Cultura

Lezeira na Semana Santa e as Chuvas no Sertão do Piauí, por Eduardo Pontin

Série Piauí Cultura Regional (18)

Lezeira na Semana Santa e as Chuvas no Sertão do Piauí

por Eduardo Pontin

A Lezeira durante muitas décadas foi o principal divertimento de comunidades rurais do sertão do Piauí, mais especificamente na região Centro-Sul. Brinquedo simples e agregador, vem perdendo espaço nos últimos anos para festas movidas a música da indústria cultural, além de outras distrações, como streamings e aplicativos que desviam a atenção da juventude das tradições de seus antepassados. A dança de roda acontece preferencialmente durante a Semana Santa, na Sexta-Feira Maior. Mas fora todas as dificuldades que uma brincadeira centenária como esta enfrenta para manter as suas atividades, neste ano apareceu uma inusitada: as fortes chuvas. Pros lados do povoado Boa Vista, zona rural de Picos e do Quilombo Mutamba, em Paquetá, devido a cheia do Rio Itaim, 2024 vai passar a Semana Santa sem a tradicional Lezeira que amanhece o dia.

O inverno neste ano na região Centro-Sul do Piauí estava fracassado, muitos nem plantaram e outros chegaram a perder o que haviam plantado, por causa da falta de chuvas. Entretanto, do começo de março pra cá as chuvas começaram de forma intensa e não pararam mais. O povo correu para plantar novamente e ao que tudo indica vai haver milho verde e feijão ligeiro pra quem não se perdeu nos cálculos acompanhando as nuvens do céu.

Fim de tarde no Piauí ficando bonito pra chover | Foto: Titico de Atrás da Serra

Mas Lezeira grande na Boa Vista e na Mutamba, não vai haver! Com o Rio Itaim de nado, nem carros, motos ou animais o atravessam. Moradoras do povoado Passagem Funda, Biria e Preta são dançadeiras de Lezeira até o amanhecer e todos os anos comparecem a tradicional Lezeira nessas comunidades. Mas neste ano também vão deixar de brincar. Assim como os moradores dos povoados Angical e Torrões, que estavam contando os dias para dançar a Lezeira na Sexta Maior.

Boa Vista e Mutamba têm um relacionamento fraternal, com muitos parentes comuns entre as duas comunidades rurais. Por essa razão, os integrantes da roda de Lezeira de um se confundem com a da outra. Porém, para que esse encontro ancestral possa acontecer, é preciso que os moradores desses lugares atravessem o Rio Itaim, o que na atual circunstância está impraticável.

“O Itaim Véio não tá brincando, não”: estrada que liga Boa Vista a Mutamba está tomada d’água | Foto: Zé Melin da Boa Vista

Entretanto, os participantes da Lezeira não ficam se maldizendo. Com aquele determinismo resignado característico de quem vive em comunhão com a natureza, afirmam: “tudo é na vontade de Deus! o que Deus faz, está bem-feito”. Como diria o escritor Mário de Andrade, o paulista que mais amou a cultura nordestina, “mas o Nordeste é assim: água de menos, água de demais…”. Em 2025 a Lezeira voltará a ser realizada na Semana Santa na Boa Vista e na Mutamba, como ancestralmente vem acontecendo há muitas décadas. Afinal, no Nordeste o inverno não é uma estação do ano, é um estado de espírito.

Boa Vista é reduto de grandes mestres e mestras de Lezeira: Seu Chico Guilherme, Véim de Vicente, Zé Forró, Lorimar, Domingo, Dona Hosana, Seu João Biato e Zé Melin.

Raimundão da Mutamba observa a cheia do Rio Itaim | Foto: Gilmário de Raimundão

Primeiro cantador de Lezeira e primeira pessoa da região Centro-Sul a ser certificada Mestre de Cultura Patrimônio Vivo do Piauí pelo Governo do Estado, em 2021, Raimundão da Mutamba não desanima. Mesmo sem a presença dos irmãos da Boa Vista e dos povoados vizinhos, pretende arrebanhar o povo do quilombo, como Dona Dominga e Seu Godelo, para dançar ao menos duas rodas de Lezeira. Raimundão disse que a Lezeira neste ano não vai ser afobada, mas que vai dar pra brincar um pedaço. E até já preparou os versos que vai cantar:

A cheia do Itaim
Deixou o povo de nado
No Quilombo da Mutamba
Tá todo mundo ilhado

Março já foi simbora
Abril já vem chegando
O milho está pendoado
E o feijão já está botando

A tradição em se brincar a Lezeira na Sexta-Feira Santa é algo muito simbólico. Nessa tradicional dança de roda piauiense, os ancestrais de seus participantes são evocados nos cantos, na pisada firme no terreiro e no entrelaçamento das pessoas da comunidade, num congraçamento que só a Lezeira da Sexta Maior é capaz de proporcionar.

Lezeira no Quilombo Mutamba (2023) | Foto: Eduardo Pontin

Leia também:

Eduardo Pontin

Eduardo Pontin

Recent Posts

Trump considera sanções contra países que deixem de usar dólar

Taxação cambial, tarifas e restrição a exportações estão entre punições avaliadas pela equipe do candidato…

11 horas ago

Governo federal confirma continuidade da homologação de terras indígenas

Força-tarefa composta por ministérios, Funai, AGU e Incra busca acelerar processo; quatro processos devem ser…

12 horas ago

A conexão Nuland–Budanov–Tadjique–Crocus, por Pepe Escobar

A população russa deu ao Kremlin carta branca total para exercer a punição máxima e…

13 horas ago

Elon Musk vira garoto propaganda de golpe que pagou por anúncio no X

Golpe inventa uma nova empresa de Elon Musk, a Immediate X1 Urex™, que pretende enriquecer…

13 horas ago

Governo Milei segue com intenção de lançar ações do Banco de La Nacion no mercado

Apesar da retirada da lista de privatização, governo Milei reforça intenção de fazer banco oficial…

13 horas ago

Prêmio Zayed de Sustentabilidade abre inscrições globais

Prêmio para soluções sustentáveis passa a aceitar inscrições em português; fundos de premiação chegam a…

14 horas ago