Desfile de Carnaval em São Paulo, Grupo Especial, sábado, 22

Jornal GGN – Para celebrar a principal festa popular do Brasil, o Jornal GGN faz um especial com os sambas-enredo das escolas de samba do Grupo Especial da cidade de São Paulo, mostrando que história e reflexão social também fazem parte da folia.

Os desfiles das escolas do Grupo Especial de São Paulo estão marcados para os dias 21 e 22 de fevereiro, no Sambódromo do Anhembi.

 

Pérola Negra

 

O segundo dia de desfiles começa com a Pérola Negra e o enredo “Bartali Tcherain – A Estrela Cigana, Brilha na Pérola Negra”, que homenageia o povo cigano. A escolha do enredo partiu de uma promessa a Santa Sara Kali, a padroeira do povo cigano. 

A superação dos ciganos será levada a sério pela escola: por conta das fortes chuvas na cidade de São Paulo na primeira quinzena de fevereiro, o barracão da escola alagou e cerca de 40% das fantasias foram comprometidas às vésperas do Carnaval.

 

Colorado do Brás

 

A escola do bairro do Brás apresenta o enredo “Que Rei Sou Eu?”, e conta a história de Dom Sebastião, rei de Portugal, apresentando alguns fatos sobre sua vida, seus mistérios, erros e acertos.

“Muito mais do que isso, levará a vida de um dos personagens mais enigmáticos da história da humanidade. Nascido em meio à corte portuguesa, colocado no trono aos 3 anos para defender a sua família, transformado em rei aos 14 anos e morto por sua própria ambição aos 24 anos”, diz a escola, na apresentação do enredo. “Sua história nunca terá um ponto final. Jamais saberemos o que de fato aconteceu. Mas, em nosso desfile, escreveremos as folhas em branco que não foram preenchidas nos livros de história”.

 

Gaviões da Fiel

 

Ligada à principal torcida uniformizada do Sport Club Corinthians Paulista, a Gaviões da Fiel leva ao sambódromo o enredo “Um Não Sei Quê, Que Nasce Não Sei Onde, Vem Não Sei Como E Explode Não Sei Porquê…”, com o tema casos de amor.

A escola vai apresentar casos de amor eternizados pela história, sonhos de liberdade que uniram homens e mulheres na luta por um ideal e amigos ou amantes que enfrentaram perigos para viverem lado a lado de quem gostavam.

Mocidade Alegre

A escola de samba do bairro do Limão vai exaltar elementos das matrizes culturais da África e o poder das mulheres no enredo “Do Canto das Yabás, Renasce uma Nova Morada”.

“Um canto de esperança para que a humanidade melhore e retome sua conexão com Olorum – o criador do mundo – e a Terra volte a ser um paraíso. E para conseguirmos tudo isso, precisamos estar preparados para reconhecer a sabedoria, a força e o poder feminino”, diz a escola em seu enredo.

 

Águia de Ouro

 

A Águia de Ouro leva para o sambódromo o enredo “O Poder do Saber – Se Saber é poder… Quem sabe faz a hora, não espera acontecer”. 

“O saber que liberta e transforma Abre portas, desata nós e amplia horizontes. Projeta o amanhã, transformando aprendizes em mestres, educando e dando sentido a um mundo novo”, diz a escola na apresentação de seu enredo.

 

Unidos de Vila Maria

 

A escola do bairro da Vila Maria vai abordar em seu desfile o enredo “A Grandeza da China e suas mentes sábias e brilhantes remetem ao mundo seus encantos. China o sonho de um povo embala o Samba e faz a Vila sonhar”.  Serão apresentadas as contribuições da China para a humanidade, seu grande crescimento e sua importância para o mundo atual.

“Através de seu enredo para 2020, nossa escola se espelha no sonho de ser maior e melhor. O sonho de uma nação gigantesca. Um povo que, ao longo de sua ancestral trajetória, contribuiu para importantes invenções. Um legado para toda a Humanidade, extraído de suas mentes brilhantes”.

 

Rosas de Ouro

 

Terceiro lugar no carnaval 2019, a Rosas de Ouro encerra os desfiles da folia paulistana abordando a relação entre homem e tecnologia, com o enredo “Tempos Modernos”. A Quarta Revolução Industrial, com robôs e inteligência artificial, vai ser contada na passarela, mostrando que todos podem usar os meios tecnológicos para melhorar de vida.

“Tudo está conectado na quarta revolução – a 4.0. Com a convergência da tecnologia digital, física e biológica, um turbilhão de ideias surge como num passe de mágica. Viver mais e melhor deixou de ser ilusão. Big data, internet das coisas, nas nuvens computação. Impressão em 3D implantada e até realidade aumentada, Inteligência artificial abonando em robôs a razão. Condição que me fez levantar a questão: Estamos preparados para viver o futuro?”, questiona a escola.

Tatiane Correia

Repórter do GGN desde 2019. Graduada em Comunicação Social - Habilitação em Jornalismo pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS), MBA em Derivativos e Informações Econômico-Financeiras pela Fundação Instituto de Administração (FIA). Com passagens pela revista Executivos Financeiros e Agência Dinheiro Vivo.

Tatiane Correia

Repórter do GGN desde 2019. Graduada em Comunicação Social - Habilitação em Jornalismo pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS), MBA em Derivativos e Informações Econômico-Financeiras pela Fundação Instituto de Administração (FIA). Com passagens pela revista Executivos Financeiros e Agência Dinheiro Vivo.

View Comments

Recent Posts

Familiares de João Cândido nunca foram procurados pela Marinha

Único filho vivo do líder da Revolta da Chibata criticou posicionamento da Força, mas diz…

26 minutos ago

Paulo Freire lança ‘Clarões da Madrugada’, parte do CD ‘A Mula’

O álbum A Mula é uma obra que mergulha nas tradições folclóricas brasileiras, com destaque para o…

44 minutos ago

Brasil retoma produção de insulina após 23 anos

Nova fábrica em Minas Gerais terá capacidade para atender demanda nacional; 1,9 milhão de pacientes…

2 horas ago

Choques políticos em série refletem bagunça institucional, por Antonio Machado

O chamado ativismo judicial provoca rusgas institucionais desde o tempo do mensalão, antecedendo os ataques…

17 horas ago

Lei de Alienação Parental: revogar ou não revogar, eis a questão

Denúncias de alienação descredibilizam acusações de violência contra menores e podem expor a criança aos…

18 horas ago

Papa Francisco recebe Dilma Rousseff no Vaticano

Os dois conversaram sobre o combate à desigualdade e à fome. Para Dilma, o papa…

21 horas ago