão de pacientes…

5 horas ago

Choques políticos em série refletem bagunça institucional, por Antonio Machado

O chamado ativismo judicial provoca rusgas institucionais desde o tempo do mensalão, antecedendo os ataques…

20 horas ago

Lei de Alienação Parental: revogar ou não revogar, eis a questão

Denúncias de alienação descredibilizam acusações de violência contra menores e podem expor a criança aos…

21 horas ago