Março tem lançamento de livros de samba em São Paulo e no Rio, por Augusto Diniz

Março tem lançamento de livros de samba em São Paulo e no Rio

por Augusto Diniz

Mais dois livros de samba são lançados este mês. Um pertence a uma coleção sobre a trajetória de alguns sambistas menos conhecidos do grande público, mas de representatividade no meio; o outro narra o papel do rádio na história do gênero.

Da série “Aqui, tudo é samba” (editora Kazuá) saiu o primeiro livro – de uma coleção de 13 previstos. A primeira a ser tratada no projeto de vida e obra é a cantora e compositora Raquel Tobias.

O trabalho tem pesquisa e organização de Paula Pretta e Yuri Dinalli, o Dentinho – este último redigiu o livro; assíduo frequentador de rodas, Dentinho possui um trabalho como escritor voltado ao samba.

O livro foi impresso em papel especial e tem várias imagens de Raquel Tobias produzidas pelo artista plástico Kabila Aruanda. A cantora e compositora vive desde a infância em Embu das Artes, na Grande São Paulo.  

Sua história é intimamente ligada aos principais movimentos do gênero na Zona Sul da capital paulista, onde mantém contato com vários sambistas e lidera hoje projeto voltado à preservação da cultura do samba paulistano, o Samba de Todos os Tempos. É também cantora presente nas rodas mais tradicionais de São Paulo.

A obra relata sua vida em família, como a artista abriu espaço na música e os desafios de ter o trabalho reconhecido. “Eu estou conseguindo passar aquilo que eu sempre desejei. O que eu gosto de fazer. Eu gosto de cantar, me emociono cantando e coloco todas as minhas emoções no cantar”, afirma em um trecho do livro.

O registro sobre Raquel Tobias tem sido lançado ao longo do mês de março em diversos locais onde o samba tem morada. Na página do Facebook da homenageada é possível acompanhar a agenda – veja aqui

O outro livro é “O samba no rádio – do Rio para o Brasil” (Appris Editora), de Lena Benzecry. O lançamento oficial da obra acontece nesta quarta-feira, dia 7 de março, às 18h30, na Livraria Folha Seca – rua do Ouvidor, 37, no Centro do Rio. O grupo Samba das Estações promove uma roda de samba no evento.

O trabalho é fruto de pesquisa de doutorado, dentro do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura da UFRJ. O livro aborda o samba no rádio do Rio de Janeiro em três épocas fundamentais da história do gênero, a partir de programas e apresentadores.

Lena Benzecry tem quase 20 anos de atuação profissional com extensa pesquisa na área de comunicação e cultura. Mais informações sobre o lançamento do “O samba no rádio – do Rio para o Brasil” aqui.

Redação

Redação

Recent Posts

Como se constroem as bolhas, por Luiz Alberto Melchert

Pode parecer loucura, mas pessoas podem-se transformar em componentes do goodwill de empresas ou grupos…

9 minutos ago

Luís Nassif: como Campos Neto armou novo golpe da Selic

A casca de banana de Campos Neto teve efeito.  No dia seguinte à fala de…

55 minutos ago

Presídios do RS estão sem água e pedem ajuda ao Ministério da Justiça

Inundadas, penitenciárias tiveram de transferir detentos para andares mais altos e não têm condições de…

11 horas ago

Israel põe a perder acordo de cessar-fogo ao bombardear Rafah

Hamas aceitou uma proposta de cessar-fogo entre o Egito e o Catar para interromper a…

12 horas ago

Senadores republicanos ameaçam TPI após pedido de prisão contra israelenses

Em comunicado, grupo de conservadores afirma que posições do tribunal contra Israel são ‘ilegítimas e…

12 horas ago

Excesso de chuva compromete colheita de arroz no Rio Grande do Sul

Após secas causadas pelo La Niña, chuvas trazidas pelo El Niño podem afetar abastecimento da…

13 horas ago