Os 114 anos de Buñuel

Sugerido por Mara L. Baraúna

Do Plano Crítico

Especial | Luis Buñuel

Por Ritter Fan

LUIS BUÑUEL

Calanda, Espanha, 22 de fevereiro de 1900

Cidade do México, México, 29 de julho de 1983

Luis Buñuel Portolés nasceu em Calanda, uma pequena vila na província de Teruel, em Aragão, na Espanha. Sua família era rica, extremamente religiosa e numerosa, com Luis sendo o mais velho de um total de sete crianças (dois irmãos e quatro irmãs). Ainda em tenra idade, seus pais se mudaram, com toda a ninhada, para Saragoça e lá se estabeleceram como a família mais abastada da cidade.

O gosto pelas artes em Buñuel começou cedo, ainda criança, com verdadeiros shows que ele montava para amigos e familiares usando uma lanterna mágica e um lençol. No entanto, foi apenas com 16 anos que Luis, até então muito religioso, desamarrou seus laços com a Igreja Católica e partiu para a Universidade de Madri, primeiro para estudar agronomia, depois, desiludido, engenharia e, finalmente, filosofia.

Durante seus estudos, fez amizades com ninguém menos do que Salvador Dalí e Federico García Lorca, formando uma espécie de clube dos surrealistas. Aliás, surreal mesmo foi uma das habilidades que Buñuel desenvolveu durante essa época: tornou-se um hipnotizador! Na verdade, isso seria um prenúncio para sua capacidade de hipnotizar seus espectadores com inesquecíveis filmes.

Seu interesse pelo cinema foi catalisado pelo filme Der müde Tod, de Fritz Lang e, com isso, ele, já em Paris, acabou ingressando na escola de cinema de Jean Epstein, tornando-se uma espécie de diretor assistente em duas obras do diretor, especialmente do fantástico A Queda da Casa de Usher, de 1928.

Mas a carreira de Buñuel o levaria a caminhos diferentes, solidificando – ou, para alguns, criando – o movimento surrealista no cinema com obras impressionantes e inesquecíveis, além de transformá-lo em um diretor literalmente internacional, com filmes franceses, espanhóis e mexicanos em seu currículo.

Eu e o co-editor Luiz Santiago, aqui do Plano Crítico, simplesmente adoramos o diretor aragonês e, como 2013 é o ano em que se completam 30 anos de seu falecimento, decidimos montar um detalhado especial que contará com a crítica de todos os seus filmes e de sua autobiografia, além de artigos sobre o diretor, o movimento surrealista e diversas listas muito interessantes.

Acompanhe-nos em nossa bizarra viagem pelos olhos de Luis Buñuel!

Primeira Fase Francesa

O começo de tudo! A curta primeira fase francesa de Buñuel conta com apenas dois filmes, mas que filmes! São grandes marcos do movimento surrealista: o completamente enigmático Um Cão Andaluz e o polêmico A Idade do Ouro, duas obras-primas do mestre.

 .

Fase Espanhola

Não satisfeito com o calor da polêmica gerado por A Idade do Ouro, Buñuel vai para seu país natal e gera Terra Sem Pão, documentário banido pelo governo espanhol. Perseguido, Buñuel acaba tendo sua liberdade limitada, o que o leva a apenas co-dirigir mais duas obras na Espanha: ¿Quién me quiere a mí? e ¡Centinela, alerta!

.

Fase Mexicana

Depois de 10 anos na França e nos Estados Unidos sem dirigir absolutamente nada, Buñuel vai para o México e inicia uma prolífica fase em sua vida, que vai de 1947 até 1965, com nada menos do que 23 filmes, a maioria mexicanos como Os EsquecidosViridiana e O Anjo Exterminador, mas alguns também franceses como O Diário de Uma Camareira.

.

Segunda Fase Francesa

Com o fim da era de ouro da indústria cinematográfica mexicana, o diretor, em 1965, parte para Paris, onde inicia o fim de sua carreira, com, talvez, suas maiores criações: A Bela da Tarde, O Estranho Caminho de São Tiago, Tristana, Uma Paixão MórbidaO Discreto Charme da BurguesiaO Fantasma da Liberdade e seu último filme, Esse Obscuro Objeto do Desejo.

Artigos

Aqui, o leitor aprenderá sobre a vida de Luis Buñuel, sobre o movimento surrealista e terá acesso a listas e artigos variados tratando da obra e contexto histórico desse grande mestre.

 

Redação

Redação

View Comments

Recent Posts

Petrobras reduz preço do gás natural para as distribuidoras

Potencial de queda chega a 35%, a depender dos contratos e volumes movimentados; queda no…

9 horas ago

Medida provisória viabiliza importação de arroz

Para evitar especulação e manter preço estável, governo federal autoriza a compra de até 1…

10 horas ago

Governo do RS levou meses e milhões para projeto climático; UFRGS o faz em dias

Governo de Eduardo Leite levou mais de 7 meses e R$ 2 milhões para projeto…

11 horas ago

O discurso conservador e ultra-ideológico de Javier Milei em política exterior

Os “libertários” desconfiam da política exterior ativa, não acreditam em regimes internacionais e aspiram a…

11 horas ago

As tragédias das enchentes, por Heraldo Campos

As tragédias das enchentes não são de agora, mas as atuais são mais graves, comprovadamente,…

11 horas ago

Ministério das Mulheres recebe denúncias de abusos em abrigos no RS

Relatos foram apresentados em reunião online; Prefeitura de Porto Alegre anuncia abrigos exclusivos para mulheres…

12 horas ago