Categories: Cultura

Racionalizando diversas vertentes de pensamento

Comentário ao post “O manifesto do novo que não pede passagem

Que bela discussão. Na atualidade faltam filósofos para  harmonizar ou racionalinalizar ou viabilizar as várias correntes que brotam “geneticamente” de cada ser pensante, que cada dia, que com a idade, vai modificando ou ajustando a forma dada àquele pensamento original. Aí, entra o filósofo e harmoniza as várias vertentes.

Desde o início do mundo, quem manda é o mais forte: o que tem mais poder; o que tem mais dinheiro; o que é mais inteligente; o que tem maior número de agregados…..E isto vai se modificando o tempo todo, dia a dia, é dinâmico. Todos nós trazemos virtudes e achamos que se nos nos derem a oportunidade de chefiar daremos o exemplo de como ser Deus!

Chegamos lá e verificamos que não estamos tão preparados  como o ego supunha, ainda somos limitados, não conseguimos comandar  milhares de coisas ao mesmo tempo –  vamos descobrir que precisamos dos outros que também têm pensamentos originais, não necessariamente iguais aos nossos.

As instituições são milenares e conservadoras porque permitimos como forma de não comprometimento total com as mudanças radicais, que podem ser incontroláveis num primeiro momento. Quantas vezes xingamos políticos e governantes pelo prazer de nos mostrarmos mais  capazes ou progressistas e ao termos poder de fazer ou modificar um status quo falimos e descobrimos nossa incapacidade? Quantos de nós, progressistas aos 25 anos, estamos ricos com atitudes espertas, suspeitas e corruptas e brigamos até o nosso fim defendendo o direito de perpetuarmos estas “vitórias”para as nossas gerações ?  Quantos filhinhos progressistas e rebeldes são herdeiros e mantenedores das situações por eles criticadas? Um chope depois do trabalho é bom e vamos querer perpetuar este prazer com mais amigos e para isto temos que perpetuar os ganhos para sustentar o prazer – e aí, teremos que ser conservadores e diminuir a nossa cota progressista.

Insisto, faltam filósofos para harmonizar estes vários egos nos bilhões de seres humanos a nossa volta.

Olhemos  o mundo  e reflitamos como ele deveria ser se fossemos fortes suficientes (conservadores ou rebeldes progressistas) para dominá-lo. Seria melhor do que hoje com as várias guerras, com as várias fobias religiosas, com as várias situações de desprezo ao ser humano ?

O mundo de hoje é o mundo possível para a melhor harmonia entre as milhares de correntes de pensamentos existentes. E só vai ser melhor  quando a educação e a vontade de nos ajudarmos for o direcionamento principal.

A eletrônica e a internet  são ferramentas maravilhosas que nos dão a sensação de liberdade e rebeldia para atingirmos o novo. Como tudo não é só bom, pode vir a ser um instrumento responsável por um profundo abismo entre gerações. Os que  têm mais poder intelectual (educação) se utilizam destes mecanismos e se tornam mais inteligentes, informados e ocupam os melhores lugares “na vida”, enquanto os “pobres” ficam mais pobres, mais excluídos apesar da popularização do conhecimento – as autoridades e os progressistas devem se preocupar com esta dicotômia, para assim buscarmos, num tempo ainda longo, a perfeição utópica dos que confundem a tão necessária harmonia entre crianças, adultos e velhos com a mediática “rebeldia progressista do agora é a minha vez”.

Luis Nassif

Luis Nassif

Recent Posts

Comunicação no RS: o monopólio que gera o caos, por Afonso Lima

Com o agro militante para tomar o poder e mudar leis, a mídia corporativa, um…

5 horas ago

RS: Por que a paz não interessa ao bolsonarismo, por Flavio Lucio Vieira

Mesmo diante do ineditismo destrutivo e abrangente da enchente, a extrema-direita bolsonarista se recusa a…

7 horas ago

Copom: corte menor não surpreende mercado, mas indústria critica

Banco Central reduziu ritmo de corte dos juros em 0,25 ponto percentual; confira repercussão entre…

7 horas ago

Israel ordena que residentes do centro de Rafah evacuem; ataque se aproxima

Milhares de pessoas enfrentam deslocamento enquanto instruções militares sugerem um provável ataque ao centro da…

8 horas ago

Governo pede ajuda das plataformas de redes sociais para conter as fake news

As plataformas receberam a minuta de um protocolo de intenções com sugestões para aprimoramento dos…

8 horas ago

As invisíveis (3), por Walnice Nogueira Galvão

Menino escreve sobre menino e menina sobre menina? O mundo dos homens só pode ser…

11 horas ago